ver mapa
ESTE RESTAURANTE FECHOU
Criou-se um conceito: combinar café e livros! Uma grande idéia que está produzindo lugares agradáveis para se sentar à mesa na companhia de amigos e cercado de livros, ou na companhia de livros, cercado de amigos. E o conceito se expande. Na Barão da Torre, em seu trecho mais agitado, quando a rua passa pela Praça Nossa Senhora da Paz, famosa área de restaurantes, uma vitrine chama atenção, lá dentro, vêem-se mesas de um restaurante cujas paredes aparecem cobertas por estantes de livros. É o Bistrô do Livro. Como seu pessoal faz questão de destacar, é restaurante, e não apenas um café. Mas eles recebem bem aquele que chegar para tomar seu espresso sossegado.
Fui para tomar um vinho e comer alguma coisa. A sorte estava favorável. Encontrei a amiga Anna Carolina que é Gerente Administrativa da casa e nos falou sobre o lugar. A proposta do Bistrô é ser um misto de livraria de livros selecionados e comidas também escolhidas. As belas estantes guardam obras de qualidade em embalagens que despertam nosso fetiche para os livros. Numa olhada rápida, vislumbrei edições belíssimas da Odisséia; obras completas de Jorge Luis Borges e um alentado Don Quixote, o best seller de todos os tempos. Para os livros, consulte o Gustavo que ele te ajuda a escolher. O Bistrô é boa opção para se escolher o presente do amigo das letras. Mas, e a comida? O lugar apresenta opções interessantes que vão do risoto (uma moda no Rio ultimamente) à carne seca com purê de abóbora. Anna Carolina recomenda o paglia e feno com legumes, indicado para quem busca poucas calorias. Ela acrescenta, que o objetivo da casa é deixar o freguês relaxado e, por isso, solicitações de alterações nos pratos são encaradas com naturalidade. Os pratos podem ser adaptados pelo freguês conforme o gosto. O simpático chef José Cristian veio até à mesa nos cumprimentar. Ele é caso típico de carioca honorário. O apelido de Cristian é Jamaica, que tem tudo a ver, dado que ele nasceu em Ganna, na África! Alguém começou a chamá-lo assim e Jamaica, que chegou ao Brasil há 6 anos, foi ficando, ficando... Uma boa aquisição.
As sobremesas são caprichadas. O brownie clássico com sorvete é grande e gostoso. Anna nos falou de uma sobremesa com damasco e kiwi que voltaremos outro dia para experimentar. Detalhe: o lugar aceita reserva de áreas do salão para aniversários. Enquanto estive lá, rolava um aniversário e o pessoal parecia bastante satisfeito. Resumindo: o Bistrô do Livro respondeu bem à responsabilidade de se instalar na principal praça de Ipanema.
- Gustavo Gluto -
envie agora seu comentário sobre este artigo
mais lugares
início da página | homepage
Polemikos
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.