Qual a chance de todos os dias do ano você ter amigos que fazem aniversário?

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Não esquecer os dias dos aniversários dos amigos é regra de etiqueta a ser seguida. Uma pessoa com rede de relacionamentos de algum porte deve lembrar de cumprimentar seus amigos aniversariantes do dia. Preocupado em não deixar furos, venho preenchendo a informação dos dias dos aniversários dos meus contatos. Sou bastante liberal. Acrescento filhos de amigos, conhecidos, qualquer um que decline sua data de aniversário e tenha um mínimo potencial de ser importante na minha vida. As vezes dou entrada na lista de contatos apenas com nome e data de aniversário. Todo dia, meu calendário informa os aniversariantes da data. Transformei tudo num jogo (o importante é gamificar os processos, não é?) cujo objetivo é eu ter o máximo número de dias do ano com conhecidos fazendo aniversário nessas datas.

Qual não foi minha surpresa ao encontrar um sujeito mais maníaco do que eu. O artigo Chances it’s a Friend’s Birthday Every Single Day of the Year, de Nathan Yau, em Flowingdata, vai fundo na análise desse importante problema. Antecipo o achado mais importante: se você deseja ter certeza de que tem conhecidos aniversariando todos os dias do ano, você precisará ter cerca de quatro mil contatos cadastrados com suas datas de aniversário. O número é alto e, mesmo assim, apenas garante com altíssima probabilidade que se consiga preencher todo o calendário. A certeza absoluta não existe. Se você for mais tolerante e aceitar com uma probabilidade de 50% que seu calendário seja totalmente preenchido com aniversariantes, lhe bastará ter uma rede de relacionamentos de 2287 contatos. Moleza.

Se você buscar estabelecer sua meta de outra forma, por exemplo, desejar que haja aniversariantes conhecidos seus em pelo menos 300 dias do ano, você precisará ter cerca de 1000 contatos na sua agenda. Conforme o número de dias almejado cresça, se aproximando de 365, o número de contatos necessários crescerá aceleradamente, atingindo 4000 pessoas.

De posse de todos estes números, estou municiado para trabalhar com afinco no preenchimento de minha lista de contatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.