Estrela Solitária: um Brasileiro Chamado Garrincha
Ruy Castro

1999, Companhia das Letras

Ruy Castro conseguiu neste livro um feito raro em meio ao universo das biografias: se prender ao detalhismo e transparecer ao leitor uma genuína emoção frente a vida de uns dos maiores gênios da bola, nosso Mané Garrincha.

Mané tem sua história contada em 536 páginas trazendo inúmeras curiosidades, por exemplo sua descendência, a tribo indígena fulniô, na qual os integrantes acreditavam que era necessário matar e comer os primogênitos de cada família para evitar futuros desastres.

O livro nos narra a trajetória de Mané, desde a infância pobre no município de Pau Grande até seu triste fim frente a bebida e ao esquecimento.

A parte mais interessante da obra é a que diz respeito a sua vida pessoal, que parecia estar completamente divorciada de sua genialidade exibida dentro dos gramados. Garrincha foi um herói nacional, um gênio que teve que matar inúmeros leões para se consagrar, ou como diria o sua ex mulher Elza Soares, o índio que não se adaptou a civilização.

Leitura obrigatória para todos, independente do gosto por futebol. É a oportunidade de acompanhar num ótimo livro a vida um tanto quanto peculiar deste célebre brasileiro.

- Pedro Thompson -
colaborador

 

clique na figura abaixo para comprar este livro 

envie este artigo a um amigo

envie seu comentário sobre este artigo

mais livros

início da página | homepage Polemikos

16março2003
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados