Provence, França

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

veja este artigo mais atualizado no site Caderneta de Viagem (clique aqui)

Um passeio de carro por esta bela e charmosa região do sul da França. Realizada em janeiro de 2008. Se desejar ir direto para ver os artigos sobre cidades da Provence, siga os links: Gordes e Roussillon, Lourmarin e Cucuron, Saint-Rémy-de-Provence, Baux-de-Provence e Arles.

Provence

Preparativos

A Provence foi “descoberta” para o grande público através de um livro, curiosamente escrito por um inglês, Peter Mayle. Trata-se do famoso “Um Ano na Provence“. É leitura fundamental para quem vai se aventurar por aquelas bandas. O livro dedica um capítulo a cada mês do ano, descrevendo as peculiaridades da estação do ano. Mayle comenta os restaurantes da região e a relação do francês com sua cachaça, o pastis, que pode atingir níveis de teor alcoólico de inimagináveis 60%. O autor também explora o humor dos operários franceses conduzindo uma obra e descreve a famosa caça as trufas, a iguaria que se valoriza desde que sai do solo francês e pode acabar por produzir um prato especial em restaurantes finos do Rio custando a bagatela de R$300! O humor perplexo de um inglês frente à beleza, virtudes e exotismos dos franceses, torna o livro uma delícia. Mayle aproveitou o filão e escreveu vários outros livros sobre a Provence.

Para preparar a viagem, fiz a inevitável pesquisa no sábio Google. Por sinal, é impressionante como avança a tal globalização. Existe uma quantidade imensa de sites em Português com dicas, ofertas de hotéis, trocas de casas, excursões etc. Tem tanto que fica difícil achar aqueles sites que realmente nos ajudam.

Um site chamou atenção: o Provence&Beyond. É bom. Bem organizado, traz informações sobre todas as cidades da região. Podemos usá-lo para checar as dicas, ver fotos básicas das cidades e saber um pouco sobre a história dos lugares. Vale como referência geral.

Também é destaque o site Gira Mundo. É em Português. Jorge Bernardes, que mantém o site, tem um papo excelente. Dá para ler mesmo que você não vá viajar. Suas recomendações reforçaram que eu passasse por Gordes, e passei, entretanto, Moustiers-Sainte-Marie, uma recomendação enfática de Jorge, ficou para a próxima viagem.

Provence

Usei o Michelin Green Guide: Provence (Michelin Green Guides) ou seja, o Guia Verde da Michelin para Provence. É uma fonte clássica, mas que continua funcionando. Serve para ler sobre os lugares e sua história. Também usei Le Guide du Routard (traduzindo: Guia do Mochileiro). Tenho simpatia por este guia. Já utilizei em viagens pela Índia e Nepal. Gosto do estilo. Eles oferecem as sugestões classificadas conforme a disponibilidade financeira do viajante. A distribuição dos hotéis e restaurantes numa classifição “barato (bom marché)”, “preço médio (prix moyens)”, “chic” e “trés chic” é simpática e permite que a gente possa calibrar os gastos.

Google Maps é fonte interessante para ver estradas e distâncias entre as vilas a serem visitadas. Funciona bem para desenhar o caminho nos mapas da região de Provence. Uma característica de viagens pela Provence é você andar de uma cidadezinha para outra durante um dia de passeio. O recurso de “Como Chegar” do Google Maps é uma mão na roda. É só colocar a cidade de partida e onde você quer chegar e clicar o.k.: Voilá! Você tem um mapa com o traçado da viagem entre os dois pontos. Do lado esquerdo, a descrição detalhada dos pontos por onde passar. Nada de novo, mas tudo com a boa funcionalidade dos produtos Google!

A Provence é extremamente agitada no verão. Uma enxurrada de turistas ocupa os hotéis e cafés. Fui no inverno. Perdi a oportunidade de ver as cores da Provence. Os vinhedos estavam sem folhas. As plantações da colorida alfazema também não apresentavam sua famosa cor. Algumas vilas pequenas estavam literalmente fechadas. Nem um café havia para saciar o vício dos viajantes. O povo da região trabalha duro no verão e tira férias nessa época. Para não dizer que não há vantagens, as cidades estavam tranqüilas. Os estacionamentos vazios permitiam estacionar perto dos lugares de interesse. Os preços dos hotéis também estavam baixos em virtude da grande oferta de quartos disponíveis. Em tempo: tive sorte, todos os dias foram de céu azul com temperatura por volta de 13ºC.

O Trajeto

Ia utilizar o trem para chegar à Provence. O TGV (Train de Grande Vitesse) é uma grande pedida. Entretanto, uma amiga francesa decidiu ir conosco e fomos no seu carro. Tivemos carro todo o tempo na região. Por sinal, com um GPS, que já vem embutido no Opel Zafira em que viajamos, as coisas ficam muito mais fáceis. É fato que os mapas em papel vão perder muito mercado para o GPS.

Provence

As estradas francesas são de muito boa qualidade. As paisagens na viagem para o sul são lindas. Plantações muito bem cuidadas e castelos compõem a vista. Não há outdoors nas estradas, só a beleza da natureza e da arquitetura. As paradas são distribuídas em intervalos médios de 40 km. São bem melhores que as paradas americanas. Costumam ter áreas com mesas para piquenique, que, por sinal, é um hábito do francês quando viaja de carro. Compra-se bom pão, patê, queijo e salame, e faz-se uma festa ao ar livre com baixíssimo custo. Experimentem.

O viagem final ficou assim:

Paris – Lyon: (veja o mapa) uma estirada de quatro horas para chegar ao meio do caminho entre Paris e Provence. Lyon impressionou muito bem. O lugar é extremamente simpático, isso combinado com a companhia dos amigos franceses que nos acompanharam tornou a visita inesquecível.

Lyon – Cucuron: Outras quatro horas. Cucuron é uma pequena cidade, que fica perto (8 km) de outra pequena cidade chamada Lourmarin, que ficam perto de muitas outras da Provence, tais como Gordes e Aix-en-Provence. Ficamos em casa de outros amigos que residem em Cucuron. Infelizmente, não terei dicas de hotel para passar a vocês. Visitamos Gordes e Roussillon a partir de Cucuron. Uma caminhada a pé por Le Luberon, os morros que demarcam a região, foi uma experiência à parte.

Cucuron – Graveson: Esta viagem mudou o foco da viagem para o lado oeste da Provence. Usei a estadia num hotel em Graveson para visitar Avignon, Saint-Rémy-de-Provence, Les-Baux-de-Provence e Arles. As cidades estão próximas. Veja no mapa.

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



56 comentários em “Provence, França”

  1. Oi Guto, me lembrei do seu blog outro dia. Tinha visto uma excelente matéria sobre uma viagem que fez à Provença e pedi a autorizaçao para publica-la. Dedico o meu site a essa regiao e toda informaçao feita com qualidade é muito bem-vinda. Fico aguardando o seu retorno. Um abraço!

    Respondendo: Oi Anatê. Pode colocar o link para nosso artigo. Publico seu comentário com o endereço de seu site. Desejo sucesso. Gustavo.

  2. Yêda Saraiva, vc é meu ídolo! Juro. Gostaria de saber de qual cidade vc vai começar sua viagem à Provence, qual o trajeto, qual cidade vai parar para dormir. Vou passar 3 semanas em Lyon e terei dois fins de semana livres pra conhecer algumas cidades e gostaria de algumas dicas.

  3. Prezados Gustavo e a participante Yêda Saraiva.
    Guto, vc disse no princípio do blog que pretendia fazer a viagem de trem. Como seria sua programação? Yêda, como vc organizou as saídas e paradas por TGV? OTGV para em todas essas cidades ou vc vai visitar alguma de carro? Pergunto porque vou ter dois fins de semana para conhecer a Provence (Estarei em Lyon por 3 semanas fazendo um curso) e quero conhecer Arles, Aix-en-Provence, Avignon e alguma outra que for possível. Grata.

  4. Oi, gostei muito das dicas do site. Vamos para Lyon em setembro, 2 dias em Lyone 4 explorar a região.Pensamos em alugar um carro e passar por algumas cidades, entre elas Nice, Cannes, St Remy, St Tropez. O desejo maior seria conhecer cidades menores e mais “chamosas”, voce acha que vale a pena abrir mão das cidades mais tradicionais pelas menores? e se sim, alguma dica de quais? e para forçar mais um pouco, queria pedir uma dica de hotel (com custo mediano) em Lyon.obrigada!

  5. Vou a região de Nice e Provence em Setembro. Já comprei o Euro Pass, e gostaria de saber em 3 dias que cidade devo me basear para vistar e Provence, se trem é um bom transporte e quais são as cidades que devo conhecer.

    Obrigada

  6. Olá pessoal,

    Pretendo ir para Provence no mês de junho/2011 porém estou tão perdida não sei nem por onde começar….
    Alguém poderia me dar uma dica?

    Abraços

    Aline

  7. Olá. Procurando dicas sobre Provence, me deparei com o seu site e achei muito simpático e empático. Não conheço a Europa e pretendo ir em junho para Paris e região da Provence para ver os campos de lavanda e sair do circuito muito turístico, formatado. Tenho 13 dias de estadia para ficar lá, tirando os 2 dias de viagem. Você poderia me sugerir umas dicas para distribuir o tempo e uma rota básica SP- Paris Provence -Paris-SP , usufruindo do TGV, trem, passeios de carro, ir por uma rota, voltar por outra, para otimizar ao máximo?
    Você poderia me indicar um agente de viagem que ” entra” no sonho do viajante para de verdade ajudar a realizá-lo? Como não quero comprar pacotes e não tenho experiência toda ajuda e previsão é bem-vinda.
    Fico-lhe muito grata desde já. Um abraço

    Respondendo: Oi Marilisa. Não sou bem um especialista. Fiz uma bela viagem e postei. O caminho que segui é bom para quem vem de Paris. Se o objetivo é direto Provence, talvez valha a pena chegar por uma cidade como Marseille, já perto da região. Não tenho uma rota pronta. As cidades interessantes são muitas. Tenho programado minhas viagens sozinho. Vou deixar sua consulta para vermos se algum agente de viagem entra em contato. Desejo um boa viagem para você.

  8. Oi Guto
    Em 2009 escrevi para você falando da viagem que faria(e fiz) a Espanha(Barecelona, Madri, Escorial, Vale de los Caídos e Toledo), Portugal(Lisboa, Óbidos, Mosteiro da Batalha,Alcobaça, Nazaré e Fátima), França(Paris – 11 dias – Pontorson(Mont Saint Michel), Rouen, Vale do Loire( -Angers), Champagne(Reims).
    Foi uma viagem maravilhosa – organizei, como disse tudo sózinha e olhe que tinha 70 anos e foi a minha primeira viagem à Europa – fiz todas as visitas na França em TGV – adorei.
    Agora em 27/05/2011(aos 72 anos) vou fazer uma nova viagem, gostei da aventura de uma senhorinha sair pelo mundo por sua conta e risco – ficarei até 03/07/2011 – agora para FRANÇA(sempre): Paris, Lourdes, Lyon, Avignon, Aix-en-Provence, Marselha, Toulon, Cannes, Nice, Mônaco, Grasse; despois ITÁLIA: Vitmiglia, Gênova, Veneza, Milão;
    a seguir – SUIÇA: Lausanne e Genebra.
    Tudo em TGV e hotéis reservados por mim.
    Tenho a certeza que, como a anterior, vou curtir muito.
    Agora um favor:
    Li um comentário do dia 31/10 de Maria Ester – que disse que viajaria para Itália, França, Espanha e Portugal – dizia ela que gostou muito do planejamento de minha viagem em 2009 e me pedia orientação.
    Não sei se ela já fez a viagem e não sei como responder a ela.
    Coloco-me a disposição dela.
    Ao voltar farei meus comentários para você que tem me ajudado muito nas pesquisas para minhas viagens.
    Abraços
    Yêda Costa Saraiva da Cruz

    1. Oi Yeda,
      Eu também sou uma senhorinha de 61 anos (jornalista e escritora), que gosta muito de viajar, embora morra de medo de avião. Estou me especializando em viajar sozinha, por isso criei um blog http://www.mulherqueviajasozinha.blogspot.com com dicas e sugestões para outras que queiram se aventurar por esse mundo a fora. É um espaço para compartilhar experiências, e acho que você teria muito a contribuir.
      Um abraço,
      Giselle
      A propósito, em setembro vou a Provence pela primeira vez e acho que vou adorar, pelo que vocês estão dizendo.

  9. Adorei suas dicas do roteiro Paris- Provence. Eu e mais 2 amigas iremos a Provence em abril, começaremos por Marselha, faremos de carro, mas como ção dirigimos, pretendemos contratar um carro com motorista. Sabe se existe esse tipo de serviço por lá?

    Muito obrigada
    Abç

    Respondendo: Prezada Conceição. Isso é que é nível. Passear na Provence com motorista! Certamente existe o serviço, mas não conheço o caminho das pedras. Talvez um contato com as empresas de aluguel de carro leve ao serviço de veículo com motorista. Boa viagem.

  10. Estarei indo para a França em setembro/2011 com amigos. Ficaremos uma semana em Paris e depois iremos até Nice de carro e pretendemos passar pela Provance (aproximadamente 13 dias disponíveis para este trecho). Vocês teria sugestão de duas cidades tranquilas e charmosas neste caminho para servir de “base” para explorar a região?
    Muito obrigado

    Respondendo: Oi Alfredo. Veja a lista de cidades que visitei e que atendem aos requisitos de serem tranquilas e charmosas. Não deixe de parar em Lyon no caminho. Avignon é um pouco maior, mas é imperdível. Na volta, seja generoso e deixe uma dica de nova cidade no site cadernetadeviagem.com. Boa viagem.

  11. Bem legal este site!!!
    Ola, estou indo para Paris dia 31/01/11, saio de Paris dia 04/02/11, e tenho volta por Milao em 11/02/11, neste intervalo de 7 dias , pensei em ir para o sul da França e depois ir para Milao , alguem tem alguma sugestão, Nice, Monaco, …………de carro……..

