Parceria
João Nogueira & Paulo Cesar Pinheiro

Parceria

Paulo Cesar Pinheiro é, ao lado de Aldir Blanc, um dos maiores letristas vivos da música brasileira. Além de muito inspirado, Paulinho é também muito fértil, tendo mais de uma dezena de parceiros. Aliás, parece que uma de suas preocupações é sempre estar acompanhado de compositores com qualidade acima de qualquer dúvida.

Gente como Baden Powell, Tom Jobim, Dori Caymmi, Sivuca, Maurício Tapajós, Ivor Lancelotti, Guinga, Vicente Barreto entre tantos outros. Nada mais justo. Uma poesia com tanta qualidade exige isso.

Um de seus parceiros mais constantes era João Nogueira, que há pouco tempo foi pro céu. Fizeram muitos sambas, todos ótimos.

Além de ser um extraordinário compositor, João Nogueira cantava muito bem, dominando com maestria os segredos da divisão, ingrediente indispensável pra quem quer cantar samba. Não é coisa fácil. Na voz de João, entretanto, parecia brincadeira de criança. E certamente foi de criança que esse carioca do Méier aprendeu esses segredos.

Uma amostra dessa belíssima produção está registrada no CD Parceria com Paulo Cesar Pinheiro e João Nogueira, gravado ao vivo em 1994. Me parece apropriado falar desse CD, embora já tenha sido lançado há alguns anos, já que a saída de João do nosso cenário é recente. O CD foi produzido por Eduardo Gudin, o parceiro paulista de Paulinho, com quem fez sambas memoráveis, provando que São Paulo não é e nunca foi o túmulo do samba.

O CD traz as músicas mais inspiradas da dupla e começa com aquela que provavelmente é a mais conhecida e uma das mais belas, chamada Espelho. Outra obra prima, é a canção As Forças da Natureza, que fez muito sucesso na voz de Clara Nunes.

Clara foi mulher de Paulinho. Em homenagem à ela, eles fizeram Um ser de Luz, com a ajuda de Mauro Duarte, outro bamba. A música é de arrepiar. Eu, pelo menos, nunca consigo ouvi-la sem me emocionar.

"Mas aconteceu um dia
em que o Menino-Deus chamou
E ela se foi pra cantar
para além do luar
onde moram as estrelas
E a gente fica a lembrar
vendo o céu clarear
na esperança de vê-la"

Agora João está ao lado de Clara. Certamente estão cantando samba. O que me deixa preocupado é que cada vez mais, o samba feito no céu está melhor que o que ouvimos por aqui.

- Arnaldo Heredia -
colaborador


 

clique abaixo para saber como adquirir este CD

envie seu comentário sobre este artigo

mais CDs

Início da página | homepage Polemikos

29junho2000
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados