Filme: Fale com Ela, Almodóvar

Fale com Ela Hable con ella

Falar com Ela

- eugenia corazon -

O novo filme de Almodóvar, Fale com Ela, é uma mostra de que o diretor espanhol consolidou seu estilo. Apesar de ter fugido das cores e roteiros intensos, o filme contribui para moldar a marca Almodóvar. O diretor de Tudo sobre Minha Mãe está ligando cada vez mais para o Brasil. Temos papel importante no filme. Tem Elis Regina cantando como fundo para uma tourada. Tem citação a Tom Jobin. Caetano Veloso faz uma auspiciosa ponta, cantando para a nata do cinema espanhol, com a presença de Marisa Paredes e Cecilia Roth. Na cena seguinte há um elogio em cena aberta ao cantor brasileiro. Um luxo! Afinal Caetano e Almodóvar são amigos e o diretor costuma escrever parte de seus filmes na casa do cantor, na Bahia. E tem mais gente famosa. Geraldine Chaplin também consegue sua vaga no trem do cult Almodóvar. Assim como a dupla Paz Vega e Elena Anaya, do recente Lúcia e o Sexo, marcando a presença. É um desfile de latinos conhecidos.

A inusitada história do enfermeiro Benigno, que fala com sua paciente em coma, tratando-a como se desperta estivesse, nos apresenta particularíssimos casos de amor e do sempre difícil diálogo entre as pessoas. O ator principal, Javier Cámara, que interpreta o singular Benigno, compõe o tipicamente almodovariano personagem em torno do qual gira a história. Sua ambigüidade sexual e moral é coisa de suscitar muito papo depois de assistir o filme. O namorado de uma toureira também se vê na situação da conversa impedida pelo acidente que a levou a ficar em coma. A eterna dificuldade de "discutir o relacionamento" nos acorre quando assistimos o aparente recatado (surpreendentemente, no caso de Almodóvar) tema do filme. Entretanto, o extremo da inusitada interação, do amor para com alguém em sono profundo, o monólogo fluente de Benigno frente ao silêncio de Alicia, são tão díspares que, apesar das cores próximas ao branco que domina o filme, algo do contraste, do vermelho preferido do diretor, parece estar no ar. As reviravoltas da história mantêm nossa atenção. É fato que ficamos esperando que os personagens atinjam "à beira de um ataque de nervos", mas Almodóvar estava decidido a ser sutil. Restou um pouco de ousadia na decoração de um apartamento, mas foi apenas uma referência ao seu passado ultra expressivo. Os diálogos, com algum humor, abrandam a situação que poderia ser tratada com tragicidade.

Fale com Ela é um filme que provoca reações extremas. Está longe de gerar unanimidade, por sinal, um mérito do filme. Alguns podem querer sair no meio da sessão. Outros choram de emoção. Ao que parece, nossa participação, colocando o reflexo de nossas experiências frente à fantasiosa situação criada pelo diretor espanhol, é parte da emoção que o filme traz. Sendo assim, é um fenômeno cinematográfico relevante. Palmas para Almodóvar.


cotação:  


você pode comprar filmes pela internet


envie agora seu comentário sobre este artigo

opinião dos leitores sobre o artigo acima ( ver artigo )

23.11.2002
Puxa, Eugenia, voce me chamou a atenção para um aspecto superinteressante do filme, que eu confesso não ter captado, até ler seu artigo: a dificuldade de se discutir um relacionamento!
Moral da história: num relacionamento, quando um dos dois está em coma, o papo flui melhor...
Agora uma pergunta pra você: o nome Benigno, do principal personagem, será que foi escolhido de propósito para simbolizar a bondade, muito mais que a ambiguidade? Afinal, Almodóvar deve se identificar inteiramente com o Benigno...
Moral da história 2: o ambíguo é bom.


mais filmes

início da página | homepage Polemikos

09setembro2002
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.