Como ganhar dinheiro com o segredo de “O Segredo”, de Rhonda Byrne

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

As propostas do artigo abaixo foram desenvolvidas no instigante livro A Receita – Como enganar muitos e sorrir que está disponível na Amazon.  Compre o e-book e se prepare para conseguir sucesso e fortuna (a qualquer custo).

O Segredo começa com uma citação que é o resumo do conteúdo da obra: “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora.” – Tábua das Esmeraldas, cerca de 3.000 a.C.

Entendeu? Provavelmente não. Vou ajudar. Vou lhe contar como se faz. As próximas palavras que você lerá poderão mudar sua vida. Elas lhe mostrarão como alcançar fama e fortuna escrevendo livros como o de Rhonda Byrne. Segundo a autora, O Segredo é antigo e valioso. Diz ela: “Altamente cobiçado, ele foi transmitido ao longo dos tempos, ocultado, perdido, roubado e comprado por grandes somas de dinheiro.” Parece roteiro do filme Código Da Vince. Pois é mais ou menos por aí. O grande segredo é saber como escrever obras de qualidade duvidosa que tenham apelo popular e faturem milhões. Neste ramo, o livro O Segredo é exemplar. Já vendeu cerca de 10 milhões de cópias e gerou uma coleção de outros livros que pretendem tirar uma casquinha do sucesso do original. A autora Rhonda Byrne nos apresenta um modelo para se conseguir tudo que se deseja. Pelo menos, no que se refere aos desejos dela, o objetivo foi atingido. Ela e seus editores devem estar zilionários. Seja para ganhar dinheiro, curas milagrosas, sucesso profissional ou no amor, para tudo serve o dito Segredo. A apresentação do livro traz a boa nova: “Agora O Segredo está sendo revelado ao mundo.” Pois vou fazer o mesmo. Trarei a você “A Receita”, as regras mães de todos os livros de autoajuda. Vou lhe ensinar a ganhar dinheiro e usufruir de todas as maravilhas da vida. Você lerá a seguir um resumo do livro. Prepare-se, você será apresentado nas próximas linhas à definição de um projeto que pode levá-lo a fortuna. Se você for diligente, poderá conseguir até a vida eterna. Só depende de você. Pessoas espertas, como é o caso do bruxo Paulo Coelho, amealharam dinheiro e fama através do emprego da fórmula que vos passo a seguir. Enfim, A Receita se revela! Apresento aqui apenas o material básico. É claro que guardo alguns pulos-do-gato para vocês tomarem conhecimento quando comprarem e lerem A Receita. Passemos às regras de ouro:

– Regra I. Invente algo cuja eficiência não possa ser comprovada.

Isto é fundamental. Se sua ideia for realista, você está frito. Se for algo palpável, mensurável, não dá certo. Os ingênuos não acharão graça e os racionais vão cobrar os resultados. Você pode acabar na Justiça, respondendo a inúmeros processos contra propaganda enganosa. Fale sobre causas (seu método) e consequências (os resultados desejados pelos leitores), mas tome o cuidado de definir tudo de modo que uma coisa não tenha relação com a outra. Crie procedimentos que eventualmente combinam com os resultados desejados. O importante é que uma coisa possa levar à outra. Ou não! Resumindo, não há relação de causa e efeito entre o que você recomenda e o que acontece, mas você deve falar o tempo todo sobre esta vinculação. Por exemplo: se você oferecer a cura de uma doença, escolha alguma daquelas que eventualmente se curam sozinhas. Assim, você sempre terá a seu favor aquelas pessoas que se curaram e que jurarão que foi você o responsável. A homeopatia é mais ou menos assim e faz o maior sucesso. Se o sujeito se cura, é um milagre, se morre, dizem que era seu destino.

– Regra II. Dê exemplos de sucesso do seu método.

Isso! O povo adora generalizar um caso de sucesso. Como diz o meu ditado: “Para um bom ingênuo, um caso de sucesso vale mais que cem fracassos.” Relate casos de curas médicas extraordinárias. É claro que não precisa ser verdade. Pode inventar. Conte de gente que ficou milionário com suas dicas. Não precisa exagerar e contar que um moto boy, depois que leu seu livro, teve um caso com a Gisele Bündchen. Vá mais devagar. Por que não dizer que VOCÊ teve um caso com ela? Se o objetivo do método for fazer fortuna, descreva como pessoas ficaram milionárias com ele. Diga que Bill Gates foi um de seus seguidores. Claro que a relação dele com você é secreta e, portanto ninguém sabia disso antes de você decidir contar ao mundo.

– Regra III. Cite sábios e cientistas que utilizaram suas recomendações.

Cite personagens antigos brilhantes (Galileu e Einstein são boas pedidas). Isso contribui para dar uma aura de científico à sua proposta, por mais estapafúrdia que ela seja. Esta respeitabilidade falso-científica é cultuada pelo leigo. Gente com títulos pomposos agradam bastante. Em O Segredo, a autora começa citando o renomado “Dr. Joe Vitale, Doutor em Ciência Metafísica”. Seja lá o que isso for, temos que concordar: essa Rhonda Byrne é genial!

– Regra IV. Não fique só na conversa, proponha um método.

