Bariloche, Gripe Suína e … Google

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Nosso site tem bons artigos sobre Bariloche (clique aqui para ver artigos). Nesta época do ano – em particular de maio a agosto – aumenta o interesse das pessoas pela bela cidade turística do sul da Argentina. O número de acessos diários, que normalmente gira em torno de 30, passa para mais de 150! Este ano deveria chegar mais alto, pois o máximo do ano é atingido em julho. Estavam as coisas assim, quando surgiu a gripe suína. Com a evolução da doença na América Latina, nosso Ministro da Saúde recomendou que não se viajasse para os países da América Latina e citou a Argentina como destino a ser evitado. Nosso vizinho do sul está encrencado. A gripe está correndo solta. Até 9 de julho, já morreram cerca de 50 pessoas na Argentina (em 14 de julho já se falava em mais 100 óbitos) vitimadas pela gripe Influenza A (H1N1). A taxa de letalidade (percentual dos que morrem entre aqueles que contraem a doença) é a mais alta da região. Está em mais de 2,5%, mais de cinco vezes mais que no Brasil, que está em 0,45%. Como houve poucas mortes no Brasil, nossa estatística ainda é pouco representativa. Tende a aumentar. Mas já surgiram comentários de que a gripe está ficando mais branda e sua letalidade se aproxima de uma gripe normal. Não sou médico, mas acho que os casos novos, por serem muitos, não terão o tratamento superatencioso do começo da epidemia. Como as pessoas serão mal tratadas, a chance de mortes aumentará. Hum …

A sugestão do ministro foi acatada imediatamente pelos potenciais turistas. Pudemos medir a repercussão. Os acessos à página de Bariloche caíram mais de 50%. Ou seja, o povo não se interessou mais em saber sobre viagem a Bariloche. Imaginem o reflexo dessa alteração de interesse sobre vendas de pacotes de turismo. Deve ter muita gente desistindo de viajar para lá.

E o que tem a ver o Google (citado no título) com isso? Vejam só. Se nós podemos medir que houve mudança no interesse em Bariloche através do indicador de visitas à página sobre a cidade, imagine o tanto de dados de que o megasite de busca dispõe para tirar conclusões valiosas sobre qualquer assunto. As pesquisas sobre Bariloche devem ter caído muito. Quantas buscas tiveram as palavras “bariloche” e “suína” juntas? Os caras do Google cada vez sabem mais sobre nossos hábitos, nossa vida em geral. Estas informações são muito valiosas para definir decisões de marketing. Nem entro no mérito de como esse conhecimento pode ser usado para controlar a vida dos cidadãos. Imagine como estes recursos são usados na pouco democrática China? Talvez se justifique a paranóia sobre o poder que o Google tem sobre nós a partir das grande quantidade de informação que possui sobre nossos hábitos.

Em tempo, como este assunto “gripe na Argentina” está no topo do interesse das pessoas, esta página deve ter muitos acessos. Veremos.

65 comentários em “Bariloche, Gripe Suína e … Google”

  1. Olá Priscila, com certeza o Rio está bem mais caótico, quanto a Bariloche realmente tem menos turista, por isso está mais gostoso e muito mais tranquilo, e ninguém está preocupado lá. Mesmo com menos turistas os preços não mudaram.Sem dúvida é muito mais barato comer lá do que em SP.
    Recomendo alugar roupas e equipamentos no SKI ZONE, achei mais barato lá, para se ter uma idéia, na estação se esqui, um snowboard é alugado por uns 80 a 90 pesos por dia, no SKI ZONE está de 30 a 35 pesos por dia.
    Qq. duvida pode perguntar.