    Respondendo: João. Fiz o caminho inverso, vindo de Milão para a Provence. A região do sul da França parece ter cidades interessantes em excesso para se conhecer. Veja as que comentei no site. A época não é boa, pois é baixa estação e você vai encontrar frio (não é grande problema) e poucos lugares (por exemplo: cafés) abertos.

  12. Olá,
    já fui a provence no auge do verão mas agora escolho primeiro a temperatura e depois o loval
    fim de 15 de abril ate mais ou menos 10 de maio , que temperatura terei?sei que é primavera e clima é ameno, mas gira em torne de quanto?

    Respondendo: Oi Sylvia. Não sei. A época já é depois do inverno, mas ainda não é o clima agradável de julho a setembro. Há que pesquisar.

  13. Oi Yêda Saraiva.
    Fiquei animada com o teu comentário. Tenho 67 anos e vou viajar pela Itália, França, Espanha e Portugal sozinha. Fiz o roteiro eu mesma e pesquisei tudo pela internet. Fiz reservas em todos os hoteis e já comprei os passes de trem. Gostaria que entrasse em contato comigo para me dar umas dicas. Abraço Ester

  14. Obrigado pela atenção. Mandarei,sim, os comentários e fotos. Você está coberto de razão em relação ao norte da Itália. Há algum tempo fiz o caminho da França para a Italia pelo tunel Mont Blanc e no regresso pelo túnel São Bernardo em direção à Suiça. Sobre a Provence o que várias pessoas dizem é que escolhi a época errada e que não é fácil enfrentar o gelado Mistral. Veremos.

  15. Beleza do textos! Encontrei-os por acaso, buscando informações para uma viagem que faremos (eu e minha esposa) à Europa em novembro 2010. Meramente por conciliação de horários de vôos, chegaremos a Milão, embora a Italia não fosse o nosso objetivo. Teremos ali um carro para ir em direção à Provence, com visita de passagem por Nice e arredores. Nossa intenção é fazer sede em Aix-en-Provence e nos perdermos ali durante 4 ou 5 dias. O que vem a seguir (TGV para Paris, Londres e retorno) não vem exatamente ao caso. O que vem ao caso: alguma dica em especial sobre esse roteiro Milão/Aix-en-Provence? Porque na Provence, em si, o blog está cheio de sugestões.

    Respondendo: Oi José Carlos. Parece que a viagem vai ser boa. Não fui a Aix-en-Provence. Falha grave. Mas, a cidade é bem situada e recomendada para ser o centro das investidas na Provence. Já entrei na França vindo de Milão, passei pelo túnel sob os Alpes, mas, depois, tomei rumo do norte, para a Suíça. A região da Itália no norte é bonita e assim deve ser o caminho para Provence. Vocês estão para fazer uma viagem de sonhos. Se puder enviar umas dicas de Aix-en-Provence (que tal fotos também?) poderíamos colocar no site cadernetadeviagem.com, onde estamos reunindo os artigos. Abraço e boa viagem.

  16. Trabalho num navio q estara em provence e gostaria de saber quais seria os melhores lugares pra se visitar considerando q teria como q 3 a 4 horas de folga.

    Respondendo: Oi Kariny. Você vai, digamos, tangenciar a Provence. Se está de navio, é bem provável que chegue por Nice. Com esse pouco tempo disponível, o melhor a fazer é dar uma olhada na cidade. Infelizmente eu não conheço Nice. Um abraço, boa viagem.

  17. Também adorei seu site e suas dicas… Obrigada por tanta gentileza…
    Vou à Paris em 17 a 24 de novembro, estou indo pela primeira vez… Gostaria muito de visitar a Provence, pelo menos Avignon… Na verdade, não vou ficar lá, gostaria de ir pelo TGV pela manhã e voltar no último horário. O que vc acha? Vale a pena? Já estará frio. Tem algo para ver nessa época? Tem as feiras nas ruas? Qual o melhor dia da semana?
    Obrigada mais uma vez…
    Att,

    Respondendo: Oi Iracy. Acho um pouco apertado ir e vir no mesmo dia de Paris a Avignon. Se for para conhecer o TGV, tá bom. Eu não sou adepto das correrias. Avignon merece pelo menos uma dormida. Não sei como está o calendário de eventos de Avignon na época. Acho que o “quente” da temporada já passou. Vale pesquisar. O problema é que você só tem uma semana e Paris tem muita coisa para ver. Convenhamos, é um abuso você achar que sete dias é muito para Paris. Um verdadeiro desaforo! (Risos) Façamos assim: Explore Paris dessa vez. Tome gosto. Volte para ver a Provence. Nestes lugares que você viajará, não tenha dúvida, será boa a viagem. Em tempo: Nos conte das dicas no retorno. Escreva para cadernetadeviagem.com.

  18. Gustavo,
    Estive na Europa por doze vezes, mas ainda nao fui em janeiro. Este ano fui a Paris no carnaval (fevereiro) e estava bastante frio. Meu hobby é viajar e costumo ler comentários na net. Vou passar o revellion em Paris, porém só fiz reverva de hotel por dois dias. De lá, para escapar do frio, pretendo descer até uma região de clima mais ameno, mas que não seja praia. Você me sugere algo? Pensei em passar dois dias em Lyon e aí seguir de carro para outro lugar. Tenho mais sete dias apenas até o retorno ao Brasil. Gosto de comer bem, me hospedar em lugar charmoso, beber vinho, visitar lugares com história, andar por ruas estreitas, observar as pessoas e, como toda mulher, comprar. Obrigada,
    Lucy

    Rspondendo: Oi Lucy. Feliz de você que já visitou tanto o continente. Talvez você devesse produzir uns artigos para o site. Que tal contribuir para cadernetadeviagem.com? Gostei da sinceridade sobre a feminina prática das compras. Bem, modestamente sugerindo, você tem três boas direções para tomar a partir de Lyon. 1) Ficar circulando pela Provence que tem coisa bonita a oferecer suficiente para tomar muito tempo de um viajante. 2) Você pode seguir para o leste, passeando por cidades do esqui como a finíssima Megève, Saint Gervais e Chamonix. Daí, já um pouco corrido, pode entrar na Itália pelo norte. 3) Tomar rumo do oeste e visitar a região dos vinhos em Bordeau. Visitar um Chateau Margaux ou Lafitte não é ruim. Boa viagem.

  19. Também adorei as dicas. Irei a Paris em outubro com meu marido teremos apenas 8 dias. Meu sonho é visitar um campo de plantação de lavandas. Conseguirei vê-las nesta época? Onde poderemos ir que fique mais próximo de Paris?
    Obrigada!! Um abraço,
    Ana Paula

    Respondendo: Oi Paula. Vai viajar em boa época. Ainda não esfriou muito. Não sei ao certo do ciclo das flores da lavandas, mas acho que ainda vai dar para vê-las. Me conta no volta. Boa viagem.

  20. Adorei o seu site !! !Parece que voce advinhou todos os meus sonhos. Já morei na França quatro anos e agora retorno para conhecer essa bela região que ficou nos meus planos depois de alguns anos.
    Achei seu trajeto ótimo e sua dica era o que faltava para assegurar que minha estratégia era boa. Pretendo descer de trem como vc fez para Lyon onde tenho amigos e me fartar com a deliciosa gastronomia local . Depois seguir para as cidades da Provence. ( sem deixar de visitar Aix -en – Provence para claro incentivar o seu retorno!!)
    Adoro trocar idéias sobre roteiros na Europa em especial na França que adoro!
    Parabéns pelo site e obrigada pelas dicas .

  21. Oi Gustavo, estou planejando uma viagem para a Provence no início de janeiro de 2011. Vou com minha família (filhos e pais) e gostaria de saber se o frio é insuportável ou se á para passear legal, com coisas para ver e curtir. Já estive na região de Nice no mês de outubro e estava bem gostoso. Obrigado.
    Jamil

    Respondendo: Oi Jamil. O mês de janeiro é bastante frio na Europa. Apesar do clima ameno da Provence, acredito que você vai pegar baixas temperaturas. Dei sorte na viagem Não sei um site com o histórico de temperaturas na região, mas não deve ser difícil encontrar um. Abraço. Gustavo.

  22. vou ficar um mês rodando a região de provence…será q dá para fazer tudo de ônibus?
    bjs

    Respondendo: Oi Fernanda. Só andei por lá em carro alugado. Deixemos a pergunta por aqui para ver se alguém nos ajuda. Boa viagem.

  23. Sim, ja tinhamos essa referencia do metro de Paris e Roma.. nessas duas cidade nosso passeio será sem o carro… eu e meu marido somos otimos andarilhos… disposicao total para caminhar… kk..
    obrigada e um abraco

  24. Adorei seu site e tenho consultado sempre para finalizar meu roteiro de viagem do proximo dia 12/10… gostaria que voce desse uma olhada, comentasse o que voce acha e desse dicas… por favor, caso tenha algum comentario, faça, ok ?? e´a primeira experiencia , minha e de meu marido, de uma viagem para a Europa.. vamos começar fazendo somente 2 paises – França e Itália, de carro, em 25 dias… começamos por Milão – 3 dias, Veneza – 3 dias, Florença – 2 dias, Siena – 3 dias, Sorrento/Positano – 1 dia, Roma – 3 dias, Cannes – 1 dia, Grasse – 1 dia, Avignon – 1 dia, Aix Provence – 1 dia, Bordeaux – 1 dia, Loire – 1 dia, Paris 6 dias. Para os hoteis temos consultado sempre a rede Ibis. Agradeço muito… um abraço.

