Por que é tão difícil conseguir nota fiscal na Mr.Cat?

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

resposta: é difícil em todo canto!

Sempre é a mesma coisa. Um sapato lhe chama atenção na vitrine, você entra na loja, vem o vendedor sorridente, você escolhe o que quer, experimenta, decide levar. Parece tudo normal. Aí começa a manobra. O cliente é levado ao balcão, onde o vendedor passa o trouxa para a moça do caixa. Esta costuma ser ágil para receber o dinheiro ou passar o cartão de crédito. A embalagem da compra chega e … emoção, a nota fiscal não aparece. Constrangimento total. Não, só do cliente. Do outro lado do balcão é pura cara-de-pau. A moça olha para o lado, procura o próximo cliente, dá a entender que o processo acabou. Ela deve se perguntar: – O que é que o otário ainda espera. Já pagou, pode ir embora. E você ali com cara de pamonha. O pobre cidadão tem que lembrar do seu direito e ter desinibição para pedir o que seria obrigação da loja fornecer: – Eu quero a nota fiscal! Perplexidade, ora veja, uma nota, que pedido mais inusitado. Agitação! A moça vai lá para trás da loja onde são gerados estes estranhos – e provavelmente raros – documentos. Sem olhar nos seus olhos, chega com a bendita nota. Acabou. Fica a impressão que você é um pé rapado que ainda usa estas coisas. Pedir nota fiscal, que pobreza! Você sai da loja cabisbaixo, auto-estima no chão. Bem, comigo não, eu saio é muito puto com a Mr.Cat.

Será que este tratamento deselegante da loja com os fregueses compensa? Claro, e muito. No preço da mercadoria estão incluídos cerca de 17% de ICMS. O estabelecimento, quando não nos fornece a nota, está sonegando e ficando com toda essa grana. Aquela frágil moça do caixa é figura importante. Ela dá enorme lucro para a loja. Boa parte dos ganhos do negócio sai do golpe da nota fiscal. O interessante é isto acontecer também em segmentos que trabalham com margens muito altas e atendem a parcela da população dita esclarecida. Uma butique de Ipanema cobra salgado pelas suas peças. O lucro é grande. Não é uma questão de sobrevivência do negócio, é apenas ganância, pouca vergonha e ausência de fiscalização pelo e Estado. Algum leitor deve estar pensando que os fiscais levam dinheiro para deixar isso acontecer? Que é isso gente, como podem pensar uma coisa dessas? Lembro uma vez, já faz mais de dez anos, pedi uma nota fiscal na Richard´s do Rio Sul. Foi um alvoroço. O vendedor simplesmente não sabia o que era aquilo e como emitir. Fornecer notas fiscais devia acontecer muito pouco nesta época. Curiosamente, as notas aparecerem mais no Rio Sul quando o shopping, que recebia parte do aluguel das lojas como percentual das vendas, percebeu que as vendas eram muito baixas. Chamou os inquilinos para conversar e acertaram as coisas. Fica o registro: a Richard´s hoje em dia faz questão de dar a nota fiscal.

A época é para ganhar a todo custo. Em tempos de Mensalão, sonegar imposto é pinto perto de outros crimes. O que fazemos? Partimos para o modelo “nos locupletemos todos” e propomos rachar o golpe? Um desconto de 8% seria bom negócio para as duas partes. Entretanto, meu estômago reage a estes expedientes. Reconheço que pagar imposto para a governadora Garotinha dói. Temos certeza que ela vai usar errado. É certo que vai usar para o mal. A propósito, ela vai gastar agora mais 100 milhões de reais em publicidade para tentar nos convencer que seu governo é bom. Isso é que é jogar dinheiro fora.

Para quem se interessou pelo assunto, peço, por favor, solicitem a difícil notinha a cada compra. Temos sempre a pequena chance de o dinheiro do imposto ser minimamente utilizado pelo governo em nosso proveito. E não votem na Garotinha, nem em seu fofo esposo para qualquer cargo político. Assim, estaremos fazendo a coisa certa.

[Ernesto Friedman]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.

3 comentários em “Por que é tão difícil conseguir nota fiscal na Mr.Cat?”

  1. Olá, Ernesto,

    Encontrei seu blog durante uma pesquisa sobre onde denunciar estabelecimentos que não fornecem cupom ou nota fiscal – você sabe? Uma amiga e eu constatamos que nenhum dos inúmeros salões de beleza de nossa cidade fornece o documento, e mesmo se negam [!!!] a tal.
    É vergonhoso.
    Att.

  2. recebido por e-mail:

    Eu fui caixa por vários anos e digo q a “moça do caixa” não é culpada pois é deixado claro q só se deve tirar notas fiscais se o cliente pedir ou das compras feitas com cartões. A pobre moça só está fazendo o possível para conservar seu ganha-pão.

  3. recebido por e-mail:

    Companheiro, eu sempre compro na mr cat e nunca tive problemas em relação a cupom fiscal, em todas as lojas existe o TEF da receita federal que já sai o cupom fiscal quando a compra é feita através de cartão de crédito ou débito, enquanto ao pagamento a vista ou seja dinheiro, com certeza se você pedir o seu cupom fiscal que é um direito de todo o consumidor não tem constragimento nenhum isso que você colocou que sai de cabeça baixa é fruto de sua consciência que acha que você é um liso. Mais realmente pra que você quer nota fiscal? Pra poluir mais o mundo, jogar fora quando entrar no carro? Pra que você quer? ASF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.