Por que se perdeu dinheiro na Bolsa na Crise de 2008?

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Se você está perguntando, tem grande chance de ser um daqueles que estão vendo suas ações se evaporarem nesta animada semana de outubro de 2008. Façamos o diagnóstico dos erros cometidos para poder pensar como agir no futuro. Para a história, fica registro desse momento magnífico do mercado brasileiro de ações: O índice Bovespa perdeu cerca de 50% de seu valor, anulando os ganhos dos últimos 2 ou 3 anos. O valor de nossa Bolsa caiu de R$ 1,3 bilhões para R$ 650 milhões. Até hoje, não se tem notícia de nenhum executivo do mercado que tenha pulado pela janela.

Podemos culpar muita gente pelo desastre. Claro! E nós, os investidores? O que fizemos de errado? Eu digo: como acontece de tempos em tempos, a ganância nos fez ignorar que o mercado de ações estava supervalorizado. Deixamos de lembrar que havia risco. Sabíamos da “corrente” das hipotecas americanas, mas enfíávamos a cabeça no buraco, anestesiados pelo ganho fácil e aparentemente certo.

Se você já é aplicador em ações há muito tempo, não está perdendo muito. Se recrimina por não ter vendido toda sua carteira de ações no início da crise. A raiva de perder a oportunidade é tão grande que você esquece que ganhou muito nos últimos anos. Ganhou? Há uma imprecisão aí. Ninguém tinha ganhado, pois ainda não tinham vendido suas ações. Quem não vendeu, não ganhou, não realizou seu lucro.

Tem o povo que foi hipnotizado pelas histórias dos amigos que vinham enriquecendo nos últimos 5 anos. Entraram tarde e assistiram seu capital despencar. Esse pessoal sofre muito. Lembremos Maquiavel: “O homem chora mais a perda da fortuna que a perda do pai.” Chorem à vontade. Uma atitude honrada para o momento é encarar as perdas como custo de aprendizagem. A vida segue. Será que o susto e as perdas vão ajudar você a tomar melhores decisões no futuro? A má notícia é que temo que não. Tem grande chance de você fazer as mesmas lambanças de novo.

O artigo seguinte “Como ganhar dinheiro na Bolsa?” dá algumas dicas para você ganhar dinheiro da próxima vez.