    Respondendo: O roteiro é puxado, mas de qualidade. Perto de Siena, tem San Geminiano, estando de carro, merece a visita. Uma sugestâo: faça Roma e Paris de metrô. Você não precisa de carro para circular nas cidades grandes. Comece por Roma, pegue o carro para sair da cidade. Quando chegar a Paris, entregue o carro e fique livre para andar no excelente metrô da cidade.

    1. O roteiro está otimo, se vc ainda não esteve em Roma, vale apena trocar os dias, eu faria assim: 02 dias
      veneza, 02 dias Florença, 01 dia Siena e 04 dias Roma. Mesmo se vc ja conhece, visite os arredores de Roma é inesquecível. Boa viagem

      Luci

  25. Adorei seu site e aproveito para pedir algumas dicas: estou indo com meu marido para Paris dia 28 chegando 29 direto para um trem rumo a Amsterdam com parada em Burges na Belgica.De Amsterdam vamos para Londres chegando dia tres e partindo dia 09 para Bilbao na Espanha que meu marido tem uma reuniao de trabalho.Dia 12 estaremos liberados e estamos pensando em qual a melhor forma de ir para Paris, passando pela Provence que tanto sonho em conhecer.Nosso voo de volta ao Brasil eh de Paris, no dia 20 e gostaria de curtir pelo menos uns tres dias por la.Tomara que vc tenha algumasugestao a nos dar, Desde ja agradeco, Cristina

    Respondendo: Oi Cristina. Isso é que é viagem! Fui à Provence por Paris e Lyon. Não tenho conhecimento sobre a chegada pela Espanha. Talvez seja interessante pegar o trem que atravessa os Pirineus. Eu queria fazer essa travessia. Mas não sei se é bom caminho para a Provence. Boa viagem.

  26. OIIIIIIIIIIIIII Adorei o site!Estou indo a uma cidade próxima a Nantes para um casamento, no final de maio.Depois pretendo explorar a Provence. Há necessidade de reservar hotéis? Vou com uma amiga de carro!Espero dicas,obrigada,Elenara

    Oi Elenara. Obrigado pelo feedback. Fui à Provence no inverno, quando estava vazia de turistas e os hotéis eram fáceis e de bom preço. Quanto mais você se aproxima da alta temporada, junho em diante, a disponibilidade diminui. Acho que você ainda terá condição de achar hotel sem dificuldade. Alguém que nos lê sabe mais sobre o assunto?

  27. OI Parabéns pelo site e detalhes de informaçoes. Eu pretendo ir a Paris e Provence em junho e tenho certeza que vou usar suas dicas. Tb imagino ir a regiao de Toulouse e a Carcassome. Se por acaso alguem tiver informaçoes ou referencias para saber se vale a pena ir a estes locais eu agradeceria muito. Abs. Mari

  28. Olá,

    Parabens pelo blog e pelas dicas.
    Estarei em Nice de 28 de abril a 02 de maio e estou pensando em ir para Aix no dia 01 para depois seguir para Paris. Qual a melhor maneira de ir de Nice para Aix de Provence? Para conhecer a regiao é melhor alugar um carro?
    Obrigada pela ajuda
    Érica

    Respondendo: Oi Erica. Não fui a Nice. Como há um aeroporto grande por lá, parece ser opção para chegar à Provence. Eu cheguei de carro vindo de Paris, passando por Lyon. Sem dúvida, o grande número de belas cidades próximas umas das outrras recomenda alugar um carro para visitá-las.

  29. Gostei imensamente do seu site ! Gostaria de saber se é muito distante ir de Barcelona a Aix en Provence de carro? Temos apenas 2 dias para depois seguirmos p/Paris …

    Respondendo: Veja como é fácil ver no Google Maps: clique aqui.

  30. Olá,
    ADOREI seu site!!!! simplesmente amei!!
    Estarei indo à Europa pela primeira vez em junho deste ano, terei apenas umas 3 semanas, iremos a Lisboa visitar alguns amigos e gostaríamos de conhecer algo da Espanha, da Suiça e claro (principalmente) Paris e região de Provence.
    Você poderia p-o-r f-a-v-o-r me dar umas dicas de roteiro, passeios diferentes e legais (como balonismo, por exemplo) e o que não perder??
    Merci Beaucoup!
    Lyvia Montoril

    Respondendo: Oi Lyvia. Nosso artigo sobre a Provence (clique aqui para vê-lo no site Caderneta de Viagem) traz várias sugestões de cidades interessantes para visitar. Não tenho dicas de programas mais exóticos. Acredito que o balonismo naquela região seja sensacional. Quando voltar, nos envie dicas de sua viagem. A bientot!

  31. gostaria de uma sugetao, sair da suiça para aprovence e terminar em paris . qual seria o melhor e mais bonito trajeto?