Em determinado momento de sua obra, proponha um método bem rigoroso para seus seguidores. Veja o exemplo do método Dentifrício do Dr. Snow. Ele professava que a pessoa deveria escovar os dentes todos os dias, após o café da manhã, e, neste momento, olhando firme para a sua imagem no espelho do banheiro, estabelecer um objetivo de crescimento pessoal, sentimental ou profissional para atingir naquele dia. Notem que o exemplo é meio idiota. Não poderia ser de outra forma, pois inventei agora mesmo. Mas ele serve para mostrar a necessidade de você propor alguma coisa. Não pode ficar enrolando o crédulo leitor sem oferecer nenhuma proposta para ele. Proponha um modelo de ações que o leitor deverá fazer que o leve a ter sucesso no amor, no dinheiro etc.. Cuide para que haja alguma ambiguidade nas regras para seu seguidor poder explicar mais tarde seus fracassos. Ele ficará convencido que não teve sucesso por não ter cumprido as regras da maneira certa. O bom dessa abordagem é você se proteger de cobranças futuras quanto aos resultados. Se o pobre coitado não consegue criar uma nova Microsoft, concluirá que não foi bem sucedido porque não se esforçou, não acreditou o suficiente ou não seguiu corretamente suas estranhas regras.

– Regra V. Apele para o místico.

O místico não tem mesmo explicação. Nada é tão alucinado como Florais de Bach ou emanações de Reiki, mas a rapaziada acredita. Use o misticismo sem cerimônias. Como é impossível de explicar, suas explanações parecerão complexas e darão brilho e sofisticação a seu método. Acrescentar algumas práticas indianas pegam muito bem. Quanto mais distante geograficamente ou no tempo for a civilização citada, mais o povo se exalta com suas sábias palavras. Diga, por exemplo, que os originais do seu método foram encontrados em pergaminhos escritos em aramaico antigo, num deserto entre os rios Tigre e Eufrates. Pode abusar na dosagem sem se ruborizar. Você verá como sempre surgirão crentes para sua conversa.

Há uma variante dessa regra: “combinar as regras IV e V”, ou seja, misturar o pseudocientífico e o místico. O artifício mais comum é usar a física quântica. Faça declarações peremptórias sobre a teoria quântica, incluindo que ela seja o elo entre o místico e o científico. Com essa conversa você mostrará que o místico funciona e que a ciência séria não pode explicar tudo. É eficiente. A teoria quântica é excelente material. Ninguém entende direito e seu charme é irresistível.

– Regra VI. A embalagem. Atenção total para a forma.

Seu livro deve ser de capa dura. A razão é simples: todo mundo acha que um livro de capa dura é mais sério que uma brochura. E não se esqueça de escrever pouco. Seus leitores não querem literatura, querem ficar ricos e famosos. Recomende a seu editor usar títulos com letras grandes, que o texto seja em letras avantajadas e que haja boa distância entre os parágrafos. Fotos que preencham páginas inteiras também são úteis para aumentar o volume do seu livro, compensando o minguado texto.

Dependendo do seu projeto, nesses nossos tempos modernos, é recomendado combinar várias mídias. Lance logo um DVD, que é muito bom para atender ao público mais sincero, que não quer ler nada mesmo e prefere um filme. Vídeos postados no YouTube podem ser úteis. Há que tomar cuidado, pois a vanguarda tecnológica não é bem vista para lançar “segredos” antigos que podem mudar sua vida. Ou seja, o bom e velho livro de papel ainda tem a pompa adequada para lançar um best seller de autoajuda. Eu vou fazer assim com A Receita. Rhonda fez no início com O Segredo.

– Regra VII. Não seja modesto em suas promessas.

Não se limite a dizer que o sujeito vai ganhar R$10 mil com as práticas que você recomenda. Diga logo que ele vai “bombar” e ganhar um milhão! Por outro lado, mesmo que venha a ter que responder a um processo por curandeirismo, não diga que vai curar o resfriado do leitor, diga que suas recomendações vão impedir que ele tenha qualquer doença ou vão curá-lo de um câncer terminal. A autora de O Segredo é muito ousada no uso dessa regra. São suas palavras: “Você sabe que as crenças sobre envelhecimento estão apenas em nossas mentes. A ciência explica que temos um corpo inteiramente novo em pouco tempo. Envelhecimento é pensamento limitado…” Não entendi bem o ponto de vista da esperta Rhonda Byrne, penso que ela tenha delirado um pouco nesse trecho do livro. Mas, em vista do sucesso que alcançou, ela é a prova viva (e rica) de que ousar na regra das promessas dá bom retorno.

– Regra VIII. O “efeito placebo” ou “aplacador de consciências”.

Talvez haja algo de bom nos livros de autoajuda. Use sua conversa sem sentido para fazer o bem. Desenvolva um projeto que leve as pessoas a se esforçarem em conseguir as coisas. Se seu esquema não cura nem leva o sujeito a ter qualquer tipo de sucesso, pelo menos não o mate nem conduza o infeliz a falência. Direcione para que as pessoas que caírem em sua história se concentrem em buscar o sucesso, isso pode lhes fazer bem. Se suas propostas lhes derem o foco nos problemas, será um fator indireto que pode resultar em algo de bom. Você será um fator motivacional para os leitores. A fé que você pode embutir num discípulo de sua seita de autoajuda pode levar o sujeito a trabalhar duro e vencer na vida. Também pode movê-lo a se sentir melhor mesmo estando para morrer. Pode retirá-lo de um estado de depressão que seria ruim para sua saúde. No mínimo ele poderá morrer mais feliz. É o efeito placebo, você não deu nada para o sujeito, mas, mesmo assim, ele melhora. Percebeu? Você será quase um santo! Magnífico. Você pode ficar rico e famoso e ainda dormir tranquilo por ajudar aos outros.

– Regra IX. Seja fiel àquele que lhe conduziu à fortuna. Quem? Sou eu!

Depois de ficar milionário colocando em prática minhas sugestões, não se esqueça de me escrever (por favor, use o link de comentário mais abaixo) pedindo o número da conta. Faça um depósito polpudo em retribuição aos serviços que prestei ao lhe dar esta grande ideia. Agradeço desde já.

Em tempo, o livro O Segredo é um caso de sucesso da utilização das valiosas regras que passamos a vocês aí atrás. Rhonda Byrne foi uma de nossas mais aplicadas discípulas. Ela pecou apenas por não utilizar a Regra IX. A ingrata não nos repassou nem um dólar sequer. E para terminar citamos uma pérola dos ensinamentos de Mrs. Byrne: “A única razão pela qual uma pessoa não tem dinheiro suficiente é estar impedindo com seus pensamentos que o dinheiro chegue até ela.” Pois é, deixe de ser incompetente, pare de pensar negativo, compre meu livro, use nossas regras, fique rico e deposite dinheiro na minha conta. Aguardem meu futuro sucesso de vendas: o livro A Receita.
(Ernesto Friedman)

70 comentários em “Como ganhar dinheiro com o segredo de “O Segredo”, de Rhonda Byrne”

  1. Gosto do jeito que você escreve. É conciso e sabe dosar a ironia.

    Independente de “O Segredo” ser um livro bom, ou não, você está de parabéns pelo texto.

    Respondendo: Oi Renan. Obrigado pelo feedback. Um abraço. Ernesto.

  2. Esse livro é ridículo!!! como acreditam nisso? Que pensamentos positivos e fé existam sim tudo bem… mas isso é surreal!!!

  3. O que achei desse seu artigo? Ó-TI-MO! Algumas pessoas não entenderam o seu recado… Ôps! “A Receita”. Ela é o que diz ser: um ensinamento para se escrever livros de auto-ajuda. Usando de humor e descrições caricatas, esse seu artigo nos mostra o que realmente os livros de auto-ajuda são: picaretagem pura! E alguns deles, impõem regras (a serem seguidas) tão impossíveis que o leitor desavisado acaba por desistir do “método” na metade do livro. Mas aí… O idiota já o comprou! E é isso o que importa: vender.
    Meu amigo, você está certíssimo! Uma vez comprei um livro que prometia simplesmente TUDO. E na verdade ele era igualzinho ao que vc descreveu: dizia nada, muitas fotos maravilhosas, fontes duvidosas, letras grandes, espaços generosos entre parágrafos, etc. Enfim, fui mais um idiota que comprou o dito cujo. Suas observações acerca do tema “auto-ajuda”, portanto, são hilárias e certeiras. Parabéns!

    Respondendo: Obrigado Leandro. É bom receber um fidibéqui positivo. Agora, só falta a gente descobrir o que vamos prometer no nosso livro. [risos] Um abraço.

  4. o que ja consegui e conseguirei muito mais
    acima de tudo existe um deus e esse o grande segredo o resto e voce que tem que desenrolar sozinho
    ja li muitos livros de auto ajuda etc e graça a esses genios de autores muita gente e ajudado psicologicamente nao vejo que eles exploram o povo fragilizado nao ,a diferença e que tem pessoas que nao querem ser ajudadas e se concentram na miseria humana eu sou um ser de abundancia prosperidade e nada me faltara e ainda irei ajudar muitas pessoas tenho certeza…

  5. Concordo com Eduardo Tavares(autor de um blog) ao comentar o seu incômodo com todos pagando para saber obvio, pois isto é claro: Exale perfume e se perfumará!
    A idéia do livro diz que o pensamento positivo sugestiona ações positiva e isto é como 2+2=4.
    Mas, todas essas idéias como já foi dito, é muito obvia.
    E também, assim como a VEJA, concordo que o livro dá uma fantasiada, pois o fato de pensar positivo não faz com que apareça notas e cheques no seu correio, como descreve o livro e tudo que imaginar de forma mais impossível. Isto nada tem haver com pensamento positivo e ação sugestionada o termo mais adequado é mágica mesmo!

    Li o livro, pois o importante é ler, mas em nada me acrescentou.

  6. Ainda tem uns palhaços aqui que falam que temos inveja do tal livro. O “segredo” maior disso tudo foi criar um método sensacionalista, com o nome “O segredo” para despertar a curiosidade dos fracos e a estima dos idiotas. Vender bastante e ganhar dinheiro às custas da esperança de quem acha que o segredo da vida está em páginas de papel, independente da condição em que vive. Acreditar nisso tudo é querer ser muito ingênuo ou ultrapassado. Tenho pena dos iludidos, e repulsa pelos que já “venceram” em suas metas e vem falar que tudo é muito fácil, mesmo quando essa vitória veio do simples fato de sentar a bunda no sofá e esperar a herança do papai ou da vovó.

  7. Não é a toa que o site chama polemikos.com, nem pra registrar um site a ameba teve grana pra fazer.
    Idiota… nada além da verdade!
    hahahahahaha
    Vá mentalizar no banheiro hipócrita!
    O livro o segredo já causou inveja de milhares idiotas iguais a vc. Pessoas fracassadas.

  8. Qualquer espécie de mentalização de cura , prosperidade , etc ,- provem de uma ” cura malígna ” , um engano causado por um espírito maligno de alto grau , um anjo caído , como os que a Bíblia diz que se rebelaram contra Deus .
    Assim é este demoníaco e anti-bíblico livro o Segredo . Procurem digitando no google a frase :
    A verdade sobre o segredo . O único segredo que existe é o que o Senhor Jesus disse: ” Buscai em primeiro lugar o reino dos céus e as demais coisas lhe serão acrescentadas .

    Respondendo: Acho que voce trocou um Segredo por Outro.

  9. @Joceli
    Oi Friedman, viu como sua brincadeira deu resultado?
    Olha! se vc escrever um livro, pode ter certeza que comprarei.
    Adorei seu estilo.
    Boa sorte!

  10. Eu li o livro e gostei. Me lembro sempre desse livro quando me vejo vencendo os problemas do dia-a-dia e aproveitando oportunidades que estão em sintonia com os meus sonhos.
    Não sei se eu leria o livro A Receita. Talvez por que eu goste do meu trabalho e não queira enriquecer escrevendo (ou vendendo) conselhos.
    Mas como há de tudo na vida, há os que estão de bem com a vida, os que ajudam os outros a ficarem de bem com a vida e os críticos.

  11. Sua repulsa seria por que vc no fundo “sente” que ela fala de verdades que vc no seu ceticismo duro não consegue conceber?
    Vc não tem capacidade de se alinhar com a naturalidade da vida por isso a recusa em aceitar o que ela diz.

  12. O que o Reiki tem a ver com essa criticas??A própria OMS,reconhece o Reiki como terapia alternativa que funciona mesmo,vá se informar antes de escrever asneiras.

  13. Acredito a crítica sempre é necessária e todo contéudo deve ser passível de questionamento ao pensarmos que não há verdade absoluta. A busca pelo conhecimento deve ser contínua, desta forma devemos recorrer as mais variadas fontes de leitura, até para obtermos a possibilidade de um pensamento que não esteja focado no micro, mas no macro. Acredito que o equívoco no comentário foi não realçar pontos positivos que contém no livro. Particularmente retirei do livro algo que aplico em minha vida há algum tempo que mesmo diante dos problemas existentes socialmente podemos alterar a realidade e para isso devemos pensar que é possível. Recomendo a leitura do livro “Educação para além do capital” e “Educação e Luta de Classes”.Bjos

  14. Meus parabéns! Excelente e hilário texto. Vc me fez rir às gargalhadas. Realmente as pessoas estão tão desesperadas que se agarram a qualquer fórmula fácil de “vencer”. E os espertalhões tipo Paulo Coelho e Rhonda Byrne se enchem de grana às custas da fragilidade e ingenuidade alheias. Para mta gente é mais fácil apelar ao pensamento mágico,vendido a preços módicos em qualquer biboca, do que encarar que o verdadeiro segredo de sucesso,saúde e felicidade está dentro de nós: basta olhar para dentro e agir positiva e firmemente. Pelos comentários acres, expressos acima, dá para perceber que os leitores do seu texto não entenderam a sátira. Eles precisam de milagreiros,fazer o quê? Eu comecei a assistir o DVD do tal Segredo. É tão pueril,repetitivo e recheado de pseudo ciência que não aguentei (peguei na locadora por indicação de uma conhecida minha) e desisti no meio. Agora, não é fácil escrever um manual desses. É necessário ter MUITA cara-de-pau. Até já tentei pq ganhar uma grana sem grande esforço e “honestamente” é muito bom. Mas como sou muito crítica acabaria por fazer uma obra pouco convincente, engraçada e um tanto debochada. Mas apóio seu “futuro livro” a Receita… hehehe. Se quiser, podemos escrevê-lo a quatro mãos, mas vou usar um psudônimo pq não quero ficar desmoralizada diante de minha família e amigos.
    Um abraço.
    PS: “O Tao da Física” é outra aberração com verniz de cientifismo.

    Rspondendo: Que bom receber um feedback como o seu. Obrigado.

  15. Nossa precisou ler o livro inteiro pra poder chegar nessa conclusão? O dó senti uma pontinha de inveja, queria ter tido a ideia primeiro né!!!…risos…Quem manda perder tempo em só ficar criticando os outros?!

  16. Seu idiota se vc realmente fosse esperto quanto quer demonstrar nesse texto tão idiota quanto vc , teria dado o golpe primeiro editando, esse tal de o segredo ou outro parecido.

