Ataulfo
Av. Ataulfo de Paiva 630 A. Leblon. tel. 2540-0606 ver mapa

(agosto2007) mais um restaurante que fecha na Zona Sul

- gustavo gluto -

(em 03.07.1999)

O Leblon é o bairro mais bonito do Rio. Apesar de não ter uma garota declamada por Vinícius de Morais, tem um charme especial, meio pedante, blasé, de quem se acha o máximo, mas aparenta calculada displicência. A zona sul do Rio de Janeiro termina por ali. Depois, vem uma região indefinida, com hotéis, prédios estranhamente ricos, uma favela gigantesca e, pasmem, um campo de golfe. É surreal! Chama-se São Conrado. Para mais além existe a Barra. A Barra não é bem o Rio de Janeiro. É um experimento de como seria São Paulo se fosse à beira-mar. Deu naquilo que se conhece.

Mas estávamos no Leblon. Mais precisamente, na Ataulfo de Paiva, avenida que ficou melhor de se passear depois que o caos das obras do Rio Cidade terminou. E, na Ataulfo, encontramos o restaurante Ataulfo.

O lugar usou o espaço do antigo restaurante Sabor Saúde, que era engajado na proposta "saudável a qualquer custo". A linha do Ataulfo é mais pragmática. No Ataulfo se pode fazer um lanche ou refeição, comendo relaxadamente sem se sentir culpado por não estar se entupindo de vegetais, frutas e suco de beterraba. É isto. O Ataulfo é lugar tranqüilo, onde se pode comer filé acompanhado de saladas sem preocupações com o colesterol ou outro preceito para viver 100 anos.

A decoração criou um lugar funcional, sem grandes vôos criativos. Ao que parece, a estratégia foi não ousar. Não havia necessidade. Afinal, estamos na Ataulfo. Por ali passa boa parte das pessoas que contam no Rio. Se elas estiverem com fome, quiserem um café, não quiserem comer sanduíches no Balada, o Ataulfo estará ali, oferecido, esperando a rapaziada.



envie agora seu comentário sobre este artigo

mais lugares

início da página | homepage Polemikos

03julho1999
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.