Picasa _ o software de fotos da Google

o gigante da Internet oferece produto poderoso e fácil de usar

- alan baites -

Na Internet, Google é hoje sinônimo de sucesso. Todo dia a empresa dá um novo passo no mercado de informática, seja comprando uma empresa, lançando um novo produto ou, apenas, aparecendo na coluna de economia como destaque pelo aumento do valor de suas ações. Sua estratégia de crescimento parece com aquela utilizada pela Microsoft quando ocupou o mercado de software de escritório. A empresa de Bill Gates jogou para córner o WordPerfect e Lotus 123, substituindo-os pelos hoje onipresentes, Word e Excel. A Google tem feito isso com as soluções de Internet. E com que sucesso! A partir de sua poderosa ferramenta de busca, seu produto central, a Google vem se expandindo rapidamente. A empresa vale hoje 120 bilhões de dólares. Para comparar: a famosa Sony vale 35 bi. Mas, não vamos comentar sobre o geral da Google. Fica para outra hora. Falemos sobre sua solução para tratar fotos: o Picasa.

Na linha de ocupar as frentes de serviços na Internet, não deixando espaço para quem chegar depois, a Google lançou o Picasa, software gratuito (são apenas 3,16MB a serem baixados para seu micro) para gerenciar as fotos no seu computador. O produto foi criado pela empresa Picasa, Inc., adquirida em julho de 2004 pela Google. Ele se junta ao conjunto de outras soluções dessa aranha envolvente da Internet, tais como: Orkut, Blogger, Google Earth e GMail. Como sempre, Google toma o cuidado de embutir um recurso ou outro que torna seu software especial para o público. No caso do Picasa, o que impressiona de cara é a facilidade de localizar automaticamente todas as fotos do seu micro. Só esta funcionalidade já surpreende. Você se depara com imagens que já nem lembrava que estavam em seu computador. É a esperteza de mercado da Google em ação. Ora, se eles são bons de busca, então, buscar fotos no disco rígido é moleza. Ganhada a simpatia do usuário, algumas funcionalidades a mais tratam de conquistá-lo permanentemente. Há aqueles recursos padrão que os donos de máquinas digitais desejam, como é o caso do corretor para olhos vermelhos produzidos nas fotos com flash. A boa sacada surge quando, além dos recursos para tratar as fotos, que a maioria leiga olha atravessado, a Google disponibiliza coisas simples e, por isso, muito atraentes para o usuário. O motivo é que as pessoas gostam mesmo é de “tirar retrato” e não se preocupam que as fotos fiquem maravilhosas. Se o resultado for razoavelmente bom, o usuário comum fica plenamente satisfeito! O que fez a Google? Criou a figura do “você tem sorte”, que automaticamente tenta melhorar as fotos. Por exemplo, uma foto com pouco contraste, ou com a luz ao fundo enganando o fotômetro, é corrigida para ficar “boazinha”. Assim, aquela foto do neto que parecia perdida, dá para o gasto. E com assim, mais um usuário satisfeito!

Para permitir melhor comunicação, o Picasa se integra ao e-mail da Google para enviar fotos. Você quer criar um CD de fotos? Há um processo para isso que é fácil de usar. Mais recentemente, o Picasa disponibilizou a possibilidade de disponibilizar álbuns na rede, é o Picasa Web Álbuns. Resumindo, as avaliações comparativas do Picasa em relação a produtos concorrentes o classificam muito bem. Foi mais um bom golpe do tisunami Google. Picasa é uma boa solução. Se quiser ver os recursos do Picasa, entre no site da Google e passeie pela tour de apresentação do produto, que, naturalmente, é em bom Português. Se você já está convencido, então baixe o software direto do site da Google.



envie agora seu comentário sobre este artigo

mais info

início da página | homepage Polemikos

09setembro2002
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.