Chico Buarque pode ter a opinião dele

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

O artista foi interpelado na rua por seu apoio ao governo atual e ao PT. Alguns jovens cobravam dele o reconhecimento de que o partido tornou-se uma quadrilha. Não parece tão descabida a resistência de Chico. Ele argumentava na discussão que “o PSDB é bandido”. Talvez esteja aí a desilusão de Chico Buarque. Os partidos brasileiros são todos parecidos. Para ele, o PT ainda é uma opção “menos ruim”. É razoável.

Eu discordo de Chico Buarque. Sou ingênuo. Quem for pego roubando deve ser julgado e preso. Grupos pegos em flagrante montando máfias devem ser perseguidos e as quadrilhas desmontadas. Se outro partido entrar no lugar desse e roubar, busquemos levar à justiça os ladrões. Será que o Brasil não pode ter a esperança de ter uma política minimamente honesta?

Não sei se é esta a argumentação de Chico Buarque, mas não serve a desculpa de manter o apoio ao PT porque eles fizeram muito pelo social no Brasil. Fizeram. Por exemplo, o Bolsa Família é um bem-sucedido programa de salvação de brasileiros e geração de mercado. O problema é que a roubalheira e a incompetência do PT derrubaram o país. O exemplo óbvio foi a destruição da Petrobras. Os ganhos que os mais pobres obtiveram na época da riqueza das commodities estão desaparecendo agora.

Tem um fato que magoa a imagem do grande compositor brasileiro. Há na internet um vídeo de Chico confraternizando com Stédile, líder do Movimento dos Sem Terra. Má companhia. Stédile advoga invasões de terras, num processo retrógrado de defesa da distribuição de terras. Sei não. Fazendas produtivas são invadidas em ações de fundo político. A grama do campo do Polytheama Futebol Clube pode configurar terra improdutiva. Podemos invadir?

Discordo de Chico Buarque, mas ele tem todo o direito a ter opinião contrária à rejeição generalizada que o PT enfrenta hoje. A discussão na calçada da Dias Ferreira foi puro bullying de rapazes com alto teor alcoólico e poucos argumentos. E Chico pode ter seu apartamento em Paris. Seu trabalho pagou esse luxo. Eu bem que queria ter um também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.