Como transferir blog WordPress para um novo provedor de hospedagem


Durante o processo de transferir nosso site do antigo provedor de hospedagem para o Locaweb, encontrei o artigo How to Move Your WordPress Blog To A New Web Hosting. Ele trazia boa descrição dos passos por que passamos em nossa transferência. Utilizei-o como base para gerar este artigo. Seguem os passos que devem ser seguidos:

1) Atualize a versão do WordPress

Atualize a versão do WordPress para garantir que os programas que envolvem a transferência vão funcionar a contento.

2) Crie backups dos arquivos e bancos de dados do site

a) Crie back-up da pasta wp-content que contém os arquivos que você customiza, tais como plugins e temas do WordPress. Crie backup de outros arquivos (por exemplo, nossas fotos são colocadas fora do BD do WordPress) que você deseje transferir. Utilizamos o FileZilla, que é leve e rápido. Guarde-os em algum lugar fora de seu disco rígido!

b) Utilize o programa phpMyadmin ou outro gerenciador de BD para copiar (criar backup) do BD MySQL contendo seu site ou blog. Por segurança, faça várias cópias.

3) Troque o nome do servidor do seu domínio

Troque o nome do servidor de seu domínio (DNS) por aqueles fornecidos por seu novo hospedador (ou “provedor de hospedagem de sites” ou hospedeiro) usando o painel de controle do hospedador. Os serviços de hospedagem oferecem domínios alternativos para que você teste o funcionamento do seu site antes de trocar o DNS. Eu fiz no modo direto, troquei logo o DNS.

Normalmente a propagação da alteração do DNS demora de 24 às 72h. O site pode funcionar de maneira estranha neste período.

3) Instale WordPress no seu novo site de hospedagem.

Faça uma instalação do WordPress no seu novo serviço de hospedagem. Eu criei o site WordPress a partir do zero. Por algumas horas, o site não tinha artigo algum, só a estrutura.

4) Faça o upload dos arquivos do site

a) Usando o FTP, faça o upload das pastas wp-admin e wp-include da versão atualizada do WordPress. Copie também a pasta wp-content, que contém seus temas e suas customizações.

b) Faça o upload de seu BD MyAdmin do qual foi previamente feito backup.

5) Conecte seu WordPress ao banco de dados

Conecte sua instalação nova de WordPress ao BD importado. Isso é feito editando as informações do BD no arquivo wp-config.php file na raiz da instalação, onde você também encontra o arquivo index.php. Os dados importantes são: nome do BD, nome do usuário, password, e nome do host (que é normalmente “localhost”, mas não é o caso do site de hospedagem Localhost, que fornece um nome específico, no formato mysql9999.locaweb.com.br). Eu utilizei um backup do BD feito em versão do WordPress anterior à 2.7, que foi a versão instalada no novo hospedador. Não houve problema. O WordPress constatou a diferença e atualizou a base em segundos.

6) Feito!

Se todos os passos foram bem sucedidos, seu site funcionará direito. Boa sorte!

6 thoughts on “Como transferir blog WordPress para um novo provedor de hospedagem”

  1. olá meu querido, muito bom..
    tentei transferir o site.. foi tudo certo
    só que todos os links ainda estão apontando para o site antigo
    o endereço das fotos.. tudo
    sabe dizer o que pode ser?

  2. Que dados, além dos posts e as opções do blog, estão no BD?

    Respondendo: Não olhei em detalhes. O BD tem que conter os artigos (posts), comentários, autores, categorias, tags … As opções do blog referentes ao tema escolhido também devem estar lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.