Salitre
Rua General San Martin, 857 (esquina com Rua Venäncio Flores). Leblon. tel 3205-6977
ver mapa
É um bonito misto de restaurante com delicatessen, situado na esquina de San Martim com Venâncio Flores, no Leblon. O nome é ousado: Salitre. Como nos ensina a sábia Wikipedia, o salitre entra com 75% na constituição da pólvora. Pode insinuar que o lugar é um estouro. Cool! Mas existe outra utilidade para o salitre, que os químicos chamam Nitrato de Potássio, ou pelo apelido KNO3. O fato é que a substância é usada para evitar a proliferação da bactéria causadora do botulismo. Também se usa para ressaltar o gosto dos alimentos. Até aí tudo bem. O problema é que o alto consumo do salitre pode causar problemas de saúde, tornando-o um produto de utilidade controversa. Enfim, fica registrada a ousadia dos criadores desse espaço no Leblon quando escolheram o nome da criança.
No andar térreo do Salitre, encontramos grande oferta de bebidas, em particular os vinhos. Ali, é possível se abastecer de tudo necessário para saborear um vinho em casa, adquirindo também o pão e o queijo. Em cima, um pequeno salão com varanda permite a degustação das ofertas da delicatessen ou outros pratos que a casa oferece. Quando lá fui, exagerei no vinho e não me lembro bem dos quitutes que acompanharam o correto Eugênio de Almeida (R$60, US$30 dezembro de 2007) que bebi. Na névoa da memória ébria vejo um queijo grana padano que respondia bem ao vinho. Faltam-me fatos e dados, tenho que retornar para fazer melhor relato.
Uma curiosidade: o banheiro do Salitre é peculiar. Os banheiros masculino e feminino utilizam lavatório comum e ficam separados apenas por divisórias que impedem a visão (que bom!) mas criam grande intimidade sonora e olfativa entre os usuários. É no mínimo diferente. Mas, observe, o desenho oferece vantagens. Se você estiver acompanhado de alguém de outro sexo, pode manter a conversa em andamento mesmo enquanto visita o toalete. Não é um avanço?
- Gustavo Gluto-
envie agora seu comentário sobre este artigo
mais lugares
início da página | homepage
Polemikos
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.
|