Cidade de Praia, Cabo Verde

cidade de praia

Praia é a capital de Cabo Verde. Fica na maior ilha do arquipélago, a Ilha de Santiago. (clique para ver no Google Maps)

Veja outros artigos sobre recantos de Cabo Verde: Cidade Velha, Praia de São Francisco, Praia de São Tomé, Ida da Cidade de Praia a Tarrafal, Retorno de Tarrafal a Praia e Serra e Rui Vaz.

chegar dormirpassearcomer&bebercomprar

Praia é a capital de Cabo Verde desde 1769, quando substituiu a antiga capital Ribeira Grande (hoje chamada Cidade Velha), que era pouco protegida e sofria periódicos ataques de piratas ingleses e franceses. O porto de Praia era mais seguro. A existência de um platô elevado dava melhores condições de segurança para situar a capital do país. Até hoje o centro histórico da cidade se mantém no Plateau. A geografia básica da cidade pode ser comparada a do Rio de Janeiro. Do Centro, no Plateau, descendo para o sul, passamos pela Praia de Gamboa, que equivale, na geografia carioca, à Praia do Flamengo. É a zona de passagem para os bairros mais nobres, localizados junto ao mar. Defronte da Praia da Gamboa há uma ilha, Sta. Maria, com ruínas de antigo hospital onde os viajantes eram deixados de quarentena. Já se falou em construir ali um cassino ou outro centro de atração para o turismo, mas ela permanece deserta. Não está feio assim. A foto abaixo mostra parte da praia da Gamboa, a Ilha de Sta. Maria, o porto mais ao fundo. À direita, surgem as casas da Prainha.

cidade de praia

Seguindo para o sul, chegamos a Prainha, região nobre, com grande concentração de embaixadas, como as dos EUA e França, e bons hotéis.

cidade de praia

A Prainha é a Ipanema da Cidade de Praia. O mar visto da Prainha mostra sempre a bonita imagem do farol de D. Maria Pia.

cidade de praia

A cidade continua a crescer para o sul, como aconteceu com o Rio. Depois vem a Praia de Quebra Canela, com cerca de 150m de comprimento e com sua terra escura.

cidade de praia

Mais adiante, o grande empreendimento de Palmarejo fez surgir um bairro planejado para a classe média alta, com ruas de boas casas e prédios modernos, com varandas voltadas para o mar. É a Barra da Tijuca da Cidade de Praia.

cidade de praia


Para chegar

O aeroporto Francisco Mendes fica a poucos minutos da cidade, ligado por uma estrada nova que mostra a preocupação com infra-estrutura para a economia e o turismo do país. Do Brasil, a TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) tem 3 vôos semanais ligando Fortaleza a Praia em 3 horas e 15 minutos. A TAP tem vôos diários para Lisboa e a Air France utiliza a rota por Dakar, no Senegal, para servir o arquipélago. A partir de Praia, as ilhas vizinhas são alcançadas por vôos regulares, que é a melhor e mais rápida maneira de visitá-las.

A cidade é servida por ônibus, mas, a menos de interesse particular pela vida local, a melhor maneira de se deslocar é nos táxis sempre disponíveis e em boas condições. Uma corrida do Plateau à Prainha, custa 150 escudos, pouco mais que 1 euro.

Para passeios pela Ilha de Santiago, a partir de Praia, o aluguel de carro é disponível e as estradas apresentam boas condições. Um carro simples custa, para o aluguel por 24 horas, cerca de 45 euros. A loja CVRent, situada na Prainha, tel. (238) 2611112. tem bom serviço. O dono, Hugo Silva, é simpático e oferece serviço de qualidade. É boa fonte para dicas restaurantes e outros serviços na cidade.


Para dormir

Para quem chega a Praia há alguns hotéis mais simples no Plateau. A vantagem é estar perto do comércio tradicional da cidade. Nas praias mais famosas, encontramos hotéis de alto padrão. O Hotel Pestana Trópico, construído onde era a antiga prisão da cidade, tem os quartos voltados para bonita piscina interna com vista para o mar. O Hotel Oásis Atlântico Praiamar, conhecido como Praiamar, é o mais bonito da cidade. Encravado no promontório onde fica o farol da cidade (veja foto abaixo), tem os quartos voltados para o poente, com bela vista da praia de Quebra Canela. Tem quadra de tênis, boa piscina e serviços como um curso de mergulho no belo pedaço de mar junto ao hotel.

cidade de praia


Para passear

O Plateau, centro histórico da cidade, é o passeio padrão para começar a conhecer Praia. Logo no início da Av. Amílcar Cabral, há que conhecer a Praça Albuquerque, coração da cidade, com belas casas antigas. A praça possui uma fonte de água, quase um monumento à luta contra a escassez do líquido no arquipélago. Veja abaixo uma foto da praça.

cidade de praia

Subindo a Av. Amílcar Cabral, chega-se ao mercado central da cidade. Ali, as mulheres chegam cedo de manhã para vender legumes, frutas, peixes e artesanato. As cores das roupas, o som das conversas, os produtos, tudo contribui para agradar a curiosidade do viajante.

cidade de praia

O Plateau oferece boas ruas para caminhadas. No centro do bairro, poucos minutos a pé a partir da praça principal, em outra praça, a 10 de Maio, encontramos o Café Sofia. É ponto de encontro de dia e de noite para um café. As praças oferecem wireless. É comum ver pessoas nas mesas da calçada do bar ou nos bancos das praças com seus notebooks conversando com o resto do mundo.

cidade de praia


Para comer&beber

Uma peculiaridade de Cabo Verde é a dificuldade em achar Coca-Cola Light. Os bares e restaurantes só oferecem refrigerantes com açúcar. Só encontrei Coca Light, ainda assim em lata, no principal supermercado da cidade, o Calú e Ângela. Engarrafada, só mesmo Coca açucarada. Entretanto, a Coca-Cola descafeinada é fácil de achar. Ou seja, o povo engorda com o açúcar e fica calmo sem a cafeína.

A propósito, no supermercado se encontra de tudo. Os produtos importados cobrem dos queijos franceses aos vinhos de Portugal. Não há dificuldade em comprar um Brie Président ou um vinho Cartuxa ou Quinta da Pacheca.

Alguns restaurantes interessantes na cidade:

O Poeta: Situado na Achada de Santo Antonio, ao lado da Embaixada de Portugal, fica no alto, com bela vista para a Prainha. O lugar é sofisticado e seus preços são diferenciados. A freqüência dominante é dos mais abastados e turistas. A lula grelhada com queijo acompanhada de legumes estava supimpa.

Sovaco de Cobra: Foi uma agradável descoberta. Fica na Terra Branca, em lugar simples, que permite conhecer um pouco mais do interior da cidade. Suas cadeiras de plástico na porta escondem a boa qualidade do lugar. É um estilo de comida mais “hard”. Experimentei entrada de lingüiças e, como prato principal, uma excelente carne seca desfiada com feijão branco (preço do prato: 6 euros). Isto foi saboreado com a companhia de caipivodcas de limão bem preparadas. O lugar também oferece crepes. É visita certa para quem vai à Cidade de Praia.

Casa Nova: Restaurante simples num sobrado do Plateau, com ar condicionado. Cozinha portuguesa. Bom bacalhau com batata.

Kapa: Conhecida como uma pizzaria onde os “copo de leite”, os bacanas, vão jantar. Os carros de luxo estacionados a volta da casa atestam o fato. Localizada junto à praia de Quebra-Canela, tem vista privilegiada para o pôr-do-sol. De noite, um saxofone tocava Tom Jobim. Muito agradável. A pizza é fina e saborosa, talvez um pouco gordurosa, é experimentar pra dizer. Cuidado ao pedir uma Marguerita, a casa faz esta pizza com queijo e presunto.

Dragoeiro: Achada S. Antonio. Tel. 2623335. Agradável lugar para conhecer a gente de Cabo Verde. Famoso por seu frango na brasa, feito em grande forno de carvão. É bom lugar para marcar com amigos para uma cerveja.

Beramar Grill: Chã D’Areia. Tel.: 2612826. Oferece peixe e bacalhau de qualidade. Sua barriga de atum é famosa. Um bacalhau com vinho branco do Fogo atende bem. O preço não é baixo.


Para comprar

Cabo Verde não é um sítio para compras. O forte do turismo das ilhas é ver suas belezas naturais e de seu povo. Os panos coloridos feitos no país impressionam pela bela padronagem. Vale a pena comprá-los como lembrança da viagem.

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



Marcados com: ,
Publicado em viagens
68 comentários sobre “Cidade de Praia, Cabo Verde
  1. joao salvador disse:

    joao salvador.filho de joao kayombo e de uhenha lauenta.vivo em luanda ,viana .nascido aos 01,08.1976,natural de luau-moxico

  2. oi! meu nome é Everaldo moro no Piaui Brasil gosto de praia, recomendo para todas às pessoas as praias brasileiras.

  3. Danieli Pereira Alves disse:

    Boa noite sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber como se faz uma ligação para Praia em cabo verde, pois nunca fiz uma ligação internacional. Quero saber se é primeiro o código do pais, da cidade e depois o numero da residencia? ou celular. Não sei quais são os códigos que tenho que usar, somente o numero da residencia e celular. Desde já agradeço.

  4. Lourenco disse:

    Cara Emilene — a melhor forma de contactar este Sr. (Miguel) talves seja atraves dos servicos do consulado de Cabo Verde no Brazil ou talves do facebook. Sinto muito — sobretudo pelo facto de que tens um filho dele. Podes tambem tentar contacta-lo atraves de um jornal em Cabo Verde como por exemplo o Jornal Asemana online.

    Cuida-se,
    Lourenco, EUA.

  5. emilene lira disse:

    oi! meu nome é Emilene moro no Brasil,e namorei um cabo verdiano quando ele estava aqui estudando.mais assim que ele acabou os estudos ele voltou , o nome dele é miguel conbinat neste momento so sei que ele mora na cidade de santa catarina e trabalha em um hospital da capital,e desta minha relaçao tive um filho,chamado miguel freire combinat,gostaria de encontra-lo ,pois no meu coraçao sinto um grande amor por esté homem,e quero encontra-lo,obrigado desde ja

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Parceiros