La Botella

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

vinho e comidas interessantes em local acolhedor (e pequeno)

Rua Paul Redfern, 72. Ipanema. tel. 2512-8614 (ver mapa)

Continua bom para um vinho acompanhado de sanduíche ou uma massa.

Eu escrevia em 2006: O La Botella fica numa rua especial de Ipanema, a Paul Redfern, que começa na Pirajá e termina na praia. É rua tradicional de bares e restaurantes. Em tempos imemoriais, na esquina com Prudente de Morais, havia o Sereia de Ipanema. Este se foi há muito, seguido de outras tantas investidas de restaurantes e assemelhados, como o Mostarda e Carpatio & Companhia. Muitos estabelecimentos já passaram por esta rua e se foram. O mais perene é o Lord Jim, que continua firme no pedaço, se bem que trocou de endereço na rua.

La Botella é logo no começo da Paul Redfern, do lado esquerdo. A janela com ofertas de vinhos expostas dá o tom do lugar. Lá dentro, cercadas por prateleiras de garrafas grupadas por países produtores, poucas mesas enchem a pequena sala. A madeira das estantes e as garrafas de vinho tornam o ambiente acolhedor. O lugar é pequeno. Mesmo ocupando as mesas com todos os lugares disponíveis, ali cabem no máximo 20 pessoas. Portanto, para conseguir lugar, atenção para o horário de chegada.

La Botella é conhecida por seus sanduíches no pão de baguete. A charcuterie é boa. Salsichas com mostarda escura convidam ao teste do paladar. Marcas de cerveja também são praticadas no local. Mas fui para tomar vinho. Os pratos de queijos e frios são recomendados como acompanhamento para o vinho. Os queijos nacionais atendem bem e o preço é bem melhor que para os importados. Experimentei o vinho português Cartuxa, da região de Redondo, no Alentejo. Boa pedida. Tem sabor forte, como se fosse um bordeaux encorpado. Tentei saber qual era a uva. O rótulo, com a clássica capacidade lusa de explicar as coisas, informava: “feito com uvas viníferas de Portugal”. Disse tudo! Ainda bisbilhotando pelas estantes, encontrei um Quinta da Pacheca (R$97, US$50), que conheço desde a visita à quinta, no Douro. Como a grana não abunda no momento, deixei para consumi-lo mais adiante. O La Botella também oferece pratos de massa que ouvi serem bons. Provei um inhoque de aipim que mostrou valor e combinou bem com o vinho. Enfim, recomendo uma excursão ao La Botella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.