`AGENDAS

Cada minuto que passa é um milagre que não se repetirá jamais.  Ao terceiro sinal serão, precisamente, ...
- Rádio Relógio Federal.

 

Quem não conhece sua História, tende a repeti-la.

Durante anos preocupou-me a questão de o que fazer com aquela agenda que ficou perdida no fundo da gaveta e que, somente no ano seguinte, é encontrada. Quando poderá ser utilizada? Quando teremos os mesmos dias do mês nos mesmos dias da semana?

Nos tempos do politicamente correto e do ecologicamente recomendável, aquele desperdício era torturante. É claro que poderíamos encaminhar aquela agenda para reciclagem mas, e o valor agregado? Foi por isso que resolvi estudar a questão e descobri que era recomendável separar os anos-calendário em quatro grupos. O primeiro grupo é constituído pelos anos que são múltiplos de quatro. Normalmente esses anos são bisssextos (1) e serão denoninados 4N. Os anos seguintes a um ano do tipo 4N serão denominados 4N+1; os que sucedem a estes denominados 4N+2 e, finalmente, teremos os anos do tipo 4N+3. Qualquer ano-calendário terá que pertencer a um desses quatro grupos. Para saber a que grupo o ano pertence basta dividi-lo por quatro e verificar o resto (2). Se o resto for zero o ano é múltiplo de 4 e, portanto, pertence ao grupo 4N; se resto for 1, o ano pertence ao grupo 4N+1 e assim por diante. Se o resto for cinco, você é uma besta, não sabe dividir por quatro e deve seguir a instrução da nota 2 do rodapé.

Os quatro grupos podem ser representados pela figura abaixo em que as setas indicam quantos anos serão necessários para que sua agenda velha possa ser reutilizada. Caso não reutilize a agenda na primeira oportunidade, notar que o próximo intervalo de tempo pode ser diferente pois, o primeira oportunidade costuma ser um grupo diferente do grupo a que a agenda pertence.

Se você não sabe dividir por quatro, tenha ou não seguido as instruções da nota 2, saiba que de 28 em 28 anos o calendário se repete (afirmação válida até 2099). Por isso mesmo os seus aniversários de 28, 56 e 84 anos cairão no mesmo dia da semana em que você nasceu.

(1) São bissextos os anos múltiplos de quatro, mas não os múltiplos de 100, mas sim os múltiplos de 400. Por isso 2000 foi bissexto, mas 1900 não foi e 2100 não será. Aliás, por que bissexto? Bissexto = dois seis, 366 dias. Sacou?

(2) Como o objetivo é descobrir qual é o resto da divisão por quatro, basta dividir a dezena (dois últimos algarismos), como foi ensinado na escolinha da D. Teteca. Se, mesmo assim você não souber dividir por quatro, esquece este assunto e compra uma agenda nova.

- Jovi -
colaborador

 
 

envie agora seu comentário sobre este artigo

veja mais artigos sobre ciência

início da página  página principal

11novembro2001
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados