Internet Archive - O Futuro do Passado

a história da Internet preservada

- carlos ordina -

A Internet continua mágica. Algumas coisas que próximas do impossível acontecem na Web. Foi essa a sensação que tive ao acessar um site que me apontaram: o www.archive.org. A proposta do site é simples. Eles querem ser a grande biblioteca digital da Internet. Para fazer isso, há um problema extra: como documentar a Rede se ela está em constante mudança? As páginas são atualizadas periodicamente. Como fazer, então? Os senhores do Archive não tiveram dúvida, de tempos em tempos o site guarda o retrato instantâneo das páginas da Web. Eles dizem já ter 10 bilhões de páginas congeladas na rede. Reparem no número: 10 bilhões! O tamanho atual desse arquivo digital é 100 terabytes. Um terabyte é um milhão de megabytes, ou cerca de um trilhão de bytes ou exatamente 1024 x 1024 x 1024 x 1024 bytes. Mas, não se impressionem com o tamanho atual, a coisa tende a crescer. Atualmente, o arquivo está aumentando de 12 terabytes por mês! A impressão que se tem é que aquilo que um dia já foi restrição – o espaço em disco - é hoje um recurso quase ilimitado para os critérios normais. Há espaço barato e sobrando. Embalados por este objetivo megalômano, o Internet Archive, além de páginas da Web, também está documentando filmes e áudio. A empreitada de construir uma Biblioteca da Internet vai longe. Eles pretendem ser um repositório desse começo da era digital que será preservado para o futuro. O objetivo é semelhante ao da Biblioteca de Alexandria, que pretendia ter uma cópia de cada livro existente no mundo naquela época. A propósito, tudo que se guardou nessa antiga e ambiciosa biblioteca (que foi perdido no incêndio que a destruiu há 1600 anos atrás) só ocuparia meros 800 gigabytes em meio digital.

Fizemos o teste óbvio: procuramos por Polemikos. Não é que lá estava nosso presunçoso site (afinal não somos tão metidos assim, tá todo mundo guardado nesta biblioteca). A data mais antiga que eles gravaram de nosso site foi 15 de abril de 2000. Se você quiser ver como era a cara de Polemikos nessa data, a página está lá no The Internet Archive. Ou você gostaria de saber como era a feição do Yahoo ou do International Movie Database, em 1996, época em que o Archive começou sua faina documentadora? Estas preciosidades estão lá pra gente conferir. É curioso ver como se apresentava a vencedora (apesar de não dar lucro) Amazon.com em outubro de 1996. Tentamos também ver como era o Cadê no começo. Nos demos mal. Os sites podem sinalizar que não querem ser gravados para posteridade. Cadê não deixa o robô da Archive, que navega pela Internet copiando páginas, tirar seu retrato. Pois é, ficou fora desse museu digital.

Se você tem curiosidade sobre a evolução da Web, em particular sobre como se desenvolveu o desenho das páginas, Internet Archive é um prato cheio. Se você tem um site, procurou e não o encontrou no Archive, pode submetê-lo para documentação. O programa robô da Alexa (companhia que mantém o Internet Archive) vem copiar seu site. O Archive têm sede de gravar tudo. Eles não se satisfazem com a página de rosto dos sites. Eles copiam todas sua páginas e disponibilizam o recurso de navegar numa versão do site que foi documentado, conforme ele era no passado.

A grande biblioteca possui preciosidades do passado da rede. Há uma área tratando somente da Advanced Research Projects Agency Network (Arpanet), do Departamento de Defesa Americano, onde a Grande Rede começou. Pode-se baixar um programa de leitura de textos escaneados (DjVu) e ter acesso a documentos originais da instituição datados de 1974, ou seja, quando a rede ainda engatinhava. Por exemplo, o editorial do jornal online de fevereiro de 1974 terminava com as seguintes premonitórias palavras: "... the Arpanet shows every promise of becoming the global tool for enhanced communication between nations and their cientists and people that was envisioned for it in its beginning." (... a Arpanet promete ser a ferramenta global para aperfeiçoar a comunicação entre nações e seus cientistas e pessoas tal como foi imaginado para ela em seu começo.). O resto é história e nós todos sabemos no que deu.



envie agora seu comentário sobre este artigo

mais info

início da página | homepage Polemikos

09setembro2002
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.