Filme: O Grande Truque, Christopher Nolan


 
 

cinema

O Grande Truque The Prestige

bela incursão no universo da mágica

- ernesto friedman -

Um curso sobre mágica! O cinema é o canal indicado para tratar do assunto, afinal cinema é um tipo de mágica. O Grande Truque trata do universo da mágica com beleza e sensibilidade. A fixação na perfeição, a renúncia na busca de um objetivo, competição, amor e vingança, são elementos de uma trama magnificamente construída. Para alguns, que assistem aos filmes distraídos, a história pode parecer arrastada ou mal contada. Longe disso! Cada plano de O Grande Truque, com roteiro baseado em livro de Christopher Priest, é meticulosamente premeditado de modo a montar o grande truque de mágica que se constitui o filme.

A rivalidade entre dois grandes mágicos, Robert Angier e Alfred Borden, é a linha central da história. A busca do "grande truque", que lhes dará fama e glória, é o móvel de suas vidas. Todos os sacrifícios são válidos na busca da perfeição nessa arte misteriosa. O filme se inicia com uma curta aula sobre mágica. É apresentada a estrutura geral de todos os truques, de todas as mágicas e ... de todos os filmes sobre mágica. Aprendemos que todo truque de mágica tem uma apresentação seguida de um momento de clímax. Resta a terceira parte do truque: o "prêmio" oferecido à platéia, "the prestige", que é o título original do filme.

Para rechear o roteiro bem preparado, a produção é esmerada. O Grande Truque nos traz elenco de estrelas. Hugh Jackman e Cristian Bale são os dois mágicos competidores. As mulheres do filme contam com a bela "arroz de festa" Scarlett Johansson, mais Piper Perabo e Rebecca Hall. Esta última dá o tom solene ao sofrido papel da esposa Sarah Borden. O tutor dos mágicos e da platéia (nesse caso, nós que assistimos o filme) é o personagem Cutter (Michael Caine), irreparável. Como toda mágica tem seus detalhes, temos a figura do cientista Tesla interpretada com sobriedade pelo roqueiro David Bowie. Sem dúvida, uma transformação.

A magia do filme está em nos estimular a descobrir o truque do roteiro. Alguns desfechos são previsíveis, entretanto a maioria dos saborosos detalhes de O Grande Truque só é percebida quando já estamos fora do cinema, conversando com os amigos sobre este belo jogo de mostrar e esconder proporcionado pelo filme.

O diretor Christopher Nolan, também responsável pelo roteiro, opta por um ritmo solene, não se deixando levar pela pressa atual dos filmes de ação. O filme de mais de duas horas apenas prolonga o prazer do truque. O Grande Truque é bom. Deverá concorrer a algum Oscar. Apreciem.


cotação:  


você pode comprar filmes pela internet


envie agora seu comentário sobre este artigo

mais filmes

início da página | homepage Polemikos

25novembro2006
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.