Como escolher seu monitor

Os monitores cresceram! Isso é fato. Também – para nossa alegria – baixaram de preço. Lembro-me quando, há alguns anos, as Casas Bahia ofereciam monitores LCD de 14 polegadas pela bagatela de R$1000. Mil reais! Hoje, compra-se um monitorzinho desses por R$300. Realmente eles ficaram baratos. O problema é que nosso olho também cresceu. Queremos um monitor grande para, entre outras coisas, ver os filmes que “tocam” no DVD. Ou “baixá-los” dos sites que disponibilizam filmes de graça. Irresponsáveis! Um absurdo! Mas… paremos de conversa fiada e vamos comentar como escolher o monitor para comprar?

1 – Tamanho
O tamanho é decisão fundamental. Como as televisões, os monitores e nossa ganância por telas grandes, crescem a cada dia. Da mesma forma que a tela de TV de 42″ virou padrão pra sala e a de 32″ pro quarto, o monitor de 22″ vem se consolidando como sendo um tamanho humanamente agradável para ser o monitor de quem utiliza um computador. Em tempo, para escolha do tamanho mais recomendado para sua TV, acesse o site Hi-Fi Planet que possui uma calculadora para ajudá-lo a escolher o tamanho da tela em função da distância do expectador e de outros fatores. Pois bem, minha recomendação é um monitor wide de 22″. Tem uma solução utilizada por decoradores para resolver a distribuição dos eletrônicos quando a casa ou cômodo são pequenos. Pode-se colocar a TV de 32″ na mesa de trabalho. Quando quiser ver TV, é só se afastar e sentar longe do monitor, num estratégico sofá, para ver seu filmezinho. Funciona.

2 – Resolução
Deve-se atentar para o número de pixels que o monitor traz em sua tela. Vamos a um exemplo: O monitor LG modelo LCD W1941S tem resolução máxima de 1360×768, enquanto outro modelo da LG, o W1942S, tem a resolução máxima de 1440×900. Se você for no Windows, em “Propriedades do Vídeo”, na “Configurações de tela”, verá que o modelo W1941S (que é realmente de tamanho 18,5″) só permite usar a configuração 1360×768. Já o modelo W1942S aceita o formato 1280×800. Ou seja, quanto maior a grade de pixels, mais detalhe e ajuste de formatos de tela você terá possibilidade de utilizar em seu monitor.

3 – Tempo de Resposta
É característica que interessa muito a quem utiliza o monitor LCD para brincar com jogos ou assistir vídeos. Acima de 12ms já começa a ficar ruim. O que é o tempo de resposta do monitor? É o tempo que o monitor leva para mostrar uma nova imagem na tela, depois que você faz qualquer solicitação de alteração da imagem, mesmo que seja apenas o movimento do mouse (peguei a definição no Yahoo Respostas). O recomendado é que seja menor ou igual a 16 milissegundos (ms). Quanto menor o tempo de resposta, mais próximo da realidade serão as imagens. Hoje, monitores LCD novos trabalham naturalmente com 5ms. Paulo Rebêlo, do WebInsider, informa que o tempo de resposta acima de 16 ms torna impraticável assistir a filmes e jogar no PC.

4 – Cabo DVI
Talvez nem precisasse comentar sobre isso. O cabo digital, chamado de DVI (Digital Video Interface), é ligado na placa de vídeo do computador e no monitor. No LCD, o sinal é digital e é necessária a conexão DVI para apresentar boa qualidade. Hoje em dia, esse recurso é fundamental.

One thought on “Como escolher seu monitor”

  1. Caso eu tenha um monitor VGA e uso um conversor DVI, terei a mesma qualidade da conexão DVI ?

    Respondendo: Não sei a resposta. Deixo para alguém se habilitar a responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.