Próxima Fase da Degeneração: Cinismo Generalizado

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Matéria de O Globo desse domingo conta sobre a compra de teses de mestrado e doutorado. A prática é antiga. O curioso do artigo é o comprador de tese reclamar que o produto que lhe foi entregue não estava de acordo com o prometido, já que o “fornecedor” simplesmente copiou integralmente (ou quase) a tese de outro. O aluno exemplar andou doente e por isso teve que comprar sua tese. Ele ficou indignado com a falta de profissionalismo do escrevedor de trabalhos de final de curso. Me lembrei da história do sujeito que comprou tinta refletora para pintar a placa de seu carro. O objetivo era refletir a luz do flash da câmera dos pardais que registram e multam no trânsito. O truque não funcionou. O número da placa saiu na foto e o carro do esperto motorista foi multado. Providência do intrépido cidadão: processar o fabricante da tinta por fazer propaganda enganosa!

O cinismo está em alta em nossa terra. As pessoas não se acanham mais em confessar os golpes e trambiques que dão. Quando muito, se desculpam por não terem sucesso. E vamos indo. Um capitão da PM negou socorro a um cidadão atacado por assaltantes, liberou os assassinos e ainda ficou com os pertences do morto, provavelmente para dar cobertura aos assassinos na fuga. O Relações Públicas da PM perpetrou um caso de cinismo institucional. Ele definiu o procedimento do capitão e do outro PM que estava com ele como “desvio de conduta”. Uau! Bota desvio nisso.

O perfil cínico aparece a todo instante. Sarney (sempre o grande estadista) deu um grande passo na disseminação do cinismo nos vários episódios em que brilhou este ano: contratar namorado da neta, esquecer de registrar casa no imposto de renda, não perceber que recebia verba para residência sem justificativa … Sarney é mesmo um líder a ser seguido. Vamos curtir, o cinismo está no ar. A essa altura o Senado já voltou ao normal e a zona funciona rotineiramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.