Como colocar anúncios AdSense no WordPress

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------


Começamos tentando os plugins, depois inserimos os anúncios diretamente no código do post, mas, por fim, adotamos o uso de widgets

Plugins são ferramentas que ampliam as funcionalidades do WordPress (WP). No ‘WordPress plugin directory’ você encontra plugins para automatizar a publicação de anúncios. A instalação deles é fácil. Basta fazer download, extrair o arquivo compactado salvando-o no diretório de plugins de seu diretório de instalação do WP. Depois disso, o gerenciador de anúncios passa a aparecer entre os plugins do seu site no WP. Clicando no item ‘Plugin’ do menu da página de administração do WP é apresentada uma lista de plugins disponíveis no seu blog (usarei indistintamente a referência a blog ou site, tá legal?). Você pode então ativá-lo e o recurso se torna mais um item (o último) da opção ‘Options’ do menu principal da página de administração do seu blog.

Começamos pelo Adsense-Deluxe, que é bem falado nos blogs. Não fui bem sucedido. O software não funcionou direito. A apresentação é pouco inteligível. O recurso de “preview” não funcionou. Tenho que reconhecer que o momento foi inoportuno. Justamente nessa época, a Google resolveu mudar seu modelo de anúncios retirando o parâmetro google_ad_channel e adotando o google_ad_slot. Acho que isso ainda não estava absorvido pelos plugins. Por exemplo, tentei outro deles, o All in One Adsense and YPN. Tem poucos recursos para escolher onde colocar os anúncios, mas funcionou de primeira. Logo depois de entrar e configurar o que eu queria, os anúncios começaram a aparecer nas páginas. Infelizmente, havia um pequeno problema: o ADSense não contabilizava os cliques! É ruim, né? Acho que o All in One também não estava preparado para gerar no novo modelo do Google, por isso, os anúncios aparecem no site, mas não geram contabilização para sua conta. Ainda tentei o Adsense Manager. Também me atrapalhei com o dito. Ou seja, ou eu sou ruim de usar ou esses produtos são mesmo de baixa qualidade.

Bem, como a coisa estava enrolada com o uso desses plugins, decidi retornar a solução mais simples: colocar o código do AdSense diretamente no código de cada ‘post’. Este procedimento perde a funcionalidade da automatização proporcionada pelos plugins, entretanto tem vantagens. Primeiro, é que permite você colocar o anúncio na posição e formato exatos que deseja. Isto é particularmente importante quando se utilizam imagens e não se quer os anúncios encostados nelas. Os plugins tendem a ser imprecisos em definir onde o anúncio vai aparecer no corpo do texto. O All in One Adsense and YPN, por exemplo, possui um tag (<!–adsensestart–>) para ser inserido no código indicando a partir de onde o anúncio da Google pode aparecer. Bem, se é para inserir tags no código, insiro logo o código inteiro.

A inserção dos códigos também facilita para o controle dos anúncios segundo os assuntos dos posts onde aparecem. Utilizamos, em nosso site, uma classificação dos anúncios por categoria de posts. O objetivo é registrar qual tipo de assunto tratado no site gera mais cliques nos anúncios. A inclusão do código do anúncio diretamente no código do post oferece a vantagem de permitir o controle dos blocos de anúncios inseridos. Surgiram alguns problemas com o editor do WP e comandos de HTML que usamos. Comentamos isto em outro artigo.

Uma outra maneira fácil e eficiente de inserir seus anúncios AdSense no blog WordPress é utilizar os widgets de texto fornecidos pelo WP. Esta me aprece a melhor maneira. Os anúncios são apresentados nas barras a direita ou esquerda blog. Basta colocar seu código do anúncio no widget de texto (o WP permite ter 10 deles, portanto, dá para gastar pelo menos um com seus anúncios) e inserir o widget nas barras direita ou esquerda de seu blog. O interessante é que o Google parametriza os anúncios ajustando-os aos assuntos tratados pelos seus posts. Ou seja, soluçao funciona como desejamos. Atualmente, uso este mecanismo de apresentação do AdSense para Polemikos.

(Alan Baites)

48 comentários em “Como colocar anúncios AdSense no WordPress”

  1. Oi! Se eu fizer uma pergunta que já foi respondida, me desculpe, mas estava lendo as dúvidas e acabei perdendo a paciência para continuar =/
    Bom, meu blog é gratis, pelo wordpress.com, e não consigo colocar a propaganda do adsense via widget de texto. Dúvida: Se eu mudar para o .com, pagando os 17 dólares por ano, conseguirei inserir as propagandas?
    Mais uma dúvida: meu blog é novo, vai fazer 5 meses, e tenho em média 200 visitas por dia. Vale a pena colocar o adsense nele? Conseguirei ganhar algum dinheiro dessa forma, ou ainda é pouco acesso para isso?
    Outra dúvida. O adsense seleciona propagandas de produtos que tenham a ver com o assunto que estou falando, certo? No meu caso, moda, estilo, beleza, decoração, etc… Se eu não gostar do produto ou site que eles estão anunciando, posso retirar?
    Por enquanto é isso! Espero que você possa me ajudar!! Obrigada!
    Ana
    thepophunter@gmail.com

    Respondendo: Oi Ana. É como você disse. Se o blog é grátis no WP você não consegue colocar seus anúncios AdSense. Se o blog tem hospedagem paga, você controla o conteúdo e pode colocar o almejado anúncio. Sua taxa de visitas ainda é baixa. Talvez o rendimento dos anúncios ainda não cheguem para cobrir sua despesa de hospedagem do site. Mas, vale a pena pagar para ganhar experiência e verificar como funcionará a “monetização” do site. Há um filtro do Adsense para impedir que sites que você escolheu sejam selecionados pelo Google para compor seus anúncios. Nunca usei. Uma avaliação superficial: parece que as pessoas já estão habituadas com eventuais erros na associação dos assuntos com os sites anunciados. Outra coisa para você ir consertando por tentativa e erro. Boa sorte.

  2. Amigo, eu tentei colocar adsense mas nao entra. Arrasto o campo texto, colo o codigo adsense html, coloco titulo e nada. O titulo entra, a publicidade nao. Pode me ajudar? Respondendo: se o site está num provedor próprio, onde você paga a hospedagem, deveria funcionar. Quem pode ajudar o cara?

    1. Estou com o mesmo problema, já estou com a versão paga de $ 18,00/ano, que tem domínio, mesmo assim não consigo inserir anúncios, o título aparece, mas o código do anúncio não. Se alguém puder ajudar.
      Abraços

      1. Tive este mesmo problema amigo, e me arrisco a responder.
        – Entre as possíveis causas pode ser o seu conteúdo que fere as rigorosas políticas do adsense por exemplo: conteúdo erótico, duplicado (copiou de outro site), irrelevante para os leitores, só tem uma imagem no post nada de textos e assim vai…
        – Segundo, seu site foi penalizado em algum momento e enquanto vc não corrigir os erros continuará sema aparecer anúncios,
        – Terceiro, um template meio antigo que contém algum erro que não permita o correto funcionamento dos widgets
        – Por ultimo talves o seu próprio navegador esteja com a função javascript desabilitada. Sem habilitá-la não apareceram anuncios e alguns outros recursos baseados na mesma.

        Meu site também estava assim. Não apareciam anúncios até que mudei de domínio, NO NOVO domínio que apontava pro mesmo site funcionavam anúncios mas no domínio que eu tinha eu desisti tentando… (concluí que meu domínio tinha sido penalizado) Agora mantenho outro site e este aparecem anúncios, tem outros problemas como cliques que desaparecem mas é história pra outro post.

  3. Uma dúvida: tenho um domínio adquirido junto ao WordPress. Tento salvar o trecho de código do adsense mas ele não deixa. Essa conta do WP, inclui domínio + hospedagem, não permite (U$17/ano).

  4. Ótimo o blog. Não sei se você já teve esse problema. Estou seguindo a recomendação de utilizar os widgets de texto para colocar os anúncios nas barras laterais. Os anúncios estão aparecendo, mas não cabem exatamente dentro do widget e o texto fica truncado. Como faço para resolver isso?

    Abs

  5. Tenho dois blogs no WP, um na versão gratuita e outro na paga, e fiz a mesma coisa que vocês, coloquei o código no anúncio em um Widget de texto. Na versão paga funcionou, na gratuita não. É isso mesmo?

    Respondendo: É isso mesmo. O AdSense não funcionava no blog gratuito.

  6. Tenho blog wordpress pago e já colei quer no widget de texto quer no corpo de um post e não aparece nada. Alguma explicação?

    Respondendo: Prezado Nuno. VocÊ criou o anúncio no Google Adsense, copiou o HTML, colocou no widget de texto, publicou, deveria aparecer no seu site. Sugestão: entre em contato com seu provedor de hospedagem. Pergunte por que não funciona. Desejo sucesso.

    1. não, isso é uma tag q tem no codigo q nao funciona dessa forma, procure a palavra ‘true’ e no lugar dela coloca a palavra ‘false’

  7. Cara,

    suas dicas foram muito úteis, obrigado mesmo! Estava tentando fazer no dominio wordpress e não funcionava… já imaginava que fosse isso. Como tenho dominio registrado vou fazer meu wordpress lá…

    Veiii… como vc teve paciencia pra responder a mesma pergunta zilhões de vezes ?? fod… a galera pergunta a mesma coisa toda hora…

  8. Poxa, q saco, acabei de me cadastrar em tudo, ler e bla bla bla, e quando o link sumiu do widget vim procurar ajuda… aí descobri q o WP gratis nao aceita anuncios….. chaaato…

  9. Olá, já fiz minha inscrição no adsense por mais de 4 vezes e sempre retornam com a mesma resposta: “Sua inscrição não foi aprovada por esse motivo: Tipos de página”

    Na ajuda do adsense não há nada relacionado a esse tipo de problema, ou não tem nada específico.

    Há como ajudar?

    Obrigado

  10. Quanto você ganha por mês com o Adsense?
    Eu tenho um blog na plataforma Blogger e estou querendo mudar. Ou seja, alugar um domínio anual no WordPress, mas antes disso eu gostaria de saber quanto de dinheiro você recebe mensalmente pelo Google, e quantas visualizações por mês você tem no seu blog (para ter como base).
    O meu recebe cerca de 1000 visitas mensais
    Favor responder no seguinte email: blogcorreiovirtual@gmail.com

    Respondendo: A taxa de cliques nos anúncios depende do tipo de site que o publica. A taxa de cliques num site como Polemikos é de cerca de 1% das páginas visitadas. O rendimento é de apenas US$1 por 1000 visitas. Sua taxa de acessos parece baixa para que você possa monetizar seu site com sucesso.

    1. Você pode melhorar a taxa de cliques que recebe mudando o tema. Teste outros temas. Não tenha medo de mudar. Se sua taxa de cliques é de 1% apenas, mude o tema…. se subir para 1,5% já tenha tido um aumento de 50%.

      Uma boa, para quem usa wordpress é instalar um plugin e deixar ela fazer todo o trabalho de inserir o adsense no post.
      http://wordpress.org/extend/plugins/best-google-adsense/

  11. Olá, gostaria de publicar anuncios em varias paginas mas nao sei como fazer nem que programa usar. Será que você pode me dar uma dica? Obrigado.

  12. é verdade que nao posso instalar plugins no meu site porque é( .com )e o wordpress só aceita se for (.org)?Se for assim o que tenho que fazer?Eu quero por anuncios no meu site mas nao consigo coloca-los nem instalar plugins,meu site é hospedado na hostgator se puder me esclarecer essas duvidas eu agradeço,abraços!

  13. O que seria exatamente “diretório de plugins de seu diretório de instalação do WP”? Aliás, que “diretório de instalação do WP”? Como eu vejo esse diretório?

    É muita dúvida para uma mensagem só, eu sei…

    Obrigada

    Respondendo: Oi Milena. Se vc não está achando o diretório talvez esteja trabalhando com seu blog hospedado diretamente no site do WordPress. Aí fica tudo transparente para o usuário do blog. Se você contrata uma hospedagem, os diretórios do WP são criados no seu serviço de hospedagem e você os vê quando transfere os arquivos. Talvez o problema esteja por aí…

    1. Respondendo: Oi Maria. Você testou os anúncios antes de colocá-los no WP? Por exemplo: inseriu o HTML do anúncio no texto de um post, publicou, clicou nele e verificou se o Google registrou seu clique? Este é um primeiro passo para ver se o anúncio funciona. Outra coisa: você está usando um provedor de hospedagem particular, certo? Os anúncios não funcionam no WP gratuito. Até.

  14. Na conta não paga consigo fazer isso?

    obrigada

    Respondendo: Sua pergunta ficou um tanto sucinta. Se você quer dizer que tem uma conta no wordpress, que é hospedada “de grátis” no wordpress.org, a resposta é que os anúncios não funcionam. Só funciona se você puser os anúncios num site para o qual você contratou a hospedagem.

  15. Caro amigo,
    Estou precisando indexar uma página para colocar os anúncios do adsense.
    Seria assím, após clicar no arquivo para download o usuário é levado para uma página indexada com os anúncios do adsense e após alguns segundos esta página liberaria o downloads do arquivo.
    Fico Grato Pela Resposta,
    Boretri@gmail.com

    Respondendo: Oi Boretri. Não tenho conhecimento de programação que possa te ajudar. Se você sabe como dirigir para uma página indexada, o código do AdSense pode ser colocado nela. Se desejar controlar o tempo antes do download começar, isso vai exigir o tipo de programação que não conheço. Entretanto, por que controlar este tempo? Se o clique leva para uma página onde o download efetivamente acontece, que tal deixar o tempo de exibição dos anúncios serem ditados pela duração do download. Boa sorte.

  16. percebi que para utilisar o adsense, é necessário sim ter hospedagem mas o proprio wordpress oferece isso em painel/aprimoramentos… é só escolher space upgrades e voilà a hospedagem… por $ 20,00 vc tem isso rsrs

  17. Eu coloquei o codigo, pelo post, pelo widget, e nada,
    os anuncios não aparecem,
    meu site e hospedado em um servidor pago,mais com o tema do wordpress instalado
    mais não consigo por os anuncios,
    o que faço?

    Respondendo: Sugestões: Verifique se configurou direito os anúncios do Google. Peça ajuda do pessoal onde você hospeda o site. Isso é problema simples e eles têm todos as informações para te ajudar. Sucesso!

  18. Hospedei meu blog com um domínio próprio http://www.meublog.com . UHU, finlmente. Mas o adsense não está rolando no witget de texto do wordpress. Quando colo o código que o adsense gerou pra mim na caixa de texto e mando “guardar” o texto, ele simplesmente some. Por que? O que devo fazer pra finalmente funcionar?

    Respondendo: Felipe. No passado houve problema com este widget. Recentemente, nas novas versões do WP, ele tem funcionado muito bem. Faça um teste trocando o tema. Ou coloque a questão numa consulta de Google, você ficará surpreso como aparecem respostas exatamente para seu problema. Sucesso.

  19. Uma dúvida muito importante.
    Quando colocamos anuncios google em nossos sites HTML comuns, eles avisam que é preciso incluir um meta tag tal como a abaixo

    Onde no lugar dos tres pontinho ( … ) há um código gigantesco, uma espécie de senha que o proprio google gera e diz pra você publicar no index do seu site pra provar que vc tem mesmo acesso aquele site onde o anuncio será publicado.

    No WordPress é necessário incluir essa meta tag citada? Onde se coloca?
    Se temos um site normal html na raiz da hospedagem já com essa meta tag e instalamos o wordpress num outro diretorio será que a meta tag já serve para o site todo?

    Respondendo: Me enrolei. Me lembro vagamente dessa meta tag. Acho que isso é necessária quando você quer usar funções do Google Analytics. Mas não posso garantir. Para colocar os anúncios em diferentes sites, é certo que não é preciso acrescentar nada. Pego o mesmo código, coloco em sites WP diferentes e eles funcionam.

  20. Você responde perguntas apenas em relaçao ao wordpress ou outros tambem? Como blogspot?

    Respondendo: Oi Jorge. Apenas conheço o WordPress, que mantenho para o pessoal do Polemikos. Abraço.

  21. Ah, e me desculpe a ignorancia, mas, o pagadento da tal hospedagem |”domain map” no wordpress é em dolar, como posso pagar isso? Sem precisar comprar dolar?

    Respondendo: Oi Felipe. Você precisa adquirir um domínio, que vem a ser o nome do seu site, por exemplo, “sitedofelipe.com.br”. Se for no Brasil, manter este nome custa cerca de R$30 por ano. Veja no Dominio.br como registrar domínio “com.br”. Você pode registrar nos EEUU, pagando em dolar, mas poderá utilizar um cartão de crédito aqui do Brasil. O site da Locaweb, por exemplo, permite verificar se o nome que escolheu já tem dono e registrar o domínio brasileiro ou americano. Você hospedará seu site num site de hospedagem. Polemikos está hospedado na Locaweb. Você paga a hospedagem e cria o site que quiser. O site do WordPress ensina como hospedar um site que usa o modelo e os temas do WordPress. Siga o caminho que fornecem que a coisa funciona.

  22. Ah, e o que é o “paypal”? Minha primeira viagem, paciencia.

    Respondendo: Sua pergunta é engraçada de responder. O paypal permite fazer pagamentos na internet. Por exemplo, você ficou tão maravilhado com beleza e valor das informações trazidas por Polemikos que deseja nos recompensar. Bela atitude! Tomado por esta vontade incontrolável de contribuir para mantermos Polemikos, você clica no banner do paypal que tem na coluna da direita de nosso site. Ali, você poderá emitir um boleto e nos enviar uma grana. Um gesto magnífico! O paypal funciona como um banco virtual que permite às pessoas transacionarem na Internet. Não deixe passar a tal vontade incontrolável …

  23. Obrigado por responder tão prontamente. O tal código a ser inserido é o “ID do editor” ou outro codigo que surge quando criamos algo como “Adsense para conteudo” ou para pesquisa etc e tal?

    Respondendo: Oi Filipe. Quando você cria um anúncio no Ad Sense, o processo pede para você definir características do anúncio como tamanho, tipo de borda etc. No final, o Ad Sense fornece um código HTML para gerar o anúncio. Clique em cima do código, copie e cole no widget de texto do blog wordpress que você hospedou em provedor particular. Voilá. Tens um anúncio.

  24. Ótimas explicações amigo. Então se eu adquirir um domínio para veicular meu blog do wordpress a inserção do adsense no witget de texto que normalmente nao dá em nada no wordpress vai automaticamente funcionar?

    Respondendo: Se você colocar seu blog do WordPress em um serviço de hospedagem, os anúncios Ad Sense funcionam.

  25. Muito úteis as dicas. Obrigado! Então de nada adianta um plugin se você não tem um domínio?

    Respondendo: É isso. Os recursos para colocar anúncios funcionam se você tem o site hospedado em provedor particular.

  26. Olá, vi através de seu post que é necessário ter um dominio hospedado, no menu Melhoramentos há a opção de registrar o dominio. Caso eu registre já poderei colocar os anúncios do adsense no meu Blog?? Caso não, gostaria que me dissesse o que fazer. Obrigado

    Respondendo: Você registra o domínio, contrata a hospedagem em alguma empresa (por exemplo, a Locaweb tem esse serviço) e segue as orientações do WP para instalar o blog em um provedor. Como o site será seu, você poderá publicar o que desejar, inclusive os anúncios do Google.

  27. Legal! Mas eu estou mesmo é procurando uma forma de exibir destaques apenas na pagina inicial do wordpress, mas obrigado pela dica.

    Abraços

    Respondendo: Você pode escolher utilizar o modelo padrão de página inicial com os últimos posts ou criar uma página para ser a “capa” de seu blog. Se utilizar a página você poderá colocar nela o que quiser.

  28. Ola, estou a procura de um bom gerenciador de anuncios para o WP, mais para gerenciar anuncios proprios (sem ser do google ou outros) com contador de visualizações e cliques…será q existe?

    Respondendo: Prezado Ronny. Não conheço. Mas também não tenho procurado por este recurso. Sem dúvida seria interessante outras opções além do Google AdSense.

  29. Preciso de ajuda! Os anuncios do Adsense não aparece nem com reza brava no meu blog. As vezes eu deixo semanas e meses e nada.Já utilizei plugins e nada..
    O que vcs dizem sobre esse problema?

    Respondendo: Você não pode colocar anúncios em blog hospedado no WordPress. Se quiser utilizar anúncios num blog WP, tem que ter hospedagem própria. Esse é o motivo comum para não conseguir apresentar anúncios no blog.

  30. Olá, primeiramente parabéns pelo post, foi bastante esclarecedor.
    Eu tentei utilizar plugins para adsense, mas também desisti por não funcionarem como eu gostaria. Também utilizo a técnica de colocar anúncios na widget é prático e eficiente – porém não tenho um retorno de cliques muito grande ! Tentei colocar um anúncio diretamente no código e aparece no final de cada post (mas somente quando o usuário entra diretamente naquele post – aproveitando assim os que vem de buscadores) na minha página inicial eles não aparecem, só aparecem quando entram no post mesmo. Porém também não tive um retorno muito bom.
    Vi aqui no seu que você coloca no meio do post, gostaria de saber se tem tido um bom retorno de cliques e também se poderia ensinar como faz isso, se é de forma manual e se sim, como.
    Meu site é: 365diasviajando.com
    Agradeço qualquer dica ou sugestão.

    Respondendo: O pessoal do AdSense diz que o lugar onde o anúncio aparece é fundamental para o retorno de cliques e, portanto, de ganhos para o site que anuncia. Não consegui medir se os anúncios no meio de artigos são mais eficientes. Ainda acho que eles ficam muito invasivos, atrapalhando a leitura dos maravilhosos textos que publicamos. A maneira que utilizo para colocar no meio dos artigos é a mais óbvia: coloco o código diretamente. Há plugins que fazem isso automaticamente, mas os anúncios acabam por aparecer em locais inconvenientes do artigo. Prefiro ter o controle total de onde aparecem.

  31. eu tenho um dominio “o-estudante.com”, mas ñ conisigo usá-lo.
    tenho q aderir a alguma hospedagem?

    Respondendo: Contrate uma hospedagem e use seu domínio. Por cerca de R$20 mensais já dá para contratar uma hospedagem. Se seu site for interessante, você poderá tirar este valor apenas com os anúncios do Google Adsense.

  32. Olá, tenho um domínio eduardotrindade.com.br que redireciona para meu blog WordPress. Como posso fazer para colocar Adsense.

    Abs e Obrigado,

    Eduardo

    Respondendo: Não sou um especialista, mas, vamos lá … Nosso site tem domínio próprio e é hospedado em site de hospedagem pago. Usamos apenas o software do WordPress. No seu caso, por o site estar no blog WordPress, pelo que sei, você não pode colocar anúncios.

  33. Tentei colocar o código do ad sense diretamente no html do post e não funcionou…. Pode me ajudar?

    Obrigada
    Gládis

    Respondendo: Você não pode colocar Adsense num blog hospedado no WordPress.com, você precisa ter um blog WordPress hospedado em algum lugar.

  34. Para colocar anúncios em blogs do WP é necessário ter um domínio registrado?
    Grato,
    Francisco

    Respondendo: Na verdade, quem responde é o site WordPressMax. Sim, você tem que ter um domínio registrado. Você não pode colocar Adsense num blog hospedado no WordPress.com, você precisa ter um blog WordPress hospedado em algum lugar. (You can’t put AdSense on a WordPress.com hosted blog, you need to have a self-hosted WordPress blog.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.