Voto de lista é golpe!

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Acho que o congresso brasileiro está brincando com fogo. Essa proposta de que as eleições de deputados se dêem por votação em listas apresentadas pelos partidos é um golpe grosseiro no direito dos cidadãos escolherem seus representantes por voto secreto. Além disso, o formato de listas de partidos é bela maneira de incrementar o negócio lucrativo de alugar lugares nas listas.

Como é de conhecimento de todos, nosso povo não sabe votar. Qualquer promessa de favor futuro é aceita pelo povinho com a ingenuidade de ovelhas. O máximo de ousadia a população é eleger Titirica e Romário. Mas os deputados acham pouco esse clima de sacanagem nos processos eleitorais e sugerem reformas para priorar ainda mais as coisas. Não surpreende. Imaginem que as raposas tomaram a administração do galinheiro. Não são elas que vão propor uma mudança no modelo de gestão. Sem que a população reaja, e até por isso, os deputados começam a apresentar propostas obcenas para a reforma eleitoral que mudem tudo de maneira a deixar tudo igual. Ou pior. Sei não. Daqui a pouco vão surgir aqueles que acham que não prescindimos do congresso. Basta uma junta militar com discurso pela luta contra a corrupção para arrastar um bloco de indignados. O último que faturou com este discurso foi o Collor e deu no que deu. Vão em paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.