A amante paraguaia do racionamento

Nestes tempos de escassez de energia elétrica, dia destes resolvi tirar a limpo um cisma: determinar o consumo de energia do receptor de satélite Sky da marca Philips. Andava cismado, pois mesmo "desligado" o dito ficava "quentinho". Pois bem, munido de um amperímetro comecei a fazer as medições e o que constatei é de estarrecer: o dito receptor consome o mesmo estando ligado ou "desligado". Repare que o "desligado" escrevo entre aspas, pois é aí que reside a armadilha. Estes aparelhos apenas cortam o sinal, mantendo o resto do equipamento ligado.

Cheguei a um valor de 40 VA. Não parece muito, mas como o aparelho está ligado 24 horas por dia, 30 dias ao mês, teremos um consumo de 28,8 kvah mensal, o que é bastante considerável. Alarmado, resolvi medir o consumo do televisor em modo de espera (stand by). Resultado: mais 40 VA. Ou seja, pela comodidade de desligar o "quentinho" no controle remoto, você "contribui" com 57 kvah por mês para a concessionária de energia. Faça a conta, multiplicando o número de televisores "quentinhos" por seu consumo em modo de espera, adicione o consumo de "reloginhos" de microondas, vídeo cassete, computadores, rádio-relógios, etc, e você verá que tem um inimigo na trincheira, uma amante paraguaia. O pior é que não serve para nada, a não ser que você queira fazer calefação em sua casa com os "quentinhos". Cheguei à conclusão que 25 % da conta de energia da minha casa fica por conta deste "consumo fantasma".

O que mais estranha é a campanha do Governo para substituição de lâmpadas. O problema não são só as lâmpadas e sim os "quentinhos" e os chuveiros elétricos de 4/6 KW. Do que adianta trocar uma lâmpada de 100 W e ficar meia hora no banho "queimando" 3.000 W (equivalente a 30 delas por uma hora)?

Portanto, você pode enganar o racionamento quando ele vier: é só desligar "mesmo" o televisor ou estes malfadados receptores de satélite. Se o receptor não tem chave liga/desliga de verdade, instale uma. Você vai racionalizar, sem precisar racionar (e pagar a multa absurda).

E fique alerta quando for comprar um equipamento eletrônico. Consulte o manual e veja se ele está na categoria "amante paraguaia".

Paulo Steigleder
MicroHard Eletrônica

colaborador


envie agora seu comentário sobre este artigo

veja outros artigos da seção extra

homepage Polemikos

30maio2001
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.