  17. Le assunto0s do espiritismo, e o livro conversando com Deus e experimenta pensar so coisas ruins
    se atrai coisas ruins repense a força do pensamento e cruel mesmo, vc não deve criticar, mas como uma pessoa estudada deve saber que ja foi provado pela ciência quãntica a frequência de pensamento, enquanto vc perde tempo criticando, outros enriquecem
    sai dessa e evolua e pense no melhor para vc

  18. Ola para todos…Fiquei lendo com muito carinho e percebi que muitos dos seus leitores passaram na sua pagina em busca de alguma coisa, assim como eu… Muitos lhe destrataram, outros o elogiaram, assim eh. Agora preste atencao: O seu texto eh muito bom… Vc. nao tem erros comum de portugues…Vc eh inteligendte e digo mais, se foi vc sozinho que escreveu e corrigiu seu texto vc eh otimo… Vc esta pronto para escrever seu livro e vai vender muito! Eu nao sei como se chama esta coisa que vc escreveu mas pode ter certeza se editar um livro neste mesmo estilo e enviar via correio uns trinta exemplares a pessoas com influencia nos meios de comunicacao ate o Jo Soares vai chama-lo ou “ele mesmo fara um livro assim”porque tem grande capacidade e vc tambem … Como li acima recebestes muitas criticas de pessoas enfurecidas, mas veja bem: ja leram o livro; possivelmente ja tenham comprado e se isso acontecer com vc as vendas vao bombar… Muita atencao na minha receita: O nome e fundamental. Troque o de “A Receita” pelo de “Invista em Voce”… Escreva danda aquela receita que escreveu e alguma coisa mais que deixe as pessoas com vontede de ler outra vez, e ai o sucesso esta garantido. Nao se esqueca de enviar via correio uns 30 exemplares para gente que leia e fale sobre o livro… Outra coisa, a mais importante: {Nao se esqueca desse amigo aki} me mande um email e eu te mandarei o numera da minha conta. Isso eh serio. Podemos escrever em parceria e deixe que os criticos regulem o quanto vamos ganhar. Uma proposta : escreva mais e permita-me que faca algumas correcoes e acrescimos sem tirar o valor que seu texto tem e publicaremos em parceria, esta de pe? Eu aceito… e Vc… Abracos… Acredite vc escreve muito bem…

  19. Adorei o segredo ele mudou minha vida
    para melhor em todos os sentidos,
    descobri que a vida e isso ai….maravilhosa!
    mas tem muitos invejosos como voce que critica a verdade que foi revelada e que esta mudando avida de muita gente pra melhor…. Vc e Aquilo que quer ser, Se nao quer ser feliz e nao quer ter dinheiro, nao tenha… a escolha e sua … somos ima de atraçao, atraimos o que sentimos e pensamos… MEU PENSAMENTO SOBRE VC AGORA E QUE VC E UM IDIOTA E POBRE…

  20. Acho q vc quer ganhar dinheiro fácil e escreve um monte de baboseras na internet p/ que as pessoas fiquem curiosas e comprem esse livro…..ainda manda as pessoas irem trabalhar…….quem se expõem em escrever um livro ou qualquer outra coisa tem que estar aberto pra críticas e elogios……….e não ficar chamando as pessoas de ignorante……….vc é um pleno idiota……

  21. Ta certo, vc falou a verdade, tá cheio de espertinhos ai querendo ganhar dinheiro com isso, como sempre fizeram os especialistas OS AMERICANOS, continue denunciando dou a maior força.

  22. Acho que todos estão corretos.Nada tem só uma façe.É uma questão de visão.O livro é ótimo.Levanta o astral de muita gente, que uma vez que crê..age, e; agindo há de sobrevir algum resultado e se abstraindo do sentimento de derrotismo, acalmando a mente,explora a criatividade, passa a ter uma vida mais produtiva, com uma visão mais alargada, e consequencias de acordo com sua ação em prol de tal consecução.Agora que a Senhorita teve realmente uma visão Maravilhosa de resultados excelentes e rápidos, isso foi fantástico…srsr aguardo uma ideia assim.Mas quanto a tí…falhastes por ser como você mesmo falou” Direto e recional” Se queria fazer dinheiro fácil teria que ter sido mais sutil…Aí amigo…já estarias num rankimg bem respeitável.Ninguém gosta de ser chamado de tapado. srsr errou feio .Beijokas…é só onda.

  23. Se Barack Obama leu este livro e acha ele o máximo, tá difícil. Não que não valha a pena, para quem gosta deste tipo de literatura tudo bem, pelo menos lê algo. Mas, gente, tem tantos livros sérios, artigos, textos científicos, notícias, livros técnicos, poesia de boa qualidade, bibliografias fantásticas, documentos históricos, relatos de viagens, romances bem escritos, enfim, tanta coisa que nos acrescenta cultura.Definitivamente não sou fã deste tipo de leitura. O meu segredo é investir na cultura,ter um bom emprego, ser bem e muito amada, ter uma família ótima e ser cheia de amigos. Graças a Deus tirando isto, não preciso de “Segredo” algum

  24. Concordo plenamente com você. Idiotice achar que se vc pensar positivamente as coisas irão mudar. Acreditar em si mesmo ? Besteira. Você é um ser como outro qualquer, espere o local em q o barco vai te levar, não fique lutando contra a maré, se a canoa furar se afogue, achar q vc merece algo melhor da vida…hahahah…seu idiota. Quem lê este tipo de livro devem ser pessoas como Barack Obama….negro na Casa Branca….é isso aí se entregue, vc é um fracassado., sucesso só dá certo para os outros, não pra você, batalha, persistência, pensamento positivo pra que? Você já nasceu derrotado. Ahhh depois vem dizer que você é o q vc pensa…q nada vc é o q os outros pensam de vc.

