Buenos Aires  Argentina



 
 

a aristocrática metrópole da América Latina

chegar - passear - comer&beber - comprar

É a capital de nosso vizinho do sul, a Argentina. Buenos Aires tem um ar europeu que fascina os brasileiros que a visitam. Vendo algumas ruas, com prédios antigos de bela arquitetura - se formos generosos - podemos nos lembrar a especial Paris. A vida noturna de Buenos Aires é famosa. Os portenhos costumam começar tarde seus agitos e vararem a madrugada. É a terra do tango. Existem shows, cursos intensivos ou apenas lugares onde ensaiar alguns passos da sensual dança de salão.

A Argentina, e Buenos Aires em particular, é local para comer carnes e beber bom vinho. Os argentinos já competem com os chilenos e despontam no cenário mundial de produção vinícola. A uva Malbec é o símbolo do sucesso do vinho argentino, em sua maior parte oriunda da província de Mendoza, sob as encostas dos Andes. A temporada portenha deve ser aproveitada para tomar bons vinhos com preços accessíveis ao bolso dos brasileiros.

Para chegar

A gente chega de avião em Ezeiza, aeroporto internacional de Buenos Aires. Há um outro menor, o AeroParque, que trabalha com vôos domésticos. É comum nas viagens para a Argentina acontecer uma transferência de aeroporto para seguir para outras cidades. O caminho para o centro nos mostra uma bela avenida, ladeada por parques. Para chegar à cidade é melhor pagar o táxi nas tendas do aeroporto. É mais seguro e evita surpresas na negociação com os motoristas de táxi, classe que já criou fama entre os turistas brasileiros pelos golpes praticados. No relacionamento com os taxistas de Buenos Aires é comum acontecerem corridas sobretaxadas, trocos errados e notas falsas. Enfim, nada que surpreenda alguém que vive no caos brasileiro.

Para passear

O ar antigo da cidade é um ponto a ser explorado. Passear por suas ruas é o grande programa.

- A área de Porto Madero que foi revitalizada há alguns anos, oferece um belo calçadão para se passear e uma profusão de restaurantes e bares. É fundamental.

- Para quem gosta de livros, a cidade oferece grande quantidade de livrarias para serem visitadas. A livraria El Ateneu é destaque pelo prédio e o ambiente acolhedor.

- O Teatro Colon tem arquitetura majestosa e merece a visita. É bom termos as referências para comparar com o Municipal do Rio ou o Opera de Paris.

- Plaza de Mayo, com a Casa Rosada, centro do governo, é visita clássica. Não tão relevante quanto uma Casa Branca, mas vale.

- Bairro de Palermo é especial. Um jeito de Europa, com lojas de design e de antiguidades que não encontramos no Brasil.

- O Caminito, área revitalizada, com belos prédios coloridos para serem apreciados. Coisa mesmo de turista.

- O Cassino no barco é para os compulsivos pelo jogo. Não tem graça. Em geral está incluído nas excursões. Aproveite o drinque grátis e volte para o hotel.

- A feira de antiguidades de San Telmo (foto abaixo), aos domingos, é um paraíso para quem gosta de garimpar boas compras. Dá para ficar uma tarde inteira bisbilhotando as barracas e negociando preços. Também vale como passeio.

Para comer&beber

Algumas dicas de lugares interessantes de Buenos Aires:

Hondo - bom lugar para tomar vinho com tábuas de frios de entrada. Conseguem-se bons Malbecs por 30 a 50 pesos. Os pratos principais são bem decorados e uma boa dica é “ojo” de bife enrolado com bacon e batatas. De sobremesa: mousse de chocolate ou torta de chocolate com sorvete. Depois, caminhar bastante para queimar as calorias. Endereço: Olga Cossettini, dique 4, Porto Madero East. É do outro lado de Porto Madero. Tem que atravessar a ponte. Site: www.hondo.com.ar.

Asia de Cuba - boate em Porto Madero, que funciona como restaurante. Lá pela 1:30hs da manhã as mesas centrais são retiradas e o espaço vira uma pista de dança. Antes de virar boate, há um show de dança do ventre. A casa começa a "ferver" lá pelas 3:00h indo até de manhã, de acordo com o bom hábito portenho. Vale para conhecer. Dica: Reservar uma mesa, chegar cedo e passar o tempo consumindo uns drinques coloridos da casa. Se chegar mais tarde é cobrado 40 pesos pela entrada.

Rosa Negra - restaurante em Acassuso, localidade em San Isidro. Fica em frente ao hipódromo da cidade, onde encontram-se vários restaurantes no estilo de Porto Madero. O melhor é chegar de carro, ou então descer na estação de San Isidro e ir de táxi. Sai por cerca de 15 pesos (setembro2006). O restaurante é super bonito. O vinho Malbec, Lagarde, estava excelente, pode pedir. O t-bone é delicioso fazendo juz a fama da Argentina como terra da carne. Para quem não é carnívoro, o fettuchini e o risoto de frutos do mar também são boas opções. Como sobremesa: tiramisu, crêpe brulée ou a panqueca de doce de leite com molho de laranja. Para os mais sofisticados, os doces podem ser acompanhados por um vinho para sobremesa.

Roof - Restaurante com ótima relação custo/benefício (ou seria benefício/custo? questão difícil.). Era uma antiga padaria. No primeiro andar, vê-se a adega e dois poços artesianos, um de uns 20 metros de profundidade e outro mais fundo, ainda com água. Impressiona. A cozinha é internacional. Tem pratos para todos os gostos: pratos da cozinha do Oriente (indiana, tailandesa, etc), massas, carnes, risotos. A comida é boa e o preço em conta. Endereço: Costa Rica 4001, Palermo. Esquina com Medrano.

Opera Bay - é lugar da moda (setembro2006). Fica em Porto Madero e tem formato parecido com o da ópera de Sidney, Austrália. Começa como happy hour e rola noite adentro. Até 21:00hs, se paga uma bebida e recebe duas. Imagine o efeito no pique dos freqüentadores. É um pouco caro, mas muito legal. Tem pelo menos seis ambientes distintos, cada um tocando um tipo de música. Fica lotado. A paquera funciona com vários grupos de homens e mulheres sozinhos. A noite de quarta-feira é para idosos com média de 30 a 40 anos de idade. Disseram que nas outras noites é mais para garotada. A entrada custa 30 pesos. Vi um grupo (claro que não fui eu) adotar esquema para não pagar usando o nome de alguém que supostamente tinha reservado uma mesa ... uma vergonha!

Papas Fritas – um restaurante mais popular indicado para quem tem atenção para o bolso. Tem ótimo bife de chorizo e batatas deliciosas. É uma rede. Encontrei filiais em Corrientes e Lavalle

Para comprar

Buenos Aires é bom mercado para comprar couro. É a hora de comprar aquele casaco que você vem tentando adquirir e sempre se assusta com os preços que encontra no rápido inverno carioca. Em Buenos Aires, eles surgem em variedade e preço. Um casaco de couro é compra para se atentar para a qualidade, assim, não seja muito rigoroso na busca do mais barato.

Além de beber o bom vinho argentino, trate de trazer algumas garrafas para casa. Mesmo no freeshop do aeroporto, encontram-se bons vinhos para comprar. Gosto da uva Malbec. A safra de 2002 foi a melhor em 20 anos. Assim, os vinhos desse ano já se tornaram raros e os preços refletem sua fama.

  - Gustavo Gluto -



envie agora seu comentário sobre este artigo

mais viagens

início da página | homepage Polemikos

01janeiro2007
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.