de Bariloche a San Martin de Los Andes: Villa La Angostura, Lagos Espejo e Correntoso

Viajar de carro ou ônibus entre Bariloche e San Martin de Los Andes é oportunidade ímpar para apreciar lindas paisagens de uma região premiada pela Natureza.

Bariloche

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Para ver o mapa desse passeio, clique aqui.

Viajar de carro ou ônibus entre Bariloche e San Martin de Los Andes é oportunidade ímpar para apreciar lindas paisagens de uma região premiada pela Natureza. A sucessão de lagos, compondo belas vistas com as montanhas, impressiona o viajante brasileiro, mais acostumado com paisagens tropicais. É lindo. A Villa La Angostura, cerca de uma hora e meia de Bariloche, é pequena. É recanto preferido pelos mais abastados que desejam ficar longe da agitação de Bariloche. Perto de La Angostura há uma pequena estação de esqui: o Cerro Bayo. Para esquiar é melhor utilizar Cerro Catedral. Já vi esquiadores pegando o táxi para Angostura no final de um dia de esqui. Pode-se ir de ônibus. O passeio de Bariloche para San Martin custa por volta de 130 pesos (excursão) e é o dia inteiro porque são 205 km até lá e tem 40 km de estrada de terra (dica de Adriana).

Acompanhe abaixo o roteiro da viagem. Para ter uma idéia da beleza do lugar, dêem uma olhada nas fotos.

Para quem está em Bariloche olhando para o lago Nahuel Huapi, a saída da cidade é para a direita, na direção do aeroporto. Basta ir pela margem do lago que não há como errar. A estrada que sai de Bariloche é a Rota 237. Na extremidade leste do Lago Nahuel Huapi, Bariloche é vista ao longe com as montanhas com neve de fundo. Depois de atravessar o Rio Limay surge o entroncamento para se tomar a Rota 231 e seguir para oeste em boa estrada de duas pistas que logo nos mostra os Andes ao fundo antecipando o extraordinário visual da viagem.

Bariloche

Impressiona a vista panorâmica que surge quando a estrada encontra o Brazo Huemul, um braço do Lago Huapi que avança terra adentro formando a península Huemul. A combinação de montanha, lago e neve ao fundo é maravilhosa.

Bariloche

Daí para frente, a estrada acompanha a margem do Lago Nahuel Huapi, passando pela entrada para Cerro Bayo, pequeno centro de esqui, antes de chegar à Villa La Angostura, com população de apenas 6.000 habitantes. A estrada continua exibindo belas vistas do Lago Espejo à sua esquerda.

Bariloche

Bariloche

Mais adiante, contorna o extremo norte do Lago Correntoso e muda bruscamente de direção, voltando para o leste. Depois de Quintupuray, surge à esquerda a entrada para a Rota 234, ou Rota dos Sete Lagos. Por ela, avançamos para o norte em busca de San Martin de Los Andes. Aí começa o trecho mais animado da viagem. A estrada é de terra e, dependendo da chuva e da neve, pode fechar. Convém se informar antes de partir. Pegamos uma época boa, apesar do inverno havia apenas lama, neve nas laterais da estrada e céu azul lá em cima. As vezes o terreno piora e a tração nas quatro rodas distribui lama para todos os lados, deixando a visibilidade difícil no pára-brisa.

Bariloche

Mas as coisas melhoram e, antes de voltarmos ao asfalto, atravessamos a bonita ponte sobre o Rio Pichi Truful.

Bariloche

Surge o asfalto e a estrada fica tranqüila novamente.

Bariloche

Depois disso, é chegar em San Martin de Los Andes, na margem do belo Lago Lacar.

Bariloche

16 comentários em “de Bariloche a San Martin de Los Andes: Villa La Angostura, Lagos Espejo e Correntoso”

  1. Boa noite!
    Irei viajar com meu esposo em fevereiro para Bariloche e queremos conhecer a rota dos 7 lagos.Vc indica dormir em Vila La Angostura ou San Martin de Los Andes?
    Li em varios blogs que Vila tem muitos passeios para se fazer

    1. Angostura é perto de Bariloche (1 hora de carro) e tem belos passeios de barco e bicicleta. San Martin é mais distante e é uma cidade maior. No site cadernetadeviagem.com há boa lista de passeios a fazer a partir de San Martin. Difícil fazer recomendação definitiva de onde ficar.

    2. San Martin é mais bem posicionada como ponto de partida para visitar os sete lagos. Angostura é perto de Bariloche, está no caminho para San Martin, é pequena e simpática. Vale uma noite de hospedagem e seus passeios.

  2. Em l967 fui a san martin de los andes de carro…mas a estrada,que era de terra,me trouxe muito sacrificio.Muitos acidentes ví. A estrada perto de Bariloche tinha uma uma pare de asfalto muito escorregadia.A gora acho que deve ser toda asfaltada…. mas convem tomar muito cuidado com o piso
    carlos soares

  3. Olá, obrigada pelas dicas. Estou indo para Bariloche em agosto e vou ter 5 dias inteiros lá. Estou pensando em ir um dia (bate a volta, pois o hotel em Bariloche já está pago) para San Martin de Los Andes. Pensei em ir de excursão (ônibus) pq tenho medo de dirigir com neve. Sei que você foi de carro, mas vc comentou sobre o preço da excursão em 2005. Esta excursão faz bate e volta no mesmo dia? Sabe se ela vai direto para San Martin ou se ela para em algum lugar no caminho? Sabe onde posso ter mais infiormações desta excursão? Na internet só encontro relatos de passeios de carro.
    Obrigada.

