- Debora Ramon- (colaboradora)

Tempo de ser patriota,
Tempo de ser esportista

A cada temporada de olimpíada ou de copa do mundo os brasileiros se transformam nos patriotas mais esportivos de todos os tempos.

Essa febre verde/amarela começa agora. Acabamos de comemorar nossa independência, estamos em um ano político e nosso pais está sendo muito bem representado em Sydney.

O circo está armado. O povo para de pensar na dura realidade para comentar em roda de amigos sobre tal judoca, tal nadador, tal ginasta. Assunto que em outra época seria enfadonho.

Porque será que somos um povo de "épocas"? Não temos memórias, não fincamos raízes da nossa história. O povo se ilude facilmente, perde a coerência dos fatos em troca de pão e circo. Até quando??

Até quando seremos enganados por homens que se dizem até defensores de nossos direitos, mas que na realidade só defendem o seu pão de cada dia.

Até quando faremos parte de um círculo vicioso que não fornece informação, para que o povo não tenha consciência, para que não saiba votar, criticar e mudar. Com isso torna-se desinformado e volta-se ao início.

Essa roda que movimenta as massas tem que ser freada. Momento como este, que o país inteiro está acreditando no verde, amarelo, azul e branco é que devemos agir e não nos deixarmos enganar.

De pão e circo leva-se um país a lona e não ao pódium.


 
  envie agora sua opinião

mais artigos da seção Brasil

Início da página | homepage Polemikos

24setembro2000
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.