Filme: Shakespeare Apaixonado, John Madden
cinema
Shakespeare Apaixonado
Shakespeare in love
Shakespeare apaixonante
- eugenia corazon -
O ganhador do Oscar de 1999 é um grande filme. Não é um enorme Titanic que, com a combinação de efeitos especiais, história de amor impossível, atores glamourosos e uma eficientíssima engenharia de fazer cinema, arrebatou todos os prêmios do ano passado.
Shakespeare in Love também fala do amor impossível. Entretanto, consegue combinar a reverência para o tema tão nobre – o amor – com uma comédia adorável. É uma demonstração de carinho pelo mais famoso escritor da língua inglesa e sua obra Romeu e Julieta. O filme de John Madden, com um esperto roteiro, cria uma história dentro da história e reconstrói, de maneira inteligente e alegre, como poderia ter sido a criação do incidente entre os Montéquios e Capuletos. De quebra, a história de amor entre o autor Will e Viola, reescreve o eterno tema da paixão impossível.
É delicioso ver a reconstituição dos teatros ingleses, os atores, a câmera que flutua da platéia para o palco e, daí, para a coxia. Imaginem o velho Shakespeare, se pudesse ser trazido por uma máquina do tempo e assistir ao filme sobre seu métier, sua obra e o teatro. Seria algo emocionante para o grande escritor. Talvez, daqui a uns cinqüenta anos, possamos assistir a uma sessão, em uma mídia virtual do futuro, prestando uma homenagem ao cinema. O filme Noite Americana, uma declaração de amor de Truffaut ao cinema, se prestaria bem à homenagem. E o genial François também ficaria emocionado.
Shakespeare in Love é bom no todo por uma feliz combinação de suas partes. Você pode se deixar encantar pela reconstituição da época. Ou os versos de Romeu e Julieta. Você pode saborear a magnífica música que acompanha toda a história pontuando a emoção dos personagens. Se emocionar com o teatro em sua forma no século XVI. Ou a beleza dos atores Josefh Fiennes e Gwyneth Paltrow, que formam o par romântico. Ou os coadjuvantes de alta qualidade. Assim, de diversas maneiras, você se apercebe da delícia cinematográfica que é esta comédia. Ter ganhado o Oscar pode obscurecer nossas vistas quando tentamos entender os desígnios da Academia. Esqueçam este detalhe e se deliciem como um espectador da velha Londres.
cotação:
você pode comprar filmes pela internet
envie agora seu comentário sobre este artigo
mais filmes
início da página | homepage
Polemikos
16abril1999 Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.
|