O Tigre e o Dragão Crouching Tiger, Hidden Dragon

A bobagem marcial de Ang Lee

Zhang Ziyi

A imprensa em geral usou vários artifícios para elogiar o novo filme do consagrado diretor Ang Lee (de O Banquete de Casamento e Razão e Sensibilidade). As críticas comentam a ousadia de Lee em filmar uma história do desprestigiado gênero "kung fu" e desandam a elogiar os efeitos especiais das lutas e perseguições onde os atores parecem voar, livres, leves, soltos das garras da famosa gravidade. Tá legal: comecemos pelos efeitos visuais. São ridículos! Usaram-se arames para pendurar os atores e lançá-los pelos ares com o resultado final deles parecerem ... estar amarrados em arames sendo arremessados pelos ares!? Uma bobagem. A plástica das lutas marciais é pervertida para mostrar monges voadores que mais parecem antigas montagens do Super Homem. Deve ser alguma nova técnica de marketing que se aproveita daquilo que se faz ruim (como é o caso de todo esse aparato de equipamentos e computação gráfica usados com resultado sofrível) e divulga como sua melhor qualidade. Os movimentos - em geral pouco elegantes - dos monges só servem para engrandecer a coreografia inovadora que Matrix trouxe para o cinema. Curioso que, nos dois filmes, o responsável é o mesmo coreógrafo Yuen Woo-Ping. Me perdoem, se é para mostrar coreografia de lutas, o mestre Bruce Lee ainda domina o cenário.

Bem, mas se os tão falados efeitos especiais não são bons, o que sobra? Pouco. O grupo de atores de filmes de ação chineses se esforça para conduzir uma história medíocre de monges lutadores, mestres, discípulos, seitas e bota lugar-comum chinês nisso. A atriz Michelle Yeoh, que ficou famosa como parceirinha de James Bond, usa de persistência oriental para demonstrar um amor enrustido pelo grande mestre Li Um Bai, interpretado por Chow Yun-Fat, de Anna e o Rei. Desperdício. Nós também temos que nos esforçar muito para conseguir acreditar nas herméticas caretas que a moça produz. Ao menos, salva-se a novata Zhang Ziyi, que brilhou em nossos cinemas recentemente em O Caminho de Casa. A moça é de uma beleza cativante e atua com perfeição. Pode-se dizer que ela, além da impossível agilidade de seu personagem, também usa de muita força para carregar a pouca graça do filme.

No mais, o que chama atenção em O Tigre e o Dragão é a campanha de lançamento. O filme aparece com unanimidade na mídia, com grandes recomendações. Mas é um embuste. Não é um dos bons filmes de Ang Lee. Não é um bom filme de lutas. A brincadeira com os arames é uma presepada cinematográfica. O trabalho dos atores é massacrado pelo inverossímil da história. As distribuidoras/produtoras Sony e Colúmbia souberam vender bem este produto chinês. Diz-se: O filme resgata o gênero de lutas chinês! O filme é falado em mandarim! É um épico! Quanta besteira. Épico de lutas oriental foi Os Sete Samurais. Mas isso é outra história.

Este filme é como um bem acabado sapato Made in China para vender no mundo todo e ainda saciar o mercado do bilhão e tantos de chineses. Ang Lee vai ter um público imenso para sua experiência com filme de artes marciais. Mas, na nossa avaliação, contabiliza-se menos um ponto para o diretor. Mais um ponto para as eficientes jogadas de marketing. E perdemos nós que vamos sendo enrolados pela indústria cinematográfica.

cotação:   

- Ernesto Friedman - 


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15.04.2003

Ignorantes
Pratico artes marciais (kung fu). Vocês, antes de publicarem algo tão ignorante, deveriam ler muito, mas muito a respeito do kung fu e sua filosofia. Digo primeiramente que o canal Discovery Channel conceituadíssimo colocou entre a artes marciais kung fu como em primeiro lugar entre todas as outras que são raízes deste. O Tigre e o Dragão trata-se não de super homens mas da própria cultura da china que vocês ignorantes não souberam pesquisar antes de criticarem. Se vocês não sabem que é o caso, o povo chinês está acostumadíssimo com os filmes que o ator principal luta no ar, pois, este povo do oriente é dotado de um avanço espiritual tão elevado que no Tibet, berço da alta espiritualidade, há casos de levitações e monges que levitam seus passos ao andar. Jornalistas americanos puderam documentar isso. Leiam vocês a respeito disso. Nós ocidentais fomos criados em sociedade que visa somente um lado, um objetivo, que é o dinheiro, causa do grande capitalismo. Somos incapazes de acreditar em milagres, ocorrências sobrenaturais, pois somos pobres de espírito ainda. Isso que acontece em povos com milênios de anos de espiritualidade vivendo abstinamente apenas com o espiritual são mais evoluídos que nós na maioria dos aspectos. Assuma! A doença na maioria do ocidente é a depressão. Resultado de problemas da vida que nos pressionam e não sabemos lidar nem solucioná-los. O oriente é muito avançado em prevenções desses tipos de doença. Não é a toa que até na medicina ocidental foi comprovado cientificamente que ervas e chás funcionam e é recomendado e exercido hoje em dia nos países do ocidente inclusive o Brasil. Técnicas de relaxamento para evitar o stress, depressão é o resultado da vinda e divulgação da funcionalidade do yoga, taichi, kungfu, etc

nota do editor: e durma-se com um barulho desse!


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21fevereiro2001
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