Viagem: escolhendo roupas para uma viagem de uma semana

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Seguem algumas dicas e considerações sobre o vestuário adequado para viagens a lugares com clima frio, com duração de uma a duas semanas. Comento sobre sapatos, calças e camisas. Em outro artigo, apresento uma lista detalhada para quem vai esquiar (ver o artigo). Vamos lá. Comecemos por baixo:

Timberland


sapatos: Os sapatos da Timberland continuam com boa avaliação. Um modelo esporte que permite ser usado à noite é a solução ideal para quem quer escapar do tênis ou da bota de caminhada. A bota Timberland clássica, que vende no Brasil, funciona muito bem para andar na neve ou para percursos longos com terreno variado. Fiz uma marcha de 13 km em estrada de terra, leitos de rios secos com cascalho e dentro do mato. A bota deu conforto e segurança. Se você pretende fazer caminhadas vale a pena tê-la na mala. O tênis da Timberland para passeio, ou qualquer outro, que disfarce a condição de material esportivo pode ser usado para quem vai andar muito entre os pontos turísticos. Sugiro evitar os tênis óbvios, como os modelos da Nike, que ficam muito deselegantes. Os tênis novos combinados com calça jeans e casacos estranhos, são a marca registrada de brasileiros fazendo turismo no exterior.

calças compridas: Uma boa escolha são as calças com bolsos laterais. Em virtude de seu estilo informal, são modelos discriminados para uso na cidade e no trabalho. Entretanto, numa viagem, onde a funcionalidade é prioridade, elas são ótima solução. A calça com muitos bolsos reduz ou torna desnecessário para os homens o uso de mochilas ou bolsas pequenas. Têm a vantagem que bolsos não podem ser esquecidos em bares e que os ladrões têm mais dificuldade em arrancá-los de nossas pernas e saírem correndo. A bolsa ou mochila concorre com a grande funcionalidade de bastar pegá-la e sair. Está tudo ali dentro. Se usarmos os bolsos de calças, as coisas devem ser trocadas de lugar quando trocarmos de roupa. Há defensores das duas abordagens: das mochilas e da simplificação com o uso de calças de muitos bolsos. Eu prefiro a solução “calça” que me livra de carregar volumes. Não se esqueça de garantir que a calça seja confortável. Uma convivência contínua exige que ela não seja incômoda de nenhum modo. Observem que depois de uma semana andando, fazendo turismo, os pelos das pernas chegam a cair em virtude do atrito constante por dentro da calça.

camisas: Sou fã do modelo Travelers da Richard’s, que, em verdade, nem sei se ainda vende. Procure pelo modelo equivalente do momento. É feita de algodão de boa qualidade, confortável e tem um importante bolso para caneta e óculos. Elas servem para o dia a dia e quebram o galho para as ocasiões formais. Custa em torno de US$100. Atenção: é possível comprar camisas semelhantes no exterior por menor preço, por exemplo, por cerca de US$50. Recomendo duas camisas dessas, em cores escuras para não sujar. Elas usadas com camisetas por baixo, permitem cumprir uma viagem de até 10 dias.

E mais:

cachecol: Para andar no frio, um cachecol é aconselhável para proteger o pescoço. Nós, moradores dos trópicos, demoramos a perceber a vantagem de proteger o pescoço do vento.

boné ou chapéu: Um boné também é confortável frente a um frio inferior a 10ºC. Mesmo com temperaturas mais quentes, mas com muito vento, cobrir a cabeça é confortável. Há que ter cuidado com o modelo, para não parecer algum homeless vagando pelas ruas de alguma cidade do mundo.

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



Um comentário em “Viagem: escolhendo roupas para uma viagem de uma semana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.