nunca falta assunto

Falta! Vai que você fez o blog e decidiu que vai falar sobre qualquer assunto. Fácil né? Que nada. Difícil pra danar. Neste momento, por exemplo, estou apelando para a técnica mais famosa que há para contornar a falta de assunto: falar sobre não ter assunto, ora. É desesperante. Mesmo sabendo que somente um desterrado, sozinho no mundo, abandonado pela vida, não vai ter coisa melhor que fazer do que ler estas absolutamente mal traçadas linhas, insisto, persevero, avançando custosamente palavra a palavra. Li uma vez que advérbios de modo são feios e recomendados não usá-los. Já gastei alguns “mentes” e o nó não desata. Oh solidão da verve, que distância recatada mantém do pobre bloguista! Uma cálida sensação de dever cumprido toma conta de mim. O cansaço torna-me cúmplice da preguiça que se esgueira. O sono chega. Até. zzzzz

escrever em blog WordPress a partir do iPhone

É mais um recurso que diferencia os smartphones da Apple ou da linha que usa o Android. No meu caso, estou usando um iPhone. Baixando uma aplicação na loja App, podemos alimentar os artigos num site WordPress diretamente dos aparelhos. Esse recurso é bem mais poderoso do que a antiga e mal ajambrada publicação por e-mail. Com a aplicação instalada, é possível autorizar a publicação de comentários, ver as estatísticas de acesso ao blog e publicar fotos. O programinha funciona bem. Chato é escrever no teclado do iPhone como estou fazendo agora. Mas isso vai ser resolvido pela interface de reconhecimento de voz que tá chegando a partir do iPhone 4s.

Pluging de Posts Relacionados no WordPress


Você criou seu site, vem colocando artigos, enchendo o site de conteúdo. Você quer que seu site seja frequentado, lido, comentado. Se colocou algum tipo de anúncio para monetizar o site, você espera – e está certo – que quanto mais páginas sejam “passeadas” no seu site ou blog mais chances do leitor encontrar uma propaganda de algo que lhe interessa e clicar ali, gerando o cifrão que lhe ajuda a manter você na internet. É natural que tenhamos a ideia de colocar links em cada artigo relacionando com outros artigos do site que possam interessar ao leitor. Se os autores e contribuidores para o site, volta e meia, retornam a um tema, relacionar artigos que tratam do mesmo assunto é recomendado.

O WordPress oferece plugins que fazem o trabalho de identificar os artigos (ou posts, com é o jargão dos blogs) que são relacionados entre si, e apresenta-os junto do texto dos artigos. Uma mão na roda! Para achar estes artigos, use, por exemplo, a pesquisa no Google para as palavras “artigos” “relacionados” “wordpress”, Virá muita coisa em Português sobre o assunto. A pesquisa com as palavras em inglês (related posts wordpress plugin) retorna algumas páginas diretamente para o site do WordPress com plugins que podem ser baixados e instalados. Escolher qual o plugin que funciona melhor é tarefa para os perfeccionistas ou que têm tempo para bundear colhendo informações sobre o assunto.

Escolhi o plugin Yet Another Related Posts Plugin, que atendeu minhas necessidades. Continue lendo “Pluging de Posts Relacionados no WordPress”

Como colocar o WordPress em Português?


O artigo abaixo se tornou menos importante pois é possível “baixar” o WP em português. Veja no site http://br.wordpress.org/. Mas algumas dicas, por exemplo sobre o formato de datas, continuam interessantes. Continue lendo “Como colocar o WordPress em Português?”

Polemikos em novo formato


Este era a aparência do nosso site:

polemikos com cutline

Alteramos o desenho do site para o tema iNove. Seu estilo “clean”, com duas colunas, nos atraiu a mudar a cara do site. Esperamos que agrade a vocês. O WordPress torna este tipo de mudança muito fácil. É tão simples como fazer o download dos arquivos do estilo e, literalmente, apertar um botão. Moleza. O iNove já existe em versão em Português, não precisando alterar labels dos arquivos php, como foi o caso, quando utilizei o antigo tema Cutline de três colunas. Achamos que o resultado final da mudança ficou bom. Como o iNove tem visual muito limpo, será necessário inserir imagens nas chamadas dos artigos para dar mais dinâmica à tela principal. E vamos nós…

Akismet: o anti-spam do WordPress


Instalei o plugin Akismet no nosso site. Em 5 dias de funcionamento, ele já bloqueou 197 comentários de spammers. Deixou passar apenas um comentário malicioso. Continue lendo “Akismet: o anti-spam do WordPress”