  2. olá Daniela, voltamos no domingo (09/08), entendo a sua aflição, pois eu também fui com 3 crianças de 10, 9 e de 5 anos, fui bem preparada, levei alcool gel nos bolsos e orientei bem as crianças sobre a higiene e para evitarem de tocar a mão na área do rosto. No aeroporto e nos táxis, qd. eles tocavam nos corrimões, nas maçanetas dos banheiros , nas cadeiras, etc. passava gel toda hora(fui na neurose). Quando chegamos em Bariloche, tudo estava realmente tranquilo, alugamos um carro, fomos esquiar (tinha bastante gente, inclusive brasileiros, mas os lugares são bem espaçosos) é tudo aberto , nem parece que existe a tal da gripe suína, curtimos a viagem tranquilamente. Dormimos 1 noite em Buenos Aires e fomos direto para o aeroporto. Tive a impressão que em SP, RJ e RS está muito mais perigoso do que lá.

  3. ola..chegamos ontem de bariloche,como ja disse anteriormente la esta muito tranquilo,pelo menos e o que nos todos vimos esses casos que disseram la elem dissem que nao tem nada..os noticiarios nao aparece nada,fui com 2 criancas pequenas ,ainda nao posso dizer que realmente nao pegamos nada…porque dizem que temos que esperar 10 dias!!!TENHO QUASE CERTEZA que nao teremos nada.. .estamos todos otimos e com saudades de ver a neve caindo!!!!!mas e sempre bom usar o gel ,apesar que todos os lugares;restaurante eles ja tem …nao me arrependi de ter ido porque aqui o risco e bem maior …

  4. Olá pessoal,

    Estou com viagem marcada para dia 28/08 e volta para dia 6/09. Embarco no Rio, desembarco em Buenos Aires e vou direto para Bariloche, ficando 5 dias em cada lugar. Li todos os posts e tb fiquei um pouco mais tranquila.

    Essa será minha primira viagem para fora do Brasil e meu sonho tb é ver neve. Eu e meu namorado não quisemos cancelar nossa tão esperada viagem, pq aqui no Rio tem muitossss casos, então o risco acaba sendo igual. Minha mãe está em falar comigo e fala 24h sobre a gripe suina no meu ouvido.

    Gostaria imensamente de saber de vocês que já foram como está a doença em Bariloche e em Buenos Aires? Quais são os passeios mais legais? Quanto estão cobrando pelo aluguel das roupas para esquiar (estamos com medo de terem aumentado o valor de tudo por conta da diminuição do numero de turistas na cidade)? E a principa, será que nessa data eu vou ver neve, já que alguns disseram que sõ conseguiram ver acima de 1200/1600?

    Esou super anciosa, obrigada

  5. Olá, pessoal ótimas as notíciais. Estou indo para Bariloche no dia 30/08 com duas crianças 2 e 5 anos e estou muito apreensiva. Quem puder me enviar mais notícias de lá sobre a gripe vou agradecer pois irá me ajudar a tomar a decisão de cancelo ou não a viagem.

  6. Como já afirmei abaixo, viajo amanhã, 08.08, prá Bari.
    Creio que são cuidados razoáveis para evitar infecção: máscara PFF2 (N95), álcool gel 46ºGL e assepsia das mãos.
    Um dos jornais locais (El Cordillerano) traz a notícia, em sua edição eletrônica de hoje, 07.07, da existência de 39 casos confirmados de influenza A(H1N1) em Bariloche.
    Ivan

  7. ola….estou em bariloche desde do dia 1 sabado esta maravilhoso ,vimos a neve caindo e perfeito ate agora tudo otimo estamos no edelwisse espero que… qdo chegarmos depois de uma semana continue tudo maravilhoso como esta…. observacao…..as lojas sao maravilhosas……

  8. @flavia
    Olá Flavia, moro em B Aires e fui a Bariloche de férias com minha família, foi nota 1000!!!!!! Fique tranquila, lá nao se fala em gripe, nao tem nada de paranóia. Aproveite e divirta-se. Se o seu voo passar por aqui em B Aires, aí sim tome cuidados e use e abuse do alcool em gel, tenha sempre na bolsa. Um grande abraço e aproveite cada dia de sua viagem!! Isabel Gomes

  9. @Thalita
    Ola, já voltei com a familia. Tudo tranqüilo mesmo. Fui de carro por causa da gripe suina e para evitar aeroportos, Buenos Aires, e não me arrependi. Agora posso dizer que conheço um pouco da Argentina. Só não consegui atravessar os Andes para o Chile por Santa Angostura,
    Quanto ao Snowmobile, creio que só no cerro catedral, proximo ao estacionamento. Tem um passeio por 450 pesos para duas pessoas de 1 hora, com um primeiro trecho com quadriciclos e o segundo com snowmobile. Só não vale a pena o passeio noturno, muito caro pelo pouco que oferecem.

  10. Flavia, fui com minha familia para lá em 25/07 e voltei ontem, está muito tranquilo, ninguem fala de gripe suina lá, só os basileiros, mantenha a higiene das mãos, use sempre alcool gel, alias lá tem em todos os restaurantes, e os passeios são a maioria ao ar livre, a cidade está tranquila, não tem nem fila para os cerros.

  11. Olá, voltei ontem de Bariloche, por lá está muito tranquilo em relação a Gripe Suina, pena que não tem neve, só a partir de 1600 ,no Cerro Catedral, onde chamam de Princesa I para quem for iniciante aprender a esquiar. Pode viajar tranquilo. A paranoia da gripe está aqui, lá ninguem fala disso, só os brasileiros. Piedras Blanas continua fechado, Cerro Bayo neve também só emcima.

  12. Aí, galera, viajo prá Bari no sábado, dia 08.08.
    Pelo que pesquisei até agora, seriam quatro os casos de Influenza A (H1N1) em Bari: dois nativos, um portenho (que teria chegado gripado e ficou de qurentena) e um brasileiro (que, também, teria chegado gripado e ficou de quarentena). Com a notícia do chileno, seriam cinco casos. Nenhuma morte.
    Neve para esquiar, só acima da cota 1200. Mesmo assim, o teleférico Condor III está fechado e as outras áreas (Nubes, Punta Nevada, Amancay, etc) vão de regulares a boa. Excelentes, apenas as áreas para principiantes (Base, La Hoyita e Plaza) porque eles fabricam neve pro pessoal aprender a esquiar.
    Ivan

  13. Oi Rosana, o medicamento citado pela Sônia é um fitoterápico, moro no interior de São Paulo e até aqui eu achei. Pergunte em qualquer farmácia de manipulação e eles vão saber te informar,com certeza.

    Pessoal, também fico super animada com as notícias que estão dando. Estou tentando mudar meu vôo, que faz escala em Buenos Aires, direto para Bariloche, pois creio que seja mais seguro.

    Mas confesso que fiquei assustada com o caso veiculado na mídia da menina de 15 anos que faleceu num vôo voltando da Disney, contaminada pela gripe.

    Respondendo: Apenas corrigindo. A moça que morreu no avião estava com pneumonia. Boa viagem.

  14. Oi Clara, muito obrigada por suas informações, elas valem ouro pra nos que estamos aqui no Brasil e que vamos p Bariloche. Estou embarcando com minha familia no sabado, 01/08/09 e queria saber em que locais eu encontro motos de neve (snow mobile) para andar durante o dia? Há previsao pra neve na proxima semana? Pergunto pois vamos sabado e voltamos no outro sabado (08/08/09) e nosso sonho é ver neve caindo…
    Tem muito lugares que estão fechados por falta de neve?
    Muito obrigada e bom passeio pra vc!
    @clara

  15. Ôla brasileiros em Bariloche!!! Eu e minha família estamos indo dia 06/08 e como vou com 2 crianças estou apreensiva e quase não durmo, pedi ao meu marido pra desistirmos do passeio….mas ele está sonhando com nossa viajem. Lendo estes comentários fiquei bem mais despreocupada. Mas quando anuncío que vamos pra Argentina o alvoroço é geral por causa da gripe; e sendo assim, qual o número de contaminaçoes pela gripe aí? Aqui em Goiãnia ainda não temos casos de letalidade; por isso o meu receio. E sobre a temperatura… desejamos tanto ver nevar! Me deem notícias !!! Mil abraços!!!! Flávia

  16. Estive em Bariloche de 18 a 25 de julho e estava maravilhoso. Os passeios foram otimos, com menos gente foi tudo mais tranquilo. Nevou na cidade no dia 21, pela manha. Neste dia fomos a Cerro Bajo em Vila La Angostura, e fizemos aula de esqui debaixo de muita neve. Outros dias foram de muito sol e frio. Foi uma viagem maravilhosa. E pensar que quase cancelei por causa da gripe suina.