  25. Achei ótimo o seu texto, muito divertido.Mas o que me preocupa são estas teorias de que a capacidade individual resolve todos os problemas. Para a classe média e alta isto tem tudo a ver: venço porque sou capaz, penso positivo,etc.Eu venço, se você está na m…é porque quer. Fácil, né? Pertenço a classe média, tenho um bom emprego e lido diretamente com os menos desfavorecidos. Então já descobri “o segredo”: chega de saúde e educação para os menos favorecidos, vamos mandar para o vale do Jequitinhonha, para a África, milhares de exemplares deste livro mágico. Com este livro, mesmo sem ficar de pé por causa da fome e doenças( aliás, ficar de pé pra que? O melhor é ler assentado!) todos vão transformar suas vidas e enriquecer. Tá faltando informação séria ecultura neste país, informação, empregos,educação e saúde, isto sim são segredos para uma vida digna e próspera. Enquanto isto alguém ganha dinheiro às custas de ignorâncias….

  26. Estou lendo o livro…certamente que por em prática tudo aquilo não é fácil e principalmente se aquelas coisas vão acontecer é um mistério. Mas não posso ser tão cética e chegar ao ponto de não acreditar em nada, e também tão ingênua de acreditar em tudo. Tenho o seguinte pensamento que “todas as coisas são possíveis” desde que nos esforçamos e lutamos para que elas aconteçam, e isso não é segredo para ninguém, é questão de prática, estabelecer metas e não desistir.

  27. Nossa o que mais me empressionou foi que pelo jeito vc leu o livro inteiro…Nossa e não aproveitou nada?
    Faça um esforço e mude seu pensamento para coisas positivas vc vai ver como sua vida vai melhorar e quem sabe surgir alguma idéia mais criativa, do que detonar trabalhos de quem se esforça para pelo menos tirar alguem do fundo do poço…acho que é seu caso…mas olha não desanime, leia o livro denovo e tenta ver tudo como uma grande ajuda vc vai ver que funciona sim…

  28. O que todos querem, são boas palavras pra afogarem suas mágoas do mundo, eles precisam de textos pra descobrirem que podem fazer alguma coisa, adorei seu texto, pra mim o segredo é mais ou menos como Deus, como assim? Deus na verdade é um refugio para nós, imaginem só se Deus não existisse? Temos que ter algo para responder nossas perguntas. Então o segredo é o básico positivismo barato. Porém por um lado é até bom, porque as vezes até dá certo não pelo livro, mas sim de você descobrir por si mesmo que você pode fazer grandes coisas. Adorei seu texto, está de parabéns .

  29. Ri muito de sua RECEITA, mas acredito sim que podemos mudar nossas vidas se mudarmos o foco. Se passarmos a olhar as coisas e as pessoas com mais otimismo e sem preconceitos. Acho que vc perdeu seu tempo. Poderia estar escrevendo seu próprio livro e quem sabe ficando rico.

  30. Eu li e amei… Acho que meu dinheiro foi muito bem investido. Podemos sim mudar nossas vidas, ou vc acredita que se pensar em coisas ruins atrairá coisas boas para você? é uma coisa tão óbvia que todos nós já devíamos saber. O segredo é ser feliz consigo mesmo e deixar de criticar os que tem sucesso… isso vale para essa sua crítica ridícula…

  31. – VC É SIMPLESMENTE UM……………………. BOÇAL. INCRIVEL, VC DEVERIA ESCREVER UM LIVRO SOBRE BESTEIROL. TB DÁ DINHEIRO, SABIA?

  32. recebido por e-mail:

    Ouvi falar acerca do segredo e pesquisei na net …o que li em todo o lado era muito parecido e eu achei que era bastante idiota.Penso que essa história de segredo é para burgueses aborrecidos(visto que a senhora só fala em ganhar dinheiro)…quanto ao seu artigo acho que é muito engraçado e você viu muito claro o jogo da autora e de outros como ela, que é enriquecer á conta dos desgradaçados que tem uma vida dura e não conseguem ver alternativas. Em todo caso parabéns pela rétorica achei fantástica..

  33. recebido por e-mail:

    Ótimo artigo! Boa dose de humor aliada à inteligência! Após várias recomendações de amigos, resolvi ler o livro e o detestei. Uma literatura (?) sem consistência nenhuma.

  34. recebido por e-mail:

    simplesmente ridículo……. eu adorei o livro…. mas odiei o seu artigo estou sendo muito sincera

  35. Bem The Secret tem sido livro do momento e o que estou lendo agora…
    Muito crítica sua forma de interpretar as coisas, tudo bem que ela teve um retorno financeiro, mas ja pensou se não foi o que ela desejou? Desculpe mas o livro está acessível a todos, mas não para o entendimento de todos não é mesmo, você sempre vai atrair para si o que o que pensa no seu caso, inveja e auto-crítica, e assim vai continuar, se é tão fácil enganar as pessoas e ficar rico, por que você não fez isso ainda? você simplesmente não quer?
    Sei, nem todos querem ficar rico…

    Se já leu Paulo Coelho saberá que ele sempre demonstrou o segrendo, só que de uma forma mais encondida, adorei o livro e ele realmente está mudando a minha vida, poderia escrever inúmeros benefícios, e que tenho tudo que desejar, não pedir que você retorne ao meu e-mail depois de reler o livro e praticar o segredo certo?
    by

  36. recebido por e-mail:

