Pensamento Acadêmico

Marcos Dawailibi
colaborador

Esse texto trata-se de uma reflexão, que no mais das vezes não atinge a preocupação de todos acadêmicos, porque cada um torna-se bacharel de algum curso superior por alguma prerrogativa subjetiva, mas isso é um incômodo constante em minha vida.

Eu indago: Em nosso país, todos os indivíduos que se esforçam e almejam sucesso em sua profissão, conseguem obter êxito em sua pretensão? É obvio que não! Para conseguir o mencionado sonho que todos procuram, é preciso estudo, persistência... e outros requisitos que não preciso descrevê-los mas primordialmente devemos incluir o requisito sorte.

Por oportuno, conheço pessoas que são muito bem sucedidas em sua profissão e... do que eu estou falando? Bem sucedidas? Qual o conceito desta expressão? Para responder essa pergunta, é irrefutável termos a popular visão capitalista. Para ser uma pessoa bem sucedida é necessário ganhar cada vez mais dinheiro, pois somos eternamente insatisfeitos com a situação atual devido a histórica implementação do sistema econômico em apreço.

Por outro lado conheço pessoas que são bem sucedidas, mas não possuem esse pensamento egocêntrico que atinge a grande maioria pensante, entretanto estas conseguem reconhecimento de si mesmos, pois o que não se enxerga não se comenta. Mas porque eu vou precisar de comentários em face do meu trabalho? Aumentar meu ego? Satisfação? Tudo bobagem! Você precisa estar bem consigo mesmo, pois em outra banda, existem pessoas infelizes que são realizadas profissionalmente.

Outrossim, estes últimos são os indivíduos que vivem em paz, mas quando a necessidade aperta, é preciso buscar meios alternativos para a resolução do atual empecilho, ou seja, apenas se trabalha no que gosta por satisfação profissional, mas quando é necessário satisfazer suas necessidades ou caprichos trabalha-se em outra atividade para suprir o problema, com a obtenção da moeda.

Diante todo o exposto, podemos chegar a conclusão que todas essas preocupações estão relacionadas com a situação que um dia poderá vir a qualquer um de nós acadêmicos, que estamos nos esforçando sem garantia nenhuma. Não temos o incentivo governamental esperado, pois encontramos apenas as universidades públicas que atualmente não são tão boas quanto as particulares, e o modo de ingresso nestas, é o método mais injusto e arcaico que existe! Sobre as mensalidades das universidades privadas eu reputo não precisar de comentários não é verdade?

É necessário um programa de emprego para os recém formados, a mais imediata reforma tributária começando pelo aumento do recolhimento do imposto de renda na fonte, tendo como princípio "quem ganha mais paga mais", pois o governo sem verba para suprir a demanda necessária, irá tornar nosso país um escravo eterno dos países de primeiro mundo. Necessitamos dar incentivo a futura classe de pensadores do nosso país e solucionar esses reais acontecimentos nefastos!

Finalmente, precisamos reivindicar nossos direitos pois somos o futuro deste país! Sem pessoas que acreditam em nossa nação, seremos sempre pessoas que se orgulharam de ser brasileiros apenas pelas mulatas, carnaval e futebol! Necessitamos de um pensamento patriota, assim conseguiremos arrumar essa bagunça! Eu preciso acreditar nisso.


envie este artigo a um amigo

envie agora seu comentário sobre este artigo

veja outros artigos da seção extra

homepage Polemikos

08dezembro2002
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.