---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
saiba mais sobre o decálogo do cidadão carioca
Por que o brasileiro não usa o farol? Acho que é apenas nossa burrice crônica. Será que os motoristas não acendem os faróis para economizar as lâmpadas? Para poupar a energia da bateria do carro é que não deve ser.
Parece óbvio. Está no código de trânsito. É muito importante como fator de redução de acidentes. Um carro com faróis acesos é muito mais visível que aquele que trafega apenas com as lanternas acesas. Tanto os pedestres como os motoristas percebem melhor e mais rápido quando o carro que se aproxima num cruzamento tem seus faróis acesos. O carro que ultrapassa outro é muito melhor percebido se está com o farol ligado. Então, porque no Brasil o povo não usa o farol? Os taxis são radicais. Acho que mais de 50% dos taxis trafegam apenas com as lanternas acesas. Observem o nome: lanternas! É uma luz pálida que mal serve para indicar que o carro está ali.
Na Flórida (e provavelmente em muitos lugares do mundo) a lei de trânsito manda ligar os faróis de dia quando está chovendo. É curioso de ver. Começa a cair uma chuvinha ridícula e os veículos todos passam a andar com os faróis ligados. Alguns veículos já estão vindo com mecanismo automático para ligar os faróis, seja dia ou noite. Bem, que sejemos razoáveis: que se acendam os faróis! No mínimo, estaremos contribuindo para iluminar nossas mal iluminadas ruas.
[Sebastião Agridoce]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.
Sou do Rio e me mudei para Macaé. Aqui não só temos esse problema como o dos motoristas completamente sem educação que insistem em usar farol alto dentro da cidade, inclusive em ruas de mão dupla. Na boa, eles querem enxergar mais o quê? Porque se o farol alto é para iluminar a distâncias maiores, de que adianta em uma rua cheia de curvas?