    Achei sua colocação muito interessante e criativa. Acho até que realmente você pode escrever um livro sim, por ser uma pessoa muito observadora. Concordo com você no ponto que muitas pessoas se iludem achando que irão ficar milionárias somente com a força do pensamento. Porém, acho que, como pessoas esclarecidas, não podemos menosprezar os leitores desse tipo de livro. Com suas palavras qualquer leitor se sentirá um idiota. Eu por exemplo, tenho uma coleção muito grande de livros de auto-ajuda. Não sou rico, mas gosto de ler sobre esses temas. Faz-me sentir que preciso melhorar. Algumas pessoas gostam de ler romance, outras livros de auto-ajuda. Acho que você precisa escrever um livro sim, mas precisa mudar o título. Muito fraco e pouca criatividade. Boa sorte nesse projeto e torço para que você se torne um milionário logo. Sinti no seu texto que você precisa se realizar na vida também.

  37. O verdadeiro sucesso sempre atrai críticas invejosas, quase sempre travestidas em um sarcasmo primário.
    “O Segredo” não é uma verdade absoluta, acho que a intenção da autora nem era essa, mas é possível extrair dele conhecimento e motivação, e muita gente inteligente leu o livro ou assistiu ao DVD e se sentiu um pouco melhor como indivíduo, ao perceber que podia encarar a vida e os acontecimentos de um ponto de vista diferente: entendendo que existe realmente poder no pensamento e na fé que as pessoas devotam em sí mesmas e naquilo que elas desejam.
    Que o digam os atletas profissionais que além de treinar e se dedicar às suas modalidades, cultivam também o poder das suas mentalizações, “pedindo” e “vivenciando” as suas vitórias nas suas mentes, antes de participar efetivamente das provas.

  38. recebido por e-mail:

    O Segredo por trás do “O Segredo”!

    Realmente o “Segredo” do livro é um bem bolado plano de Marketing. Está corretíssima a suas colocações. Basta que se olhe nos sites que vendem livros ou nas livrarias a quantidade de livros de Auto-Ajuda. Nós seres humanos temos essa necessidade grande (?) de acreditarmos em fórmulas fáceis de realizarmos nossas aspirações. Temos um vício / necessidade (?) de apegarmo-nos a símbolos, ídolos, fórmulas… para darmos segnificados a nossa existência. Daí, o porque, de sempre ter existido, desde a aurora da humanidade, pessoas que exploram essas fraquezas humanas, e pessoas que buscam firmar-se sob as promessas de conquistas fáceis. Realmente, o livro está certo ao dizer que a maior força está em nós mesmos. Dentro de nós dorme um úniverso desconhecido de potencialidades. Cabe a nós desenvolve-las. Mas, por outro lado, repetindo a frase Bíblica atribuida ao Apóstolo Paulo: “Tudo me é permitido; mas nem tudo me convém!”. Primeiro, temos que compreender que vivemos num mundo limitado por leis físicas, e que por + que queiramos, a certos limites que devemos respeitar. Que a lei da causa e efeito, ação e reação, permeia todas as ações desse Universo, e que nossas vidas estão atreladas a essas leis. Podemos até, em determinados momentos, e situações, alterar o contexto a nossa volta, mas na harmonia do Universo, nossa ação estará desencadiando uma série de outros eventos, que no muito das vezes nos é desconhecido o resultado final. Então não podemos sonhar que tudo nos é permitido, ao nosso bel prazer, num passe de mágica, e que não nos será cobrado, lá na frente, conta de nossos atos. Também temos que entender que há coisas, que por + que desejarmos, por + que pensarmos positovo, estarão fora de nosso alcance, porque a grande força “Criadora”, “Deus”, a “inteligencia suprema” que tudo criou, não permitirá. Em todo caso, penso que mal o livro não faz. Para alguns até acaba tendo um efeito positivo…

  39. recebido pelo fale conosco:

    Usei com sucesso suas dicas e consegui escrever um livro que me rendeu milhares de reais a princípio. Agora já exportei minha obra e começo a receber meus primeiros dólares e euros provindos de sua venda. Resolvi repassar parte do dinheiro a você que tão gentilmente me ensinou a enriquecer. Gostaria que me fornecesse sua conta bancária para poder efetuar o primeiro depósito. A propósito, nesse momento deve estar se perguntando qual o título desse meu tão rentável livro, pois aí vai, ele se chama: Deixa de ser idiota e vai trabalhar!

    Lembre-se sempre, brincar com a credulidade das pessoas pode resultar em uma experiência pouco agradável…

  40. Penso que não importa o quanto o autor faturou com o livro O SEGREDO, se faturou muito, ótimo pra ele. Se os leitores tiverem interesse em ler o livro sem dar lucro, então façam cópias, compensa pq o conteúdo é muito bom, principalmente àqueles que estão desacreditados de si mesmo, é como uma terapia a partir da leitura reflexiva, não precisa de terapeuta ou fluoxetina. Vi gente que precisava apenas de paz (ñ de dinheiro)desistir do suicídio apenas lendo livro.

  41. alguns comentários antigos enviados para o site

    06.02.2008
    Meu caro Friedman, é triste ver como as pessoas se ofendem quando queremos lhes abrir os olhos. O otimismo é, em si, uma coisa boa mas, essa conversa de enriquecer com leis da atração é, no mínimo, suspeita. Duro é ver como pessoas que se julgam inteligentes, perdem a compostura e agridem quem lhes tenta avisar sobre o engodo. Paciência.

