São Paulo Rio
José Miguel Wisnik

Sutil, Sensível e Delicado

O CD São Paulo Rio de José Miguel Wisnik não é um disco fácil de ouvir. É necessário prestar mais atenção do que de costume para perceber a riqueza das letras e melodias. E para isso, é necessário dispor de algum tempo, pois só será possível ouvir essas músicas se você comprar o CD. Ele não vai tocar no rádio e muito menos esse professor de literatura da Universidade de São Paulo vai aparecer na TV. E isso é uma pena.

O CD é ótimo. As letras e melodias são refinadas e apesar da erudição do professor, ele passeia com muita naturalidade pelos estilos mais populares da nossa música, no que esse termo tem de mais positivo. Há sambas (Comida e bebida, Efeito samba, Inverno), bossa nova (Viúvo), fado (Terra estrangeira), rap (Relp), balada (Virtual), valsa (Para Elisa) e até um tango (Tango russo). Tudo muito natural e bem conectado.

Há a participação muito especial de Elza Soares no delicioso samba Comida e bebida. Ela sabe das coisas e depois de muitos anos no ostracismo, parece que foi "redescoberta" pelos que pretensiosamente querem consumir a arte cult. Pura bobagem. Elza sempre foi uma excelente cantora de samba e talvez tenha sido incompreendida por estar à frente do tempo, no que diz respeito a interpretação e criatividade.

Arnaldo Antunes participa da faixa Relp com sua voz de baixo profundo num anti-falsete.

Mas a melhor surpresa é a presença da excelente cantora Jussara Silveira. Dona de timbres ricos e diversos, a cada faixa em que participa, temos a impressão de que se trata de uma cantora diferente. Realmente muito boa sua participação, até porque a voz de Wisnik é muito limitada. Pequena mesmo. Mas isso não tem a menor importância. Tom Jobim desafinava e era um gênio!

Os músicos são do primeiro time, como Marcos Suzano, Zeca Assumpção, Bocato, Jaques Morelembaum, Fábio Tagliaferri, entre outros. Só fera.

Enfim, um disco raro. Sutil, sensível e delicado. Vai ser difícil encontrá-lo nas lojas e impossível ouvi-lo na grande mídia. Mas quem insistir e encontrá-lo vai se deliciar. Como eu me delicio com esses versos da canção Virtual, de Wisnik e Alice Ruiz:

Segui tanto sonho sem acreditar

No instante maior do que a vida fugaz
Te ver é vertigem
Pensar é miragem
Se o tempo parasse guardava essa imagem
Mas ele acabou de passar

Um disco pra quem não tem medo de arriscar. Pra quem não quer navegar nas águas fáceis e tranqüilas do óbvio. Pra quem gosta de pensar.

- Arnaldo Heredia  -


 

clique abaixo para saber como adquirir este CD

envie seu comentário sobre este artigo

mais CDs

início da página | homepage Polemikos

19fevereiro2001
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados