ernesto friedman

Minhas Mulheres e Meus Homens
Mario Prata
1999, Editora Objetiva

É curioso escrever para a Internet sobre um hiperlivro. Este é o caso dessa obra de Mario Prata. Minhas Mulheres e Meus Homens é uma coletânea de "causos" indexados pelas pessoas que compunham a agenda do escritor. Os amigos, a família, os contatos cadentes de sua vida, contribuem com situações que fazem deste livro um bom retrato do jeito de ser do brasileiro, em particular, de muitas pessoas importantes do período que cobre da ditadura militar até nossos dias. De maneira metódica, Mario compõe um livro que pode ser visto como hiperbiografia, por alguns, ou de hiperhistória do Brasil e de seus personagens, por outros. O estilo limpo, o controle do ritmo das histórias, produzem material bem-humorado, que, em várias ocasiões, nos leva às gargalhadas.

O livro de Mario Prata, com seus pequenos verbetes (em média do tamanho de uma página), permite leitura fácil nessa época apressada em que vivemos. Futuramente, o livro tem chance de ser adaptado para que possamos receber, no nosso site de preferência, um verbete por dia. Algo assim como "As Mulheres e Homens de Prata". Esta idéia é insinuada em um dos verbetes do livro (ver LULI, designer).

Minhas Mulheres e Meus Homens é produto de largo espectro. Quem não gosta de livro grande pode usar este para pegar ritmo de leitura. Vai lendo um pouquinho de cada vez, para pegar o gosto. É ótimo para dar de presente. Eu, por exemplo, ganhei o meu (agradeço a amiga Vera Freitas). Quanto às mulheres de Mario Prata, as histórias deixam a gente com alguma inveja. Bem, inveja não! O Zuenir Ventura nos ensinou que isso é ruim. Bem, digamos, ciúmes. Sei lá. Mas é certo que algumas de "suas mulheres" são realmente memoráveis.


você pode comprar este livro agora pela internet 


envie agora seu comentário sobre este artigo

mais livros

início da página | homepage Polemikos

27fevereiro2000
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.