  17. Oi Clara, muito obrigada por suas informações, elas valem ouro pra nos que estamos aqui no Brasil e que vamos p Bariloche. Estou embarcando com minha familia no sabado, 01/08/09 e queria saber em que locais eu encontro motos de neve (snow mobile) para andar durante o dia? Há previsao pra neve na proxima semana? Pergunto pois vamos sabado e voltamos no outro sabado (08/08/09) e nosso sonho é ver neve caindo…
    Tem muito lugares que estão fechados por falta de neve?
    Muito obrigada e bom passeio pra vc!

  18. Mais noticias direto de Bariloche… Hoje é quinta (ainda não amanheceu) mas aqui tudo continua tranquilo. Muitos estudantes argentinos de férias, muitos brasileiros também. Quem quiser vir, acho que pode vir tranquilo. A neve continua escassa, mas em Cerro Catedral dá para esquiar, Piedras Blancas continua fechada por falta de neve. No Cerro bayo vou amanhã e mando notícias. Mas diversão não falta e a gripe não assusta ninguém aqui. Tudo muito tranquilo mesmo. Talvez o único problema seja passar por Buenos Aires, mas quem vem direto para cá, pode até pegar a gripe no avião, no aeroporto, mas aqui na cidade é dificil. Os passeios são todos ao ar livre, não há aglomerados em locais fechados… Venham !!!! Mas tragam um alcool gel para se sentirem mais seguros.

  19. Oi Bruna
    Leia nossos posts!!!Quem foi, como eu, recomenda..Pelo menos, nao ha casos de gripe A em Bariloche
    La e tranquilo e se quiser leia nas citacoes sobre a Echinacea(remedio homeopatico que ajuda a aumentar sua imunidade)
    Um abraco
    Sonia

  20. Pessoal estou decidindo se vou para Bariloche no dia 22/08 estou com um pouco de medo por causa da gripe,será que alguém poderia me dar alguma informação de como estão as coisas por lá.
    Será que se eu for é bom tomar algo pra prevenir?

  21. Ola, cheguei em Bariloche sabado de madrugada, por aqui está otimo, ninguem fala de gripe suina, pena para de quem desistiu, os dias estáo maravilhosos, pena que até agora ainda nao nevou, Mas podem vir tranquilo. Basta cuidar da higiene pessoal, como usar alcool gel e manter as maos limpas, fora isso, a cidade está tranquila.

  22. Nossa, fico muito feliz com as notícias, muito obrigada pela preocupação de vocês em nos manter a par. Ontem enviei o link do site para o pessoal que viajará comigo, eles ainda estão meio apreensivos e se animaram bastante ao ver os posts de vocês.
    Sônia, segui a sua recomendação e já até mandei manipular o Echinacia para começar a tomar.

    Valeu mesmo!

  23. Ola pessoal
    Como hj fez 9 dias que chegamos, posso dizer que nao peguei gripe..rsrsrsrsrDaqui para frente nao sei!Ainda estou tomando medicamentos para prevencao, como ja falei…Mas em Bari tomando os cuidados basicos, agora posso ser categorica:Fui apreensiva e voltei tranquila!Vale a pena!!!
    Pegamos neve para esquiar e em piedras blancas pegamos com 1 pista aberta , dia 18 de julho, mas acho que fecharam novamente
    Alguem perguntou sobre taxis em Bari..So pedir no hotel e se ficar no centro tudo a pe!!
    Um beijao
    Sonia
    Boa viagem para quem vai

  24. Pessoal, continuo em Bariloche. E por aqui, continua tudo muito calmo. Assisti um pouco de TV aqui e não falam da gripe suina tanto quanto no Brasil. Nas ruas, tudo muito calmo. Também não vi até agora ninguem gripado, tossindo etc… Ou seja, estou me sentindo muito tranquila. A única reclamação dos esquiadores mais fanáticos é de que tem pouca neve. Para ter aula de ski, só mesmo no Cerro Catedral e Cerro Bayo. O resto não tem neve. Assim mesmo, tem menos neve do que se esperava. Há previsão de nevar nesta quinta-feira, mas cheguei aqui no sabado e hoje já é terça e até agora o sol está incrivelmente azul, paisagens maravilhosas, mas faz muito frio. Ontem fez -5 graus. Hoje está menos frio, cerca de zero graus. Durante o dia, no sol, hoje até que estava agradável, acho que uns 5 ou 6 graus.
    Portanto, quem quiser vir para Bariloche, venha sem medo.

  25. Clara e Sônia!
    Muito obrigada. Como só vou no dia 22, tenho entrado no site todos os dias. Peço, que quem puder, continue enviando notícias. Não gostaria de desmarcar a viagem e, depois do que comentaram aqui, estou otimista.

  26. Ia esquecendo de comentar… A tranquilidade em Bariloche nao quer dizer que devemos desconsiderar a gripe. Estou com 2 criancas e levamos gel nas mochilas para higienizar as maos com frequencia e nao vamos ao cassino, por exemplo, para nao ficar em lugar super fechado. Mas de resto tudo normal. A PF no Brasil estava de mascaras. Na chegada em Bariloche, ninguem usando mascaras. O nosso guia disse que eles tem noticia de apenas um caso confirmado em Bariloche e era de um chileno que chegou doente. Alem do mais, quem vem com seguro saude, eles estao avisando que se alguem tiver qualquer sintoma, eh soh chamar que o medico vai ateh o hotel. Mas ninguem precisou de nada ate agora e nem vamos precisar. Aqui eh soh diversao !!!!!

  27. Ola a todos, estou em Bariloche neste momento (segunda-feira, dia 27/07. A cidade est[a tranquila, ninguem de mascaras, ninguem muito preocupado com a gripe. A cidade esta mais tranquila do que em anos anteriores, mas muito gostosa. Tem neve nos Cerros Catedral, por ex, mas Piedras Blancas esta fechada porque nevou pouco. Mas todo mundo esta esquiando, se divertindo. Meu voo foi fretado, direto para Bariloche, e nao teve nenhum problema com relacao a gripe. Aqui dizem que os casos estao concentrados em Buenos Aires e em grandes cidades. Em Bariloche tudo muito gostoso e tranquilo. Mas os hoteis estao cheios, as pistas tem muitos turistas e tb muitos argentinos. Talvez tenha menos brasileiros do que de costume, mas quem cancelou vai se arrepender. Eu cheguei aqui resfriada, nariz entupido e melhorei em dois dias na neve…. Venham !!!! Acho que aqui esta mais seguro do que em SP, no metro por exemplo.

  28. Oi pessoal. Estou a procura também de notícias sobre Bariloche, pois tenho viagem marcada para 06/08. Vou com 3 crianças e 2 idosos. Quem retornar de lá, por favor dê notícias.

  29. @sonia
    OI SONIA, OBRIGADA PLAS NOTICIAS, VOU HOJE A NOITE. VC PEGOU NEV LÁ ? SABE ME DIZER SE É FACIL PEGAR TAXI NO AEROPORTO PARA O HOTEL ? TUDO DE BOM PRA VC.

  30. Oi Vera
    Ja voltei (dia 19 de julho)Como eu falei..Va tranquila!!!Sai pouco a noite, fiquei mais no hotel…Mas os riscos sao menores que aqui em Sampa, com certeza!!!
    Uma dica de quem faz o homeopatia e para se prevenir:
    tomar ECHINACIA, pedir tintura mae, tomar 30 gotas 3 X dia, adultos e crianca de 5 a 10 anos 20 gotas…
    Todos tomamos e a nossa medica pediu para continuar aqui em SPaulo, principalmente, ate o surto melhorar!!
    Qualquer duvida pode me contatar

  31. Tudo otimo em Bariloche. Nunca passei ferias mais tranquilas. Pena para todos aqueles que desistiram. Vim de carro por causa dos boatos. Conheci o que e a nossa vizinha Argentina e so tenho que dizer PARABENS !!!@cris

  32. se alquem conhece como esta bariloche por favor de noticias pq estou indo dia 1 e nao sei se cancelo ou nao ;porque irei com 2 criancas por favor de noticias

  33. Pessoal que vai p bariloche. Minha familia se encontra lá desde o domingo (19/07) falo com eles todos os dias e as notícias são tranquilizadoras. O q se fala lá é que a gripe è problema mundial e não existe perigo excessivo. É mais tranquilo em bariloche q no RS. O risco é geral.

  34. Iremos para Buenos Aires e Bariloche (todos adultos, com menos de 60 anos) gostaria que informassem sobre a situação da gripe nesses dois lugares, e se devemos ir.

  35. Muito boas essas informações da Sônia. Pessoal, estou com viagem marcada para 22/08, também com escala em Buenos Aires. Como todos os que postaram vão antes de mim, por favor, peço que não deixem de mandar notícias, ok? Espero que possa ir também.

  36. Olá,
    estou com viagem marcada para Bariloche e, assim como todos, estou apreesiva. Várias vezes penso em desisti da viagem. Quem estiver lá manda notícias de como estão as coisas, por favor. Obrigada.

  37. Estou indo para Bariloche dia 01/08/09 com voo direto do Rio. Assim como todos estou apreensiva. Vou com meu filho de 12 anos. Para vocês que vão antes, mandem notícias. Sônia,com suas informações ficamos mais calmos. Curta bastante e nos deixe muitas dicas.

  38. Minha familia irá domingo p bariloche, ora, se no Rio Grande do Sul já morreram 05 pacientes e a contaminação já é dentro do país, o perigo será se nós contarminarmos os Argentinos.

  39. Roberta, meu vôo é fretado sai direto do Rio para Bariloche, mas vc só vai passar por Buenos Aires, não permanece lá, fica tranquila, eu tb estou mais apreensiva só pelo o que as pessoas ficam falando, mas agora não dou mais ouvido, já decidi que vou e com certeza iremos nos divertir. A gripe suina está no mundo inteiro inclusive aqui no Brasil.

  40. Vera, Também estou indo no dia 25/07 a 01/08, estou mais preocupada pq meu vôo passa por Buenos Aires, mas estou confiando que também não vamos ter nada, e lendo o que a Sônia escreveu fico mais tranquila.

  41. Sonia,
    Sua informação me ajudou muito, estou indo dia 25/07 e volto 01/08/2009 e assim como vc as pessoas ficam nos contenstando, tantoque agora não falo mais que vou. Sepuder enviar mais noticias , agradeço.

  42. Ola ..noticias atuais de Bariloche em julho de 2009
    Sou de Sao Paulo-SP e estou essa semana em Bariloche(11 a 19 de julho de 2009).Aqui esta tudo muito bem…A gente ate esquece da gripe suina..Ficamos apreensivos e muitos nos contestaram…Posso deizer, ate agora, que os riscos aqui, Bariloche, me parecem bem pequenos…Os passeios sao ao ar livre…A cidade e limpa, bonita e tudo funciona bem, estou com 3 criancas, acho que tem que vir preparado para o frio e se agasalhar como seria o normal..
    Em Sao Paulo ficamos mais fechados que aqui, sem duvida!
    Os dias estao lindos e com sol,apesar do frio, nao sei em Buenos Aires ou Chile, mas aqui esta muito sossegado.
    Na entrada, imigracao preenchemos uma ficha de saude e no aviao eles passam um spray desinfetante…Saimos de <Sao Paulo um pouco apreensivos ecom tudo isso da um certo medo, mas depois que chegamos ate esquecemos…
    Mas orientei as criancas e temos lavado as maos constantemente e em todos os hoteis tem alcool gel a disposicao, mais o meu na bolsa!!!
    As mascaras, nos orientaram para colocar quem poderia passar o virus e nao quem esta bem…
    Espero que tenha ajudado quem estiver em duvida.
    Sonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.