Pousada Pedra Brabo, Chã das Caldeiras

Chã das Caldeiras é a área dentro da cratera do vulcão que forma a Ilha do Fogo, em Cabo Verde. Chã das Caldeiras tem uma pousada que é algo de especial no mundo. Ela fica à sombra do vulcão do Fogo, um vulcão que surgiu dentro da antiga grande cratera, a Caldeira. Se você procura lugares exóticos para visitar, pode programar uma passadinha na pousada Pedra Brabo (00-238-261 8940). O preço da diária é cerca de 40 euros para o casal e 25 euros para o solteiro. É o melhor lugar para se hospedar dentro da grande Caldeira, que é a “boca” do vulcão que constitui a Ilha do Fogo. A Caldeira é plana, com cerca de 9 km de diâmetro, com metade de seu perímetro delimitado pela Bordeira, escarpa que atinge até 1000 m de altura. Ali ficam as localidades de Portela e Bangaeira, distantes poucas centenas de metros uma da outra. Pedra Brabo fica em Portela e segue o modelo das construções típicas do lugar. Tem apenas o térreo, com o telhado horizontal desenhado para colher a água da chuva, que é recurso escasso na região. Construída com as pedras vulcânicas, localizada junto à parede da Bordeira, é perfeitamente adaptada a paisagem rochosa escura da Caldeira.


Ilha do Fogo

Pedra Brabo é local adequado para o viajante de instalar e a partir daí visitar os recantos da Caldeira. A pousada tem belo jardim interno, para onde dão os quartos, e oferece vista privilegiada para o vulcão do Fogo, que aparece na foto abaixo visto da porta principal do hotel.

Ilha do Fogo

O grande destaque da pousada são os dotes culinários de seu proprietário, o francês Patrick. Vivendo em Cabo Verde há 8 anos, Patrick oferece belos e deliciosos pratos que garantem o conforto daqueles que visitam as cercanias do vulcão. É programa turístico típico vir à Ilha do Fogo, almoçar na pousada e retornar à outra ilha do arquipélago onde o turista esteja instalado. Recomendo acompanhar a comida com o modesto, mas simpático, vinho tinto Chã – Vinho do Fogo, produzido na cooperativa da Caldeira. Outra surpresa agradável são as sobremesas excelentes feitas por Patrick, em que ele tira proveito das saborosas frutas plantadas na terra escura do lugar.

Ilha do Fogo

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



One thought on “Pousada Pedra Brabo, Chã das Caldeiras”

  1. Sendo um dos sítios mais maravilhosos do mundo, além da natureza, as gentes são as verdadeira pérolas daquele oceano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.