Polemikos indica Biscaia 

  Em quem votar? A quem dar o voto de modo a melhorar nossa sociedade? Nesses tempos de liquidação de candidatos na tevê, vendidos como sabão em pó ou refrigerantes, onde uma simples mensagem ou slogan tenta prender nossa atenção para nos tirar o voto, chega a ser difícil manter a fé no processo. Será que isso vai dar em alguma mudança? Ou, apenas, o precioso direito a escolher nossos representantes, conseguido a duras penas, serve apenas para chancelar o poder do dinheiro para manipular cidadãos e perpetuar os desequilíbrios de nossa sociedade. Por isso tudo, precisamos escolher bem, para valorizar nosso único e valioso voto. O que podemos fazer para isso?

Procurando me informar, fui a reunião na casa de uma amiga, para conhecer o deputado Antonio Carlos Biscaia, candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. Foi uma grata experiência. Biscaia não fala com aqueles arroubos de candidatos, que nos bombardeiam com frases feitas que estamos fartos de ouvir. Ele não diz que vai criar restaurantes de graça para todo mundo ou criar empregos num piscar de olhos. O candidato usa conversa simples e direta para se apresentar e descrever suas propostas. Biscaia relatou seu passado, seu trabalho, sua indignação com retrato geral do Brasil de hoje e pediu a oportunidade de trabalhar como deputado no Congresso Nacional. Biscaia mereceu 22 mil votos na última eleição, que o fez deputado por 14 meses como suplente de Jorge Bittar. Ele agora quer ser deputado eleito para trabalhar em um mandato integral de 4 anos.

Mas, quem é esse sujeito afinal? Biscaia foi Procurador-Geral da Justiça no Rio de Janeiro e liderou ações que nos proporcionaram momentos de cidadania explícita na história recente do Brasil. De sua atuação resultaram a condenação dos chefões do jogo do bicho e da máfia da previdência. Vocês lembram daquela Jorgina, que nos roubou 400 milhões de reais para gastar como uma princesa árabe nos EUA? Pois é, ela está presa hoje graças ao trabalho de pessoas como o candidato Antonio Carlos Biscaia. Além disso, como deputado, contrariando a triste cultura nacional, Biscaia trabalha. Surpresos? Pode parecer estranho eu destacar esta qualidade, mas sabemos que isto é distinção rara no Congresso Nacional. Como amostra de sua atuação, para não cansarmos demais o leitor com dados, destaca-se sua intensa participação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (Brasília) e na investigações da CPI do Narcotráfico.

Mas, estamos aqui para falar do futuro. É certo que precisamos eleger pessoas sérias para mudar um Congresso que sabemos é tomado por cretinos patrocinados por poderosos grupos econômicos que controlam o Brasil. Esses grupos utilizam milhões de reais para conseguir os votos que colocarão seus prepostos na Câmara de Deputados, com o único objetivo de defender seus interesses e manter seus privilégios. É difícil remover este estigma político de nossa sociedade, mas o processo de mudança política não costuma dar certo com aventuras (lembram da quadrilha de Collor?). E notem que a escolha certa do deputado ou senador pode ser mais importante que do próprio presidente. Afinal, se nosso Congresso fosse melhor, não teria manipulado o fraco FHC,  mantendo-o sob o controle do retrógrado PFL de Antonio Carlos Magalhães. Por isso não podemos errar na escolha do candidato.

Polemikos acredita que o nome de Biscaia sintetiza a figura de homem público honesto, trabalhador e com projeto para o Brasil. Biscaia poderia estar em casa curtindo sua aposentadoria como desembargador, mas preferiu ficar na chuva e se molhar, preferiu lutar contra bicheiros e traficantes. Senhores, isso não é pouco e é o que precisamos para reverter a degeneração política de um país que tem potencial para ser uma grande nação, mas que, se não agirmos, está destinado a ser dividido entre bunkers luxuosos dos poderosos e favelas dominadas pelo estado paralelo do tráfico. No meio, ficará o trabalhador, temendo sair a noite, encolhidos em casa ouvindo as salvas de tiros que vêm rotineiramente das favelas controladas pelos marginais. A Colômbia está aí para mostrar que esse pesadelo pode acontecer. O candidato Biscaia tem estado na linha de frente do processo de estruturar a luta política para reverter o crescimento da violência e da insegurança no país. O Projeto de Segurança Pública, produzido pelo Instituto Cidadania, sob a coordenação de Antonio Carlos Biscaia, e oferecido como proposta suprapartidária para implantação no país, resume: ou haverá segurança para todos, ou ninguém estará seguro no Brasil. O plano é detalhado e contempla soluções para problemas graves no Brasil, tais como a violência doméstica, a proteção de testemunhas e o controle de armas de fogo. Vejam o plano em http://brnt5sp228.digiweb.com.br.

Portanto, Polemikos indica o candidato Biscaia. Ele merece nosso voto não porque diz coisas vagas como representar renovação, ser filho de alguém famoso ou qualquer artifício de propaganda que assistimos constrangidos no horário eleitoral. Biscaia tem história de trabalho pelo Brasil que pode ser verificada. Ele tem propostas sérias que podem ser verificadas. Ele fez sua parte. Ele merece a oportunidade de trabalhar pelo Brasil no Congresso Nacional. De nossa parte, façamos  o dever de casa: vamos divulgar seu nome e multiplicar o número de votos que garantirá sua eleição. Biscaia é candidato a Deputado Federal pelo PT e seu número é 1333.

- Tirésias da Silva -


 
  envie este artigo a um amigo

envie agora sua opinião

mais artigos da seção Brasil

início da página | homepage Polemikos

25agosto2002
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados