Windows 10, a aventura da migração a partir do Windows 8

A Microsoft continua com a prática de fazer um produto ruim e corrigir na versão seguinte. A eficiente versão XP foi seguida da trágica Vista. O Windows 7 resgatou a qualidade com um sistema operacional que funcionava. Veio o Windows 8, feito às pressas para entrar no mundo da mobilidade, o sistema da Microsoft ficou infernal para quem usa o micro para fazer mais do que ver fotos e ouvir músicas. A gigante adormecida trouxe, então, o Windows 10. Parece que ficou melhor que o Windows 8 (também isso era fácil).

Tenho um Notebook Dell novinho, processador Intel Core i7, 8 GB, um bom equipamento. A instalação parecia tranquila. O processo é super amigável. A Microsoft adotou uma interaçao coloquial com o usuário. Lá pras tantas o sistema avisa: “estamos fazendo mais umas coisas”. E completei minha primeria tentativa de instalação. O Windows 10 começou a funcionar. Até hoje não tenho certeza, mas eu fui trocar o antifirus McAffee pelo Ad Aware. Deu tilt.

Pelo que googuei, o Ad Aware não estava pronto para o Windows 10. Resultado: tela azul. Entre tentativas, buscas de informações na internet, gastei umas oito horas de minha preciosa vida para, no final, abandonar tudo e reinstalar o malfadado Windows 8. Não perdi muita coisa. Tinha meus arquivos salvos. Mas o disperdício de tempo para voltar ao início foi decepcionante.

Lá estava eu de novo com o Windows 8. Parti para a segunda tentativa. Foi estranho. Funcionou tudo bem, de repente sumiu os arquivos de boot. Eu tentava dar partida e ficava uma tela preta (malditas cores) informando que não achava os arquivos de partida. Depois de várias tentativas acionando tecla F2, cheguei à tecla F12 e o menu me levou de novo ao Windows 8 funcionando. Perdi os programas que havia instalado (Chrome, iTunes etc). Assim como pequenas coisas como a programação para que nada aconteça quando fecho a tampa do notebook. Refiz tudo.

Windows 8 está funcionando. A Microsoft me informou que tenho o Windows 10 para baixar. Eles informam que a oferta de upgrade grayuito é temporaria. Vou ter que tentar de novo. Autorizei que façam o download em background. Vão me avisar quando estiver pronto para eu instalar. Tenhamos fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.