Lula foi abduzido

Acho que a coisa vai feder mais adiante. Esse estilo "gracinha" do PT não cheira bem. Há uma perplexidade geral sobre o atual andar da carruagem. Do lado dos eternos incautos, que acreditavam no discurso do PT de que havia uma alternativa ao modelo seguido por FHC e sua turma, surgiu a surpresa de ver o governo Lula seguindo exatamente (bota exato nisso) a mesma fórmula que o governo anterior. Ora, perguntam os eleitores se era para manter o mesmo remédio, o mesmo estilo, por que fazer uma troca que colocou o Brasil em xeque frente aos estrangeiros e, em particular, ao deus invisível e onipresente do Mercado, fazendo com que o dólar atingisse o estratosférico valor de R$4,00? Quer dizer que não precisava tanta marola? O José Serra podia continuar o governo e até teria mais condições de peitar o Mercado. Os neoliberais também estão perplexos. Quem ganha grana com os juros e só têm a feliz preocupação de maximizar o retorno do capital que juntou, está bestificado com a generosidade do PT? Esta rapaziada teve a grata surpresa de verificar que Lula é manso. O moço não tinha proposta na algibeira. Não tinha projeto. Sua chegada trouxe um presidente mais dedicado ao trabalho do que FHC. Mas a nova estratégia, cantada e decantada durante a campanha eleitoral, não aconteceu. Quem votou no Lula ainda não diz que houve estelionato eleitoral porque tem vergonha de assumir a própria ingenuidade. O pessoal adorador do deus do Mercado, não vai falar de estelionato e vai apoiar o doce Lula enquanto os juros ficarem na bela faixa dos 26%. Ficamos assim.

Eu estou impressionado com o discurso geral de que "não pode subir os juros para não irritar a inflação!". Parece que se baixar os juros, mesmo que poucos pontos percentuais, o povo, que compra no crediário com juros de até 10% ao mês, vai passar a ter juros de 9% (baixíssimo pois não?) e vai tomar os shoppings de assalto, comprando de tudo, numa sanha de demanda que provocará inflação. É duro de acreditar nessa inflação de demanda. Ainda mais que o responsável pela maior parte da inflação são os preços controlados pelo governo, tais como gasolina, telefone, luz... Será que o modelo é tão perverso que temos que fazer o pessoal pagar mais juros, de modo a sobrar menos dinheiro para comprar comida, senão o povo, que não entende de economia, vai comprar mais pão, carne e legumes e, com isso, pressionar os preços do alimento. Comer melhor gera inflação? O problema é que a inflação dominada dessa maneira - que parece ser a única  ferramenta disponível dos economistas do FHC e, agora , do Lula - freia a demanda, que freia a produção industrial, que freia os empregos, que diminui os impostos colhidos, aumenta o déficit do governo e faz com que este fique mais dependente dos empréstimos dos bancos, que ao verem o governo fragilizado, pressionam para os juros aumentarem. Opa! Olha aí um motivo razoável para os juros estarem altos!

Faz tempo, Luiz Fernando Veríssimo escreveu crônica sobre uma alucinada teoria da conspiração que dizia terem trocado o presidente Fernando Henrique Cardoso por um sósia. Afinal, aquele presidente não podia ser o mesmo sociólogo de esquerda que a ditadura militar perseguira. A genialidade de Veríssimo brincava com as mudanças e as concessões que o presidente fazia após ser eleito. Pergunto: Será que Lula foi trocado também? É fácil de compreender um intelectual hesitante ser cooptado pelo poder e adotar o caminho da mudança lenta e gradual. Dá para imaginar o professor FHC com a visão de que o processo democrático é lento; que o povo vota mal e, portanto, tem o Congresso que merece; que só com o passar do tempo é que as coisas vão melhorar. Uma modesta conquista aqui, outra acolá, e a democracia se manteve por 8 anos. Isso já é motivo para FHC se vangloriar na sua biografia. Mas, um sindicalista? Pensar que Lula se dobraria à banca, acharia adequado e necessário manter os juros mais altos do mundo. O Brasil é o lugar onde os bancos são melhor remunerados no mundo, só perdemos para a Nigéria. Daí para a conclusão foi um passo: Lula foi abduzido! Não sei bem o que é isso. É cultura de filme de invasão de alienígenas. O verbo abduzir soa como se o indivíduo fosse subjugado sexualmente por um extraterrestre. Deve ser isso mesmo. Um que eu acho que já foi abduzido há muito tempo foi o Cecília, que ganha US$70.000 por mês de aposentadoria do BankBoston e incorporou o papel de Diretor do Banco Central do governo Lula. Meireles falando com a voz grossa, do tipo treinada pelo Simon Weintraub, é assustador. Mas será que o homem de Garanhuns, também foi possuído por um extraterrestre? A dor no ombro de Lula, segundo esotérico amigo meu, é uma má formação decorrente do processo apressado de moldar o corpo do presidente antes da entidade malévola se incorporar. 

Voltando à realidade. Esse esquema de adotar a política do governo anterior pode ser uma estratégia para o PT tomar pé no governo. A situação já estava muito séria desde antes de Lula chegar. Se ele não embarcasse no manual do arrocho do juro alto, o governo ficaria inviável desde o início. É por isso que eu digo que vai feder mais adiante. Vai chegar uma hora que o PT vai ter que sair do círculo vicioso dos paliativos. Se as grandes mudanças – previdência, fiscal etc. – não acontecerem e funcionarem, as dívidas explodirão, o achaque dos bancos internos e externos vai aumentar e não vai ser na base de juros altos que Lula vai continuar explicando pros eleitores que no futuro ele vai resolver as coisas. Mas ainda estamos pasmos. O benefício da dúvida favorece Lula. Vamos esperar mais um pouco para ver se ele é o antigo sindicalista tentando encontrar um caminho para fazer as mudanças ou é um clone abduzido dando continuidade no plano intergaláctico de destruir o país. Dá para esperar. Tanto mais que eu tenho dinheiro no banco e também estou ganhando nos juros. Eu não sei é se o pessoal que vive do crediário e os desempregados vão ter a mesma paciência.

- Tirésias da Silva -


 
  envie este artigo a um amigo

envie agora sua opinião

opinião dos leitores sobre o artigo acima ( ver artigo )

09.06.2003

Concordo com quase tudo, mas pondero que algumas medidas que estão sendo tomadas nesse período são praticamente irreversíveis (inclusive as tentativas de aumento de imposto - ou alguém acredita que algum dia algum governo reduzirá impostos neste país?), o que significa que Lula poderá entrar para a história como um dos algozes da classe média (a mais penalizada caso haja aumento do imposto de renda ou redução das deduções, como deseja o ministro Palocci).

Um abraço,

Marcelo Dawalibi


mais artigos da seção Brasil

início da página | homepage Polemikos

07junho2003
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados