Pluging de Posts Relacionados no WordPress

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------


Você criou seu site, vem colocando artigos, enchendo o site de conteúdo. Você quer que seu site seja frequentado, lido, comentado. Se colocou algum tipo de anúncio para monetizar o site, você espera – e está certo – que quanto mais páginas sejam “passeadas” no seu site ou blog mais chances do leitor encontrar uma propaganda de algo que lhe interessa e clicar ali, gerando o cifrão que lhe ajuda a manter você na internet. É natural que tenhamos a ideia de colocar links em cada artigo relacionando com outros artigos do site que possam interessar ao leitor. Se os autores e contribuidores para o site, volta e meia, retornam a um tema, relacionar artigos que tratam do mesmo assunto é recomