Café Ubaldo
Rua Visconde de Pirajá, 276, 2º andar. Livraria Letras & Expressões. Ipanema. tel. 2521-6110 ver mapa

o precursor dos cafés nas livrarias

- gustavo gluto -

(08junho2007)

A matéria abaixo foi escrita no século passado. Ainda não havia proliferado o conceito de cafés acoplados a outros negócios, em particular, os cafés dentro das livrarias. O Letras foi um precursor dessa onda. A referência ao horário também é emblemática. Os tempos mudaram. A cidade ficou mais violenta. Manter lugares abertos até tarde é arriscado. No início, o Letras varava a madrugada, garantindo um pouso aos insones. Esse tempo se foi. O Letras continua lá e tem um irmão mais famoso, o Letras do Leblon é o point para comprar jornais e revistas e tomar o café na madrugada.

(03março1999)

No coração de Ipanema há um lugar onde você pode passear entre as estantes de uma bonita livraria, escolher um livro, se sentar numa mesa de bar, pedir um expresso e saboreá-los – livro e café – prazeirosamente. O lugar é o Bar João Ubaldo, mas, para os íntimos, é o Letras. Motivo: o bar é junto, dentro, em cima da livraria Letras & Expressões de Ipanema. A combinação livros, bebidas, café e pequenas comidas foi um achado. Para quem cultiva a leitura e curte o fetiche do livro, a visão das prateleiras é aconchegante e estimulante a uma boa conversa. O amor ao livro dita a cumplicidade entre os freqüentadores do lugar. Afinal, somos todos adoradores da agradável e arcaica sensação de ler as coisas em papel. Não que o Letras não esteja antenado. Você pode, se quiser, usar um micro para navegar ou "chatear" na rede.

O Letras funciona até às 2h da manhã e vira de sábado para domingo. Na hora de fechar, o pessoal da casa vai apagando as luzes aos poucos, como que sinalizando que a leitura vai ficar cada vez mais difícil. Recomendamos o vinho no inverno ou as margueritas no verão. O indispensável, naturalmente, é a finalização com o expresso e um doce. Esta homenagem ao baiano João Ubaldo é ponto obrigatório no Rio para quem quer ver como é o carioca entre os livros.



envie agora seu comentário sobre este artigo

mais lugares

início da página | homepage Polemikos

03março1999
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.