    Respondendo: Oi Débora. Também não sei onde obter informação sobre o passeio de ônibus. Considere avaliar como está a estrada no período em que você quiser ir a San Martin, dependendo da época a estrada pode estar sem neve. Boa viagem.

  4. Quero saber se de carro em bariloche indo em direção a S.Martin de los Andes e querendo o caminho mais rapido (pois vou a noite) quais estradas devo seguir! obrigado

    Respondendo: O caminho mais rápido é por Villa Angostura. Verifique antes como está a estrada. Se houver muita neve, dirigindo de noite, pode haver derrapagens pois nós brasileiros não somos especialistas em dirigir na neve.

  5. Ola, vi os comentarios sobre san martin, se o passeio for corrido é melhor ver outros pontos turisticos proximos de bariloche. Quando fui a la angostura chegamos na hora do almoço e estava tudo fechado, muito bonitoolugar mas passamos muito tempo viajando eu acho melhor gastar o tempo na neve ou nos cerros proximos, tem muita coisa pra fazer por lá, alguem ja viu o passeio lacueva?

  6. Ficarei do dia 30 de junho até 04 de julho, gostaria de dicas de passeio em bariloche e se vale a pena fazer San Martin bate e volta e os passeio dos sete lagos tambem no sistema bate e volta. desde já agradeço

  7. Olá Vivi!
    Tudo bem?
    Não sei se vai te ajudar, mas vamos lá!
    Em Agosto ficarei 5 dias em Buenos Aires, 3 dias em Bariloche e 3 dias em San Martin (isso pq pretendo curtir as paisagens e tal). Através deste blog e de outros…cheguei a conclusão que o melhor é ir para San Martin por conta própria, ou seja, sem excursão para aproveitar o clima, a paisagem e etc.
    Pesquisei algumas coisas por lá e tb tem coisas bem legais para se fazer e conhecer. Um hostel com quarto e banheiro privativo de um padrão melhor está em torno de 60 pesos. Os restaurantes parecem de boa qualidade.
    Bom, se vc não pretende esquiar os 6 dias em Bariloche, aproveite para conhecer as cidades vizinhas como San Martin. Lá é possível praticar canoagem, mountain bike, rafting, parapente e etc. Eu vou mais para conhecer um pouco a região dos lagos…gosto de tirar fotos e para mim será um prato cheio, mas creio que não ficarei entediada na cidade.

    Abraços!

    Gustavo,
    Viagem mais que programada! E vc faz parte desta programação! =)
    Se precisar de alguma informação me mande um e-mail. Estou tão craque em planejamento de viagens que meu namorado disse que vai montar uma agência rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!

    Respondendo: Alou Flávia. Obrigado pelas dicas. Boa viagem em agosto. Gustavo.

  8. Olá! Vou ficar 6 noites em Bariloche, mas tenho mais um dia, to em duvida se fico mais um noite em bariloche ou vou até San martin e passo uma noite lá, depois tenho q ir para Buenos Aires de onibus.~Não sei o que eu faço, se vale a pena um bate volte de excursão a san martin ou se vou e passo uma noite la e de lá pego o onibus a Buenos Aires….me ajudem!

    Respondendo: Quem souber ajude a Vivi. Eu sugiro procurar solução que passe por ficar uma noite em San Martin. A viagem “bate e volta” fica um pouco corrida.

  9. Olá!!!
    Qual o valor mais ou menos do alguel de um carro?

    Obrigada!

    Rspondendo: Oi. No final do artigo sobre a viagem nos Lagos Andinos você encontra alguns dados (antigos) dos preços. Clique aqui para ver o artigo.

  10. Olá, um passeio de dia inteiro daria para ver os sete lagos??? Não é muito corrido?? Que horas saiu e que horas chegou?? Qual a mepresa de turismo que utilizou??

    Respondendo: Sempre aluguei carro. Veja que eu comento sobre 4 dias de passeios, sempre tomando o dia todo. Dois deles feitos a partir de San Martin de Los Andes. Os outros dois passeios foram as viagens para ir e vir de Bariloche a San Martin, o melhor é ir num dia e voltar no outro.

  11. O passeio de bariloche para san martin custa por volta de 130 pesos (excursão)e é o dia inteiro porque são 205 km até lá e tem 40 km de estrada de terra.

  12. Olá. Gostaria de saber em torno de quanto custa um passeio desses de ônibus???? Brigadim.Abs.
    Mariza

    Respondendo: Não sei quanto custa de ônibus. Só fiz o passeio alugando carro.

  13. Adorei as fotos!!! E foi muito útil a explicação de
    como chegar a cidade de San Martin. Sou agente
    de viagens e essas informções vão ser muito úteis
    para mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.