    Respondendo: Isto é que é viagem! Já entrei na Suiça vindo da França e Itália, mas não tenho um caminho definitivo para sugerir. Uma possibilidade é entrar na França, passar pela região de Champagne, descer pela Borgonha, chegar na Provence pelo seu lado leste, visitando, por exemplo, Lourmarin e Cucuron. Entrando na Provence, você pode se deliciar com aquelas cidades todas que há por ali e, depois, é sair para Paris passando por Avignon e Lyon. Boa viagem.

  32. Olá!!
    Estou combinando uma viagem com meu marido, para maio desse ano! Vamos comemorar 1 ano de casados, escolhemos Paris e Provence como destino! O único problema é que só teremos 10 dias para viajar, gostaria de saber quantos dias são necessários em Provence? 5 ou 6 dias está bom, para conhecer essa linda região!
    Quanto tempo Provence fica de Paris?! Será que seria melhor pegarmos um avião?
    Agradeço muito desde já!
    Michelle.

    Respondendo: Michelle. Obrigado pelo feedback. Sua questão é difícil. Acho Paris a mais bela cidade grande do mundo. Se o Rio fosse arrumado, ganhava, mas… Bem, Paris é cheia de possibilidades. O básico exige que você veja: Torre Eiffel, Notre Dame, Louvre, Arco do Triunfo e Champs Elisée, Saint Michel, Marais, Museu Quais D`Orsais e margens do Sena incluindo passeio de barco para o casal. Por aí temos uns 4 dias bem ocupados.

    Aí você vai pra Provence. A quantidade de cidades bonitas na região é muito grande. Pular de um lugar pra outro o tempo todo não é do meu gosto. Sugiro escolher um porto (uma cidade) como Avignon ou a famosa Aix en Provence (que sugiro sem conhecer) e visitar a vizinhança de carro. A viagem de Paris para Provence fica bem em dois dias, passando uma noite em Lyon, que é muito bonita. Tem opções de trem que funcionam bem. Certametne tem avião. MAs acho melhor ver a região do chão.

  33. Oi Guto
    Adorei seus comentários
    No período de 26/09/2009 a 30/10/2009 estive 5 dias em Barcelona(amei!!!), 3 dias em Madri(magniífica) 4 dias em Lisboa e no dia 09/10/2009 fui para a França onde fiquei 6 dias em Paris – em Saint Gérmain des Prés, depois peguei o TGV e fui para a Normandia(Monr Saint Michele(2 dias), Rouen(2 dias), depois Angers(Vale do Loire) – 3 dias , Reims(Champagne_ 3 dias e voltei à Paris para mais 5 dias.
    Quero dizer que tenho 70 anos e essa viagem foi toda planejada por mim – desde a reserva dos hotéis pela Internet, como a escolha das cidades e a compra dos bilhetes do TGV – já saí com eles aqui do Brasil, pois descobri que a TAM tem um departamente de Trens na Europa – entrei em contato e já saí com as passagens em mãos. – tranquilo.
    Houve algumas coisa que mudaria – por exemplo – não iria direto de Rouen para angers, já que a conexão é em Paris. Voltaria a Paris, ficaria uns 2 dias e depois continuaria a voagem, mas confesso que valeu. Era uma viagem que sonhava há 40 anos – veja que estou com 70.
    Vou imprimir todas as suas informações, pois pretendo ir à Provence.
    Parabéns por suas informaçãoe preciosas.
    Atenciosamente
    Yêda Saraiva

    1. Em janeiro de 2012 completarei 62 anos e estou a fim de viajar por aí. O problema é que a maioria dos programas é mais barato e mais alegre e já preparado para no mínimo 2 pessoas. Como viajo sozinha gostaria de encontrar uma companhia para viajar ou dicas para me sair melhor. Gostei muito do site, tem boas dicas e opiniões. Boa viagem para todos.

  34. Olá,
    Eu e meu marido vamos à Provence em maio/2010. Pretendemos ir de Paris à região de Porvence de trem e lá alugaremos um carro. Queríamos concentrar nossa viagem nas cidades pequenas, fugir um pouco dos centros urbanos – Poderiam me sugerir uma cidade para ficarmos sediados?

    Abs

    Respondendo: Oi Mirian. As distâncias entre as cidades da região são pequenas. Algumas das cidades que comentamos nos artigos (Arles, Avignon etc.) são bons pousos pra quem está viajando por ali. Uma ideia é tomar hotel numa cidade mais oeste, na altura de Avignon, e escolher outra mais para o leste, como Aix en Provence. A partir delas, é fácil e agradável visitar as outras cidades. São viagens de carro de menos de 1 hora. Acho que essa é uma boa estratégia. Boa viagem.

  35. Olá a todos. Estou a programar uma viagem à provence e Nice em Abril 2010. Gostaria de trocar ideias com pessoas que já foram ou pretendem ir! Estou em Portugal!

