Praia de São Tomé, Cabo Verde

Os mapas da Ilha de Santiago mostram a Cidade de Praia ao sul da ilha. O próximo acidente importante do litoral da costa leste apontado no mapa é a Praia de São Francisco. Há um trecho de litoral perto da capital da ilha que é pouco explorado pelos visitantes. Algumas praias são desprezadas. Uma delas é São Tomé. Tomamos o cuidado de incluí-la no mapa.

mapa sul da Ilha de Santiago

Diz-se que a região é objeto de projetos de hotéis e marinas. Sem dúvida a beleza do local permite estes empreendimentos. Este é mais um motivo para visitar a região antes que o “progresso” chegue. É curioso que esta praia deserta esteja a cerca de 2km da pista do aeroporto da Cidade de Praia. Utilizamos um caminho difícil para ir a São Tomé. Nosso guia na ilha (morador local conhecedor de seus recantos) tomou um caminho de terra que começa perto da reta da estrada que leva ao aeroporto de Praia. Por ali, meio que explorando as difíceis estradas de terra, avançamos em paralelo ao litoral, buscando uma entrada para chegar à costa. Por fim, como outras praias da ilha, seguimos o vale mais úmido que avança para a praia, onde palmeiras esparsas nos lembram que estamos em África. E surge a Praia de São Tomé.

Praia de São Tomé - foto Polemikos

Trezentos metros de praia sem casas junto ao mar são isolamento agradável para os olhos do turista. A água limpa e transparente. Os morros que ladeiam a praia não tem árvores. A paisagem dessa época em Cabo Verde é muito seca. A natureza espera a chuva chegar para espalhar o verde pelos morros. A praia é na realidade uma enseada formada por uma estreita entrada de mar entre dois rochedos, que bloqueia as ondas e torna a praia uma piscina convidativa para o banho de mar.

Praia de São Tomé - foto Polemikos

Vejam a vista aérea da praia:

Praia de São Tomé - foto Polemikos

No canto esquerdo da praia, um caminho leva à entrada da enseada.

Praia de São Tomé - foto Polemikos

De lá se pode ter boa visão da praia (ainda uma praia deserta). Ao fundo aparece o vale que desemboca no mar. Bom passeio. Aproveitem enquanto é tempo!

Praia de São Tomé - foto Polemikos

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



3 comentários em “Praia de São Tomé, Cabo Verde”

  1. Uma praia linda e tranquila excelente mesmo especialmente para levar crianças uma vez que é muito calmo e pode-se andar dentro do mar por + de 100 metros , espetáculos adorei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.