  42. recebido por email

    Eu acho q se vc ñ gostou do livro, tudo bem, cada pessoa tem sua opnião. Agora fazer isso q vc fez é no mínimo inveja ou dor de cotovelo. Ja q vc ñ teve a capacidade de ser feliz nem profissionalmente mto menos pessoalmente, para uma pessoa q perde tempo escrevendo um monte de besteira, com certeza ñ tem amor próprio Sabe o vc faz? Leia o livro.

  43. Dar uma boa risada é sinal de relaxamento, do corpo ou da mente, e um dos passos para a autocritica. Regras e padrões rígidos de comportamento só nos levam a pensar pouco e agir por comando. Pensando (para citar alguém) em um livro de Carl Sagan, Pálido Ponto Azul, vejo que a humildade de sairmos do centro do universo é o que pode nos engrandecer pelo desafio de
    buscarmos (agora depois de palavras sábias não vá me perguntar, o quê ?! Cada um que decida ,… ou compre outro livro).

  44. recebido por e-mail:

    Então se mata grande!!!!!! Existe um famoso ditado (pela sua ignorância você não deve conhecê-lo) que diz: “o mal está nos olhos de quem vê”.

  45. alguns comentários antigos enviados para o site

    27.12.2007
    POSITIVISMO
    Acredito que seus comentários possam atrair “leigos”, como você mesmo disse, aqueles que não têm se quer orientação e direção de seus pensamentos e ideais. Você está de parabéns por “tentar” ser mais um a enganar as pessoas. Suas teorias poderiam elevar o mundo ? O que você acrescentou de bom na vida de quem leu seu artigo ? Parabéns mesmo !!! Mente brilhante, ser totalmente racional e capaz de elevar o próprio ego. Pena que não há muitas pessoas interessadas em saber o que pode dar errado e sim, o que pode dar certo para se tornarem felizes. Escreva para mim. JVT

    23.12.2007
    olha , eu estava pensando em comprar esse livro mas antes resolvi caçar opinioes a respeito do dito cujo mas acho que com seu texto já foi o suficiente para eu deixar de comprá-lo e esperar pelo seu ” a receita” …hahahahah, ducaralhas …abrasss

    13.12.2007
    Tudo que você, sua @*&$%, falou, só demonstra sua vastidão de ignorância. Acho que você tem sérios problemas mentais e não teve atenção o suficiente da sua mãe, ou seja, você não tem um mínimo de sensibilidade. O.K., só gostaria de demonstrar que, graças a Deus, nem todo o mundo é ignorante como você, boa parte é, mas não o mundo inteiro.

    22.11.2007
    Você é um tonto como tantos outros que se riem daquilo que não conseguem compreender tentando demonstrar inteligência ao invés de estupidez. Admito uma coisa “O Segredo” é como a igreja em alguns casos: alguns se aproveitam da fé do povo par ganhar dinheiro, mas por outro lado mereceu os milhões ganhos, porque reinventou o que estava a cair no esquecimento, mas com uma adição – o que a física quântica esta cada vez mais a provar (Quantum Physic applied to Mind Power – Part 1 of 10 – está no you tube para você assistir os dez episódios; está lá tudo demonstrado de uma forma muito técnica, mas eu acredito que um leigo como você vai conseguir entender). O meu testemunho muito reduzido: em 1 ano e 18 meses sem ter um tostão e honestamente comprei uma boa casa, dois carros, empresa, capital, livrei-me de uma hérnia cervical, enxaquecas brutais de dois em dois dias, deixei de fumar, recuperei da minha falta de memória e estou absolutamente espantado por descobrir algo tão natural como esta faculdade de atrair energias. Bem, só tenho a desejar que a vossa cabeça se ilumine para a descoberta do próprio ser, mas pelo que tenho avaliado pelas minhas sondagens, muita gente mesmo não quer entender, e ainda demonstram renitência, o que é triste, mas enfim……

    18.11.2007
    Se você tinha A Receita, antes dela, porque deixou que ela ficasse rica em seu lugar? Deveria ter sido ‘esperto’ escrevendo o livro primeiro. Se funciona, ainda não sei, mas, você deveria experimentar, pra depois falar que não funciona. Tentou? Sua vida parece ser meio azeda, chata e monotona, pois é assim a vida de quem não acredita em nada.
    AH!do jeito que você acredita na vida, pode ser que seu livrinho não vingue, já que esse título sujere mais como se fazer uma omelete. Portanto, é melhor que continue pedindo dinheiro pela rede. Só que, quem é ‘esperto’, vai depositar na própria conta e não na sua. Melhor título: Dor de Cotovelo – Como me Sentir Bem, Achando-me Destruidor do Sucesso Alheio. Ou escreva algum do tipo : Como Administrar meus Fracassos ou Aprenda a Mascarar Sua Inveja com Crônicas pseudo-humoradas… usar ‘pseudo’ da um ar de intelecto elevado… ‘A Receita’ está muito culinário, não acha?

    02.11.2007
    minha impressão sobre vc.
    vc é um idiota

    01.11.2007
    Prezado Friedman, Parabéns pelo artigo: Observador, brilhante e cômico. Quando falo aos meus alunos: vamos deixar de “paulocoelhismo” e trabalhar, muitos se ofendem, fazer o quê?? Abs. Marcos Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.