Missão Impossível 2 Mission: Impossible 2

Difícil Missão

Eu até que resisti. Tentei assistir ao filme no dia da estréia mas as filas, invadindo as escadarias do shopping center, me fizeram dar meia volta. Depois o filme fez o sucesso esperado mas não me motivei a ir ao cinema. Acabei indo agora, com a sala completamente vazia (assistimos ao filme apenas eu e minha mulher), motivado pela beleza de Thandie Newton, a protagonista do filme Assédio de Bernardo Bertolucci.

Naquele filme o diretor nos sonega o tempo todo a nudez de Thandie e consegue criar com isso um clima de absoluta sensualidade. Com praticamente nenhum diálogo e uma proposital economia de informações, o filme se sustenta na beleza da atriz e do amor de seu patrão por ela. É um filme bonito, que nos leva a "torcer" para que a menina sucumba ao assédio, tal é a sinceridade do amor que ele nutre por ela.

Toda essa beleza, entretanto, não é suficiente para salvar Missão Impossível 2 (Mission: Impossible 2) do diretor chinês John Woo e protagonizado pelo super astro Tom Cruise. O filme até que começa de maneira interessante. A cena inicial da escalada de Cruise é de perder o fôlego. O problema do filme é a inverossimilhança, que inclusive já existe nessa primeira cena e vai tomando conta do filme aos poucos até fazê-lo beirar o ridículo. Não sou xiita. Não tenho nada contra algumas cenas de perseguição e luta num filme de ação. O problema não é esse. O que não há no filme é uma preocupação mínima com a lógica e nem mesmo em explicar as razões pelos quais os personagens, tanto os mocinhos quanto os bandidos, tomam algumas decisões.

A mesma falta de informações, que no filme de Bertolucci o torna mais charmoso, faz de Missão Impossível 2 uma colcha de retalhos mal costurada que só serve para enfeitar a cama mas não resistiria a uma noite de sono. O filme não tem consistência e chega a irritar. Nem mesmo os adeptos desse gênero devem ter gostado. A sala completamente vazia do cinema, já indica isso. De qualquer forma, foi bastante confortável poder ficar comentando o filme com minha mulher em voz alta, sem incomodar ninguém. Nunca tinha passado por isso.

Só uma coisa fica clara com esse filme. O motivo por que Bertolucci colocou tão poucos diálogos na personagem de Thandie Newton em Assédio. Ela se revelou uma atriz com pouca qualidade, muito aquém de sua beleza.

Missão Impossível 2. É realmente um martírio assistir a esse filme. Talvez a missão mais difícil que eu tive até hoje.

cotação:

- Arnaldo Heredia -


envie agora seu comentário sobre este artigo

veja a opinião dos leitores sobre o filme/artigo

mais cinema

Início da página | homepage Polemikos

26agosto2000
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.