Tenha Fé Keeping the Faith

Amizade e fé

Ir ao cinema, é para mim um grande evento. Gosto de todo o ritual. A escolha do local, a compra das pipocas e até mesmo os trailers. Quando o filme começa, gosto de me envolver completamente na trama, ajudado pela escuridão do ambiente, e isso fica ainda mais fácil no silêncio da sala quando está vazia ou a platéia é educada.

Infelizmente não tenho tempo de assistir a tudo que passa na cidade. Por isso, escolho muito bem os filmes a que quero assistir, deixando os gêneros que normalmente não me interessam tanto, para assistir no videocassete. É o caso dos filmes classificados como "comédias românticas".

Isso teria acontecido com o filme Tenha Fé (Keeping the Faith) se não fosse a estréia do ator Edward Norton na direção. Já tive oportunidade de falar de Norton nesse espaço e quem leu meu comentário sobre o filme "A outra história americana" sabe que gosto muito desse ator. Mais que isso, é dos meus preferidos.

Pois ao começar a exibição do filme, com Ben Stiller, Norton e Jenna Elfman nos papéis principais, eu estava muito ansioso pela maneira com que a história iria ser contada. Tenho uma certa implicância com o ator Ben Stiller (de Quem vai ficar com Mary?) e comecei a achar que deveria ter esperado o filme sair em vídeo. Talvez minha expectativa fosse tão grande que inevitavelmente ficaria decepcionado. Eis que aos poucos fui simpatizando com a trama e com a maneira com que ela ia se desenvolvendo. Minha maior surpresa, porém, foi estar gostando da atuação de Stiller, como um jovem rabino, muito envolvido com sua comunidade.

O filme trata de fé e de religiosidade de maneira muito leve sem ser superficial. E isso não é fácil. Outro bom filme que trata desses assuntos é o soturno O terceiro milagre (The Third Miracle) de Agnieszka Holland. O filme de Norton aborda também de forma muito bela os temas da amizade e do amor. Foi uma boa decisão, portanto, desse grande ator, iniciar sua carreira de diretor com esse gênero de filme.

Inevitável não se encantar com o sorriso da atriz Jenna Elfman. A atuação de Anne Bancroft dispensa comentários porque Anne Bancroft dispensa comentários. É sempre uma excelente atriz.

Ao final do filme eu estava emocionado. Talvez por se tratar de fé e eu ser ateu. Talvez por se tratar de amizade e eu estar com saudades de alguns amigos. Talvez por se tratar de amor. Ou talvez, e muito provavelmente, por eu ser um chorão incorrigível.

Edward Norton acertou a mão. Acredito que poderemos esperar por boas surpresas nos próximos anos.

- Arnaldo Heredia -
colaborador


envie agora seu comentário sobre este artigo

mais cinema

Início da página | homepage Polemikos

15junho2000
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.