Eu não me orgulho de ser brasileiro!

A Internet tem o poder de criar o senso comum. Ou, pelo menos, fortalecê-lo. Assim aconteceu recentemente pela propagação de uma mensagem ufanista (de ufanismo, segundo o dicionário Aurélio: "Atitude, posição ou sentimento dos que, influenciados pelo potencial das riquezas brasileiras, pelas belezas naturais do país, etc., dele se vangloriam, desmedidamente") pregando que os brasileiros não se orgulham de suas conquistas, que só têm olhos para nossos defeitos e coisa e tal. A nota é um primor de parcialidade. Parece as matérias do governo Médici (aquele do "Brasil, Ame-o ou Deixe-o") que eram veiculadas na imprensa durante a ditadura. Ou o texto é pouco inteligente, ou a mistura de argumentos ridículos é proposital e visa enrolar mais ainda a cabeça tumultuada dos  brasileiros.

O tema é o orgulho de ser brasileiro. Tema antigo! Sempre que discussões são levantadas contra nossos problemas crônicos (que são muitos) vem algum cara-de-pau dizer que você reclama porque não tem orgulho de ser brasileiro. O fato é que para se orgulhar de alguma coisa, tem que haver um motivo. Pode ser uma qualidade, uma conquista, mas tem que haver algo que nos mobilize para o orgulho. O texto do e-mail (copiado no fim desse artigo) lista algumas razões para nos orgulharmos e com isso desmascarar esse pessoalzinho do contra (acho que pertenço a este grupo!) que vive falando mal do Brasil.

Vejam algumas pérolas da argumentação:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

- O esforço do combate à Aids existe por que deixamos a doença crescer enormemente no nosso país até ela se tornar problema crítico de Saúde Pública. Por pouco não ficamos como a África do Sul, que possui cerca de 4 milhões de soropositivos. O programa contra a Aids funcionou por que o ministro José Serra incluiu-o na sua campanha para a presidência, junto com os genéricos, estes últimos para cativar os eleitores aposentados. O combate da Aids é oportuno para conquistar os votos dos homossexuais.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

- Nossas universidades participam do projeto Genoma. Ouso dizer que este trabalho vai trazer pouco resultado para nós em termos de capital e emprego. As descobertas importantes serão patenteadas pelos países desenvolvidos. Estamos fora do jogo da ciência avançada, controlada pelos países ditos desenvolvidos.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

- Eu gostaria de saber o que isto quer dizer. Você sabe? Qual solidariedade? Aquela que quando vê uma criança no sinal luminoso, se apressa em virar o rosto para o outro lado? Ou aquela solidariedade cretina que se preocupa tanto com a porta do carro na sua frente, que não está travada? Eu sei é que a violência aumenta a cada dia na Cidade Maravilhosa (já nem tanto!). Os gastos com Segurança já batem cerca de 100 bilhões de reais/ano no país. Este dinheiro não produz nada. Serve apensa para proteger aqueles que têm alguma coisa contra os marginais profissionais e amadores excluídos da categoria cidadão.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

- O sistema eleitoral brasileiro teve que ser modernizado. A manipulação de votos era uma prática comum em todo o país. Buscar uma maneira de tirar dos poderosos do interior do país o controle de quem vota, a troca de votos, a manipulação da contagem, isto foi uma necessidade para diminuir a corrupção eleitoral. Comparar nossas campanhas eleitorais, onde o poder do dinheiro e propaganda elege qualquer corrupto contumaz, com os Estados Unidos, onde o governo, seja republicano ou democrata, pouco influi no equilíbrio conquistado pela sociedade, é um exagero de quem quer, a qualquer custo, se comparar aos EUA.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

- Tão somente porque o mercado da América Latina é pequeno. Estamos na faixa de 8 milhões de internautas. Os EUA têm 110 milhões. O problema é que a população que tem dinheiro para comprar o micro está se acabando. Cada vez, o crescimento tende a ser menor. Estamos esbarrando na nossa má distribuição de renda. Como temos muitos miseráveis e quase-miseráveis, como estes vão comprar um micro que custa US$500?

6. No Brasil temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

- Nos comparar com os países vizinhos sem nenhuma importância no cenário internacional não tem graça. Só vale a comparação com Argentina e México. O primeiro está atolado até o pescoço e o México vai virar ap6endice da economia americana. Olha que isto não é ruim não. Ser vizinho dos EUA pode ser a salvação da economia mexicana. Mas, de toda maneira, as fábricas aqui é sinal de que nossa mão-de-obra e nosso aço são baratos. Também temos um bom mercado para os carros. Mas, se estamos falando de orgulho, eu preferia que pudéssemos falar de uma marca brasileira de carros. Temos Volkswagen do Brasil, General Motors do Brasil, Peugeot do Brasil, Toyota do Brasil. Cadê uma empresa brasileira? Não há design brasileiro. A Gurgel não deu certo. Não há do que se orgulhar. Podemos ficar contentes pelo emprego que a indústria automobilista gera, mas daí ficar orgulhoso é muito longe.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando.

- Eu acho este número muito alto. É o caso de acreditar ou não. Mas é a única realização significante do governo FHC. Parece que o ministro Paulo Renato vinha fazendo um bom trabalho, mas a greve das universidades tirou-o da corrida para a eleição presidencial.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

- Celular é barato e nossa população é grande. O sujeito não precisa de crédito para comprar. O pré-pago pode ser adquirido por qualquer um, mesmo que ele não tenha como gastar. O fato é que celular é um produto barato que oferece um serviço de alto valor. Assim, mesmo quem não tem renda, se dobra para ter o seu passaporte para a modernidade. O que está acontecendo é que os gastos em outros bens e serviços está diminuindo para que o pobre possa manter seu celular funcionando.

9. Na telefonia fixa, nosso país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

- É certo que o mercado de telefonia estava muito atrasado. Os investimentos foram feitos os telefones estão disponíveis. Parabéns. Mas o que isso tem a ver com orgulho?

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

- Esse assunto é mais complicado. Há uma indústria de ISO9000 no Brasil. Se a ISO melhora uma empresa ainda é questão em aberto. Trata-se de uma bela burocracia adotada pelos gestores que não sabem o que fazer. Como não sabem gerenciar, chamam consultores (pânico!) externos para dizer como a empresa deve ser administrada. Quem quiser que acredite no valor disso.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

- Esse argumento é um dos mais ridículos. Você que está todo orgulhoso aí, você tem helicóptero ou avião? Vai pro trabalho de jatinho? Boa parte desses aviões é adquirida pelos corruptos que nos assaltam aqui dentro. O grande motivo desse florescente mercado é a enorme concentração de renda do país.

A conversa mole vai por aí a fora. O autor se vangloria de "Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?". Pode uma coisa dessas? O sistema bancário aqui é moderno por que ganhou muito dinheiro administrando a correção monetária para a gigantesca inflação com que convivíamos. Agora trocou, os bancos deitam e rolam numa das maiores taxas de juros do mundo. 

Da tralha toda que o e-mail apresenta, achei um argumento forte. O último deles: "Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?" Isto é verdade. A gente tem um povo alegre, apesar de não haver bons motivos para isso. É um caso de bobeira benigna a ser estudado. Um exemplo: o Brasil poderia se orgulhar de sua capacidade de criar bons jogadores e times de futebol. Entretanto, o triste motivo de vergonha é que, mesmo nessa área onde brilhávamos, a parceria da incompetência com a corrupção está destruindo nossa qualidade nata. Conclusão: até o futebol está uma merda!

Resumindo: alguns fatos citados são sinais de boas mudanças (por exemplo: estamos começando a punir políticos corruptos). Mas o quadro geral de nosso país não é motivo de orgulho. Para começarmos a curtir este tão desejado orgulho, ainda teremos que mudar muita coisa!

- Tirésias da Silva -

Cópia da mensagem que circulou na Internet:

PREZADOS AMIGOS,

ESTA MENSAGEM VEIO DE BRASILEIROS QUE VIVEM NO EXTERIOR.

Comentários de uma brasileira que mora na Holanda

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente
parece que eh um vicio falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos
positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos enquanto
no Brasil se maximizam os negativos.

* Aqui na Holanda os resultados das eleicoes demoram horrores porque nao ha
nada automatizado. Soh existe uma companhia telefonica e (pasmem !) se vc
ligar reclamando do servico, corre o risco de ter seu telefone
temporariamente desconectado.

* Nos Estados Unidos e na Europa ninguem tem o habito de enrolar o
sanduiche em um guardanapo - ou de lavar as maos - antes de comer. Nas
padarias, feiras e acougues europeus os atendentes recebem o dinheiro e com
a mesma mao suja te entregam o pao ou a carne.

* Em Londres existe um lugar famosissimo que vende batatas fritas enroladas
em folhas de jornal - e tem fila na porta.

* Na Europa nao-fumante eh minoria. Se pedir mesa de nao-fumante o garcon
ri na sua cara, porque nao existe. Fumam ateh em elevador.

* Em Paris os garcons sao conhecidos por seu mau humor e grosseria e
qualquer garcon de botequim no Brasil podia ir pra lah dar aulas de "Como
conquistar o Cliente".

VALE A PENA LER !

Vamos nos engajar neste movimento!

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo?
Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme
dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos
emotivos.
Temos uma língua que apesar de não se parecer quase nada com a língua
portuguesa é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de
software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se
comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua portuguesa.
Somos vitimas de vários crimes contra nossa pátria, crenças, cultura,
língua etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas
razões para resgatar nossas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de
outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do
Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio
de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos
de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de
uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos
votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando
em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros
representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se
instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650
mil novas habilitações a cada mês.
9. Na telefonia fixa, nosso país ocupa a quinta posição em número de linhas
instaladas.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO
9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México são apenas
300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?
1. Por que não nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial de
livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada
ano?
2. Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios
mundiais?
4. Por que não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo e que
mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de
seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios
membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro,
que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede
esforços para atendê-los bem?
8. Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria
desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

É! O Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os
credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez porque sua
verdadeira língua pátria não seja bem entendida.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda
gente.
Bendita seja, querida pátria chamada Brasil !


envie agora sua opinião sobre este artigo

veja a opinião dos leitores sobre o artigo Eu não me orgulho de ser brasileiro!  

16.11.2004

Acho que o autor é  uma pessoa extremamente infeliz sob muitos aspectos. Não conseguiu se realizar e quer impor suas frustrações em todos nós brasileiros que com certeza temos muito do que nos orgulhar !
Podemos sim nos orgulhar de muitas coisas sem ser futebol e samba, que aliás nem gosto. Não estou  dizendo que todas as afirmações são verdadeiras até porque já tinha orgulho de ser brasileiro antes mesmo de ter conhecimento delas. Mas ver um cidadão supostamente brasileiro (?) dedicar seu tempo em rebatê-la me dá até enjôo.
Talvez fosse o caso de você requerer cidadania etíope, não?
Nunca vi um Site tão idiota, dedicado a destruir !
Parabéns pelo desserviço ao nosso povo!
O que me consola é que não  vão conseguir nada a não ser ativar mais nosso ORGULHO DE SERMOS BRASILEIROS !
Vocês só falam besteiras só não se sabe a mando de quem...

15.10.2004

eu tenho muito orgulho de ser brasileira, pois é minha pátria, não importa se o país não tem se desenvolvido como queremos, mas eu vou continuar lutando para conseguir um futuro melhor tanto para mim quanto para a família que pretendo construir. e eu acho que se o país está do jeito que está é porque pessoas como vcs não fazem nada para melhor e só sabem ficar reclamando e criticando o que está sendo feito.
tenho 16 anos e tenho consciência de que a situação não é a das melhores mas quem sabe se todos estiverem dispostos a mudarem, acho que assim podemos melhorar nossa situação.

13.06.2002

ridiculo vcs nao tem oque fazer e ficam botando essas mensagens horriveis idiotas e imbecis vao estudar pelo ao menos vcs terem um futuro melhor ja que o q vcs nao tem orgulho de ser brasileiros
imprestaveis e atoas infelizmente somos a conviver com vcs  idiotas

25.12.2001

Para o crescimento de um país, de um grupo, de uma empresa, seja do que for, há necessidade de identificação entre as pessoas que o compõem.

Quando se fala de uma Nação, do Brasil, há que se ter orgulho de ser brasileiro!  Mesmo que tenhamos patinado por tantos anos, fruto da nossa herança colonizada, o Brasil tem melhorado.

Não sejamos ufanistas.  Haja visto o que aconteceu com nossos hermanos do sul, conhecidos pelo seu ufanismo exagerado. 

Mas a desesperança cínica não nos ajudará em nada. Tenhamos orgulho de estarmos conseguindo denunciar a corrupção, o primeiro passo para eliminá-la.  Tenhamos orgulho de conseguirmos algum equilíbrio fiscal, mesmo com obrigatórios juros estratosféricos.  Tenhamos orgulho de uma melhora, mesmo que pequena, dos nossos sistemas educacionais e de saúde.  Tenhamos orgulho das nossas universidades, que formam muitos jovens cobiçados pelo mercado externo, e que muitos não cedem a seus apelos e ficam por aqui mesmo.  Tenhamos orgulho da nossa capacidade empreendedora, que cria uma economia informal que aumenta enormemente o Produto do país.  Tenhamos orgulho das nossas relações sociais, que mesmo num país de desigualdade enorme e ranço racista consegue manter coesão maior do que a dos segregacionistas americanos, eles sim, evoluindo para um moderno sistema de castas.  Tenhamos orgulho do Brasil, que entra agora em mais um ano de democrática escolha eleitoral, mesmo que dominada por sistemas econômicos ainda havendo chance para uma opção democrática.

Tenhamos orgulho do Brasil!

Início da página


mais artigos da seção Brasil

início da página | homepage Polemikos

20novembro2001
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.