  36. Estou indo pra região da Provence na segunda quinzena de abril (2010)e quero saber se verei algum campo de alfazema….senão o que aconselha priorizar?Parabéns,pelas excelentes sugestões e pela gentileza do site!
    Abraços….. EDNA

    Respondendo: Não vi a alfazema na época em que fui, era inverno. A primavera deve ser bom momento para vê-la. O período de julho em diante é quando a Provence fica agitada, mais cheia de turistas e … mais cara. Como você notou pelas fotos dos artigos, as cidades são dignas de visitas. Você viaja de carro e a cada meia hora chega a uma bela cidade. Eu não fui, mas dizem ser imperdível visitar Aix en Provence. Se for, mande as dicas depois. Boa viagem.

  37. Fiz de carro as cidades da Provence, no verão. Embora tenha estado nesta epoca (por volta de 16 de julho), não vimos mais alfazema pois é colhida no final de junho.As cidades são lindas e sugiro fazer base em Arles e de carro conhecer todas que puder. A temperatura é agradável.

  38. Ola, estarei viajando em junho de 2010 para a frança. Chegarei em paris e a ideia era alugar uma carro e ir para a provence. la passarei 1 semana. O que vc me aconselha porque depois terei que voltar de carro para paris. E cansativo?
    Perderei mt tempo nessa viagem? Vale a pena?

    Respondendo: Sugiro uma parada em Lyon. A viagem em um dia é cansativa. A parada em Lyon divide a viagem. Provence oferece inúmeras cidades dignas de uma visita. Estar de carro é oportuno para passear por elas.

  39. oi! pretendo viajar pela região em maio/2010,penso em ir de Paris para Avignon de trem e tenho cerca de 5 dias para passear pela região p/depois ir p/ outro país. Que cidades vc sugere? Se eu for p/ Alemanha, sairia de qual cidade? nice ou Marselle? obrigada.

    Respondendo: Oi Solange. A região da Provence é sem exagero das mais bonitas do mundo. A partir desse artigo você tem uma boa lista de cidades (aquelas onde fui) para serem visitadas. Tem uma que me arrependo de não ter ido: Aix-en-Provence.

  40. OLÁ, ESTAREI EM MILÂO EM ABRIL DO PROXIMO ANO. GOSTARIA DE IR A BARCELONA PASSANDO PELA PROVENCE. QUAL O MELHOR ROTEIRO. TENHO 8 DIAS.

    Respondendo: Pô, Heleno, você pegou pesado. É difícil escolher. A região que você vai atravessar é das mais bonitas do mundo. O tempo é curto para tanta coisa. Se você focar na Provence, pode escolher dentre as cidades que coloquei nos artigos. Há uma cidade na Provence que é falta marcante nas minhas dicas: Aix-en-Provence. Considere passar por lá. Boa viagem.

  41. Olá,
    gostaria de sua ajuda:
    iremos de Paris à Lyon de TGV e de lá alugaremos um carro para irmos a Avignon. Gostaria de saber se vale a pena fazermos isso ou irmos de trem até Avignon. A região é realmente tão bonita como falam?
    Grata,
    Gisele

    Respondendo: Gostei muito de Lyon. Não é cidade para se passar batido. A distância de Lyon a Avignon não é tão grande. A região é bonita. As estradas são excelentes. Então …

  42. Pretendo ir a Paris em set; tenho 10 dias para visitar Paris e a regiao da Provence…Qual trajeto e guia para viagem ecnomica vc sugere?
    Obrigada.

    Respondendo: O trajeto que fiz foi descendo de carro até a Provence, passando por Lyon. Clique aqui para ver o mapa de Paris para Lyon. Escolhi algumas cidades que o tempo permitiu ver. É difícil selecionar. A região é muito bonita. Pode escolher, você não vai errar. Se perder alguma coisa, volte depois, a Provence merece ser revisitada. Boa viagem.

  43. Estou indo a paris e gostaria de conhecer a provence e na sequencia ir a Nice.
    Como nao tenho muito tempo, a ideia é ir de aviao ate a provence, porem gostaria de uma sugestao de algum aeroporto e em que cidade podemos ficar estrategicamente para fazermos viagens diarias na regiao.
    Grata
    Priscila

    Respondendo: A cidade mais importante por perto da Provence é Marseile. Veja, pelos mapas que mostramos nos artigos, que as distâncias entre as cidades da região são pequenas. Em uma hora de carro você vai de uma bela cidade a outra. Sugiro que use o GoogleMaps para lhe ajudar a definir os traçados. Boa viagem.

  44. Se possíivel gostaria de saber o custo de estadia modesta em Provence pelo tempo de 3 meses.

    Respondendo: Posso ajudar pouco. Fiquei em casa de amigos ou hotéis em estadias de poucos dias, na faixa de 100 euros. Consegui coisas boas por este preço por estar em baixa temporada. Deixemos sua pergunta no ar para ver se alguém mais vivido nos traz sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.