PT perde o Cabaço

O PT está assustado. Eu também. Este affaire Waldomiro, que explodiu ao lado do José Dirceu, é a pá de cal na imagem de partido "limpo" que o PT vendia. De novo, valeu a regra: quando eles chegam ao poder vemos que são todos feitos do mesmo barro, digo, da mesma lama. A responsabilidade do Zé Dirceu ficou grande. Logo ele que é o todo poderoso braço direito do Lula. O passado do Waldomiro tinha palavras chaves como Garotinho, loterias, casas de apostas, bingos, ou seja, bons indícios de que ele não era flor que se cheirasse. Mas parece que estes agentes de coleta de grana de campanha ficam fora de qualquer crítica. O que importa é que eles façam o dinheiro aparecer. O Zé Dirceu foi pouco rigoroso para um sujeito que ocupa cargo tão alto. Ele foi displicente e se deixou ficar perto da gatunagem. É difícil ele não ter percebido que seu assessor Waldomiro, mais dia menos dia, ia feder. E eu que achava que o PT já tinha achado um modo higiênico de ganhar dinheiro para a próxima campanha. Vejam só como a coisa parecia organizada: as 60.000 contratações do governo, que surgiram de repente neste no começo do ano, custariam 100 milhões por mês que sairiam do imposto que pagamos, quer dizer, do nosso bolso. Como os cargos serão distribuídos dentro do PT e é praxe que seus afiliados recolham 10% do salário para o partido, eu entendi que, sem roubar explicitamente, o PT ia aumentar em 10 milhões de reais por mês o faturamento do partido. Bom esquema para custear despesas de eleição, não é?

Este caso Waldomiro pode ser a ponta do iceberg. Quem pode assegurar que os partidos não estão colecionando dossiês dos golpes criados pelos novos poderosos do PT, que agora estão por cima e, pela regra, agora roubam? Os dossiês virão à tona na hora da campanha eleitoral que teremos este ano. Vai ser um tiroteio só. No curto prazo, a fragilidade do governo fará com que seja obrigado a agir segundo a cartilha tradicional: o PT vai ter que ceder à oposição. A fraqueza em véspera de eleições vai empurrar o PT para negociar com as cobras que estão sempre a espreita para tirar vantagem das fraquezas do poderoso do momento. Os jornais informam que ACM está se mexendo para impedir o apedrejamento do Zé Dirceu. Imaginem o preço que o velho ratão baiano vai cobrar. O governo já não tinha mostrado propostas novas de governo, conforme vá se emaranhando em denúncias, seu espaço de manobra será menor. Hoje saiu a medida provisória do Lula mandando fechar os bingos. Quê que é isso? Ele descobriu de repente que os bingos mascaram a liberação do jogo no Brasil, que servem para lavagem de dinheiro? Ou é pura retaliação e medida de impacto para esconder a cagada Zé Dirceu x Waldomiro? A bolsa cai, o dólar e o risco Brasil sobem, não é pra menos, descobriu-se mais um santo brasileiro do pau oco.

A sucessão de casos de corrupção no Judiciário e nos Executivos em geral agrava a crise de ética por que passa a nação. Os meios de comunicação apontam novidades todo dia. Para alguns pode parecer que os golpes, os trambiques, estão sendo descobertos são sintomas de melhora. Entretanto, podemos ver de outra maneira. A vulgarização das ocorrências de casos de corrupção anestesia o senso crítico e fortalecem, para a população, a idéia de que o normal é ser ladrão, o errado é ser pego com a mão na botija.

- Tirésias da Silva -


 
  envie este artigo a um amigo

envie agora sua opinião

mais artigos da seção Brasil

início da página | homepage Polemikos

21fevereiro2004
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados