Resumo de 2007

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Falemos do ano de 2007 que, a essa altura, já é história. Aqui fica o registro para as gerações futuras. A foto à esquerda mostra o por do sol em Ipanema no dia 31 de dezembro de 2007. A luz do dia se foi em 2007 com a cerimônia adequada ao momento. Foi um belo ano. O sol esteve sempre presente no céu azul da cidade maravilhosa. Foram tantos dias ensolarados que, no final, temia-se que as florestas não agüentassem a seca. Alguns incêndios aconteceram. Depois, uma chuva intermitente nos visitou garantindo o verde dos morros. No Natal, choveu um pouco. O final do ano teve dias maravilhosos que o povo reverenciou aplaudindo o Deus Sol em sua entrada no mar. Bonito.

Outra coisa para ser lembrada foi o calendário. O ano de 2007 foi pródigo em feriados. Foi difícil engrenar no trabalho. As festas de fim de ano caíram em convenientes 3ª feiras fechando o ano com chave de ouro.

As preocupações com o clima foram a novidade nas conversas e na mídia. O problema da ecologia ganhou as mesas dos bares. O Brasil continua mal na foto. A floresta amazônica queima largada. Não temos vontade nem competência para cuidar dela. Uma guiana lá em cima reconheceu que não tem como cuidar e ofereceu suas florestas para a Inglaterra administrar. Será que era o caso do Brasil também pedir socorro internacional para cuidar da nossa floresta? A China continua crescendo alucinada e poluindo outro tanto. Talvez seja a poluição que vai conter seu crescimento.

A economia brasileira surfou nas boas ondas internacionais. As previsões eram crescimento de 3,5%, crescemos 5%. A Bolsa cresceu 78%. O petróleo bateu US$100 no primeiro dia de 2008. Dizem que pode chegar US$150. E a Petrobras achou muito petróleo em Santos. Nesta área, o Brasil está bem. Convenhamos: Lula é um cagão! O cara tem muita sorte. Quando ele precisa administrar, dá merda. Haja vista a zona que reinou no espaço aéreo brasileiro. Mas o presidente Lula, o homem do “nunca se viu” ou “estou convencido”, se aproveitou dos bons resultados, distribuiu bolsa família a valer e ficou com 60% de aprovação. Lula ganhou o ano.

A política brasileira foi ditada pelo sem ética Renan Calheiros. Depois que todo mundo ficou sabendo que ele comia a Mônica Veloso e o dinheiro da pensão era pago por lobista de empreiteira, Renan entrou numa espiral de sacanagens que conseguiu sujar o nome pouco limpo de nosso Senado. O cara ridicularizou a política brasileira. Negociou da maneira mais baixa, mostrando que seus interlocutores topam o estilo. Vendeu caro sua saída da presidência do Senado. Ninguém foi preso.

No Rio, Cesar Maia caiu em depressão por ver suas pretensões presidenciais irem para o ralo. Ninguém gosta dele. É o contrário do que o Rio merece como prefeito. É nossa sina. Deprimido, largou a administração da cidade e ficou escrevendo bobagem em seu blog. Como não tinha o que fazer, tentou ser consultor político em eleições na Guatemala. A informação é imprecisa, mais o sentido da babaquice do Cesar Maia é exato.

No esporte, o Brasil mostrou que no vôlei tem organização, técnica e material humano. Arrebentou nos campeonatos internacionais. Mas é o futebol que melhor representa nosso país: tem roubo, grandes transações, politicagem, cartolagem, ídolos… Futebol é uma tragédia rodrigueana. Continuamos tendo os atletas, o Cacá, por exemplo, e os bad boys, como os Adrianos. Romário continuou com sua eterna saída. Conseguiu um feito: foi técnico e jogador num mesmo jogo. Ainda bem que não jogou bem, se fizesse, virava santo padroeiro.

O Rio evidenciou que o tráfico está se tornando a grande força na cidade. O filme Tropa de Elite foi a ficção retratando a realidade tétrica de nossa instituição policial. A distribuição do filme por camelôs que faturaram milhões com a venda de DVDs mostrou que a informalidade é a tônica em nossa economia. Talvez tenha sido um bem sucedido golpe de marketing. O crime está assustando a todos. O assalto a Paulinho de Viola, no penúltimo dia do ano foi emblemático. No mesmo dia, atriz da Globo, escapou porque seu Pajero era blindado. Comprar carro blindado é decisão tão simples como comprar carro com freio ABS. Quem tem dinheiro compra.

Em tempo: Feliz 2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.