Procurando na Rede

Bem. Enfim você tem seu computador. E mais! Você está ligado na Internet. O máximo! Com um toque de seus dedos, pode alcançar informação sobre uma infinidade de assuntos. A Internet tem conhecimento depositado em suas páginas sobre praticamente qualquer tema. Mas… há um pequeno problema. Como achar o que queremos? Saber que a chave do carro está em casa nem sempre quer dizer que sabemos onde ela está. Na Internet é mais grave. Como chegar àquela página que tem as respostas às nossas perguntas? Na Internet você pode fazer isso de muitas maneiras. Vou falar aqui de uma forma de buscar informações na Internet pela qual sou fascinado. O nome é Altavista.

Altavista é o precursor dos sistemas de busca na rede e quase se tornou o símbolo desse recurso na Internet. Quando você digita o endereço www.altavista.com (não tem br, como Polemikos.com), aparece na tela um campo onde você pode escrever uma palavra relacionada com o assunto que lhe interessa. Esta palavra pode ser o nome de um produto, de uma empresa, ou, mesmo, de uma pessoa, quer dizer, qualquer coisa que se deseja encontrar na Internet. Clicando no botão "search", em poucos instantes você vai ver uma lista de páginas da Internet em que aquela palavra aparece. Simples? É um recurso poderoso e fácil de usar! Mas, você já pensou o que está atrás desta simplicidade? Quando você clica naquele botão "search", a palavra é enviada para o site Altavista que executa a busca em mais de 60 milhões de páginas. Percebeu o tamanho dessa busca? Naquele curto intervalo de tempo, o Altavista faz uma procura que, mesmo com a nossa atual indiferença para com as novidades tecnologia, ainda parece alguma forma de bruxaria. Lembre-se que o Altavista não está trabalhando só para você naquele instante. Há uma multidão de pessoas procurando coisas, ao mesmo tempo, na Internet, com a ajuda do Altavista.

Existem alguns macetes. Por exemplo, se você preencher o campo com a palavra "polemikos" e pedir uma busca, o Altavista vai responder que existem 23 sites na Internet onde a palavra "polemikos" (com ou sem maiúscula) foi escrita. Além do nosso Polemikos, há outros onde a palavra grega polemikos aparece.

Mas essa foi uma busca fácil. Imagine se você pedir uma busca de páginas em que aparece o nome "Bill Gates". Quando eu fiz deu 284.029 páginas. Um número grande de páginas como resposta não ajuda muito para quem está procurando sobre um determinado assunto. Apenas com uma palavra ou nome é difícil se chegar à página que contém a informação que queremos encontrar. Precisamos de uma maneira de refinar a busca.

Vejamos, um recurso bastante simples que resolve 90% dos casos de procurar alguma coisa pelo Altavista. Este recurso chama-se "busca avançada" e, para usá-lo, você deve clicar em "advanced web search" no canto inferior direito do quadro amarelo da tela do Altavista. A busca avançada exibe um campo com o nome "Boolean query", que quer dizer busca Booleana. Usando este campo podemos tornar mais eficiente a procura por um assunto.

A busca Booleana apresenta uma vantagem básica: ela procura por páginas e, não apenas, por sites. Por exemplo: se colocarmos a busca Booleana para procurar "polemikos", o números de páginas achadas sobe para 149. Quer dizer, alguns sites (o nosso inclusive) possuem mais de uma página que contém a palavra "polemikos".

Consideremos, então, que estamos interessados em achar as páginas do site Polemikos onde nosso cronista Tirésias da Silva escreveu. Como fazemos para achá-lo? Fácil: basta preencher o campo Boolean query com: "Polemikos and Tirésias da Silva". Este "and" vai fazer com que o Altavista procure as páginas onde aparecem "Polemikos" e "Tirésias da Silva". Clicando em search, poucos instantes depois, você terá disponível uma lista com 25 páginas onde Tirésias escreveu matérias para Polemikos.

Se pedir para o Altavista procurar "polemikos and tirésias da silva and fhc", terá, como resposta, as crônicas de Tirésias onde ele citou FHC. Isto aconteceu em 13 das 25 crônicas arquivadas no Altavista.

Esperto este Altavista, não é? Lá tem muito mais recursos. Com o tempo você pode ir aprendendo a usá-los. Vá experimentando. Como trabalho para casa, faça o teste de selecionar apenas páginas escritas em Português. Há um campo para você indicar o idioma que lhe interessa. Esta é uma boa maneira, por exemplo, para excluir as páginas escritas em grego onde aparece a palavra "polemikos".

- Carlos Ordina -


envie agora seu comentário sobre este artigo

Início da página | Página principal

02dezembro1999
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.