Filme: Alta Fidelidade, Stephen Frears


 
 

cinema

Alta Fidelidade High Fidelity

um musical falado

- ernesto friedman -

O novo filme de Stephen Frears, Alta Fidelidade, diretor do maravilhoso Ligações Perigosas, tem tudo para virar um cult. Rob Gordon, interpretado por John Cusack, que também co-produz o filme, é dono de uma loja de discos antigos especializada em Rock. Ele e seus dois especialíssimos e especializadíssimos ajudantes tocam um negócio no limite do viável. O interesse maior deles não é vender discos, mas discutir músicas e produzir intermináveis listas de "top five", ou seja, as cinco melhores músicas de cada classe. Exercitando sua erudição sobre canções e conjuntos famosos, os três vão tocando a vida.

Rob Gordon é um chato. Se não fosse o ator John Cusack e sua empatia com o público feminino, o personagem Rob seria insuportável. Ele é imaturo, lhe falta iniciativa, não sabe o que quer da vida ou das mulheres. Ele estende sua mania de classificar as coisas a uma reavaliação dos cinco maiores "foras" que levou das mulheres. Dessa maneira, somos apresentados a seus antigos amores. Seu último caso, Laura, interpretada pela bela dinamarquesa Iben Hjejle, explicita a imaturidade de Rob Gordon. Ela é quem tem algum discernimento no casal. É ela quem toma as decisões, sejam quanto à relação dos dois ou à vida profissional do nosso amigo amante de clássicos de Rock.

High Fidelity é para dividir opiniões. Uns vão achar um tédio a verborragia do personagem de John Cusack. Outros vão achar seus discursos muito profundos. Cusack sai ganhando de qualquer maneira. Produziu um filme barato. Se colocou de ator principal, junto com a irmã Joan e os famosos Tim Robbins e Catherine Zeta-Jones fazendo pontas. Stephen Frears garante a boa direção.

As conversas na loja de discos, no estilo de O Balconista, de Kevin Smith, são os melhores momentos do filme. Há o hilariante Jack Black, um gordo intransigente com o gosto musical mais comum, que rouba todas as cenas. Entretanto, os artistas principais do filme são as músicas, os conjuntos e cantores, citados todo o tempo. É uma interminável e curiosa torrente de referências musicais. O jogo é tentar lembrar, depois de sair do cinema, quem foi lembrado no filme. Segue uma lista. Quem lembrar de mais, manda pra gente.
Fleetwood Mac, Kraftwerk Union, Carole King, James Taylor, Hendrix, Beatles, The Clash, Art Garfunkel, Queen (tocou), Marvin Gaye, Aretha Franklin, Mick Jagger, Joni Mitchel, Cat Stevens, Bruce Springteen, Supertramp ...


cotação:  


você pode comprar filmes pela internet


envie agora seu comentário sobre este artigo

mais filmes

início da página | homepage Polemikos

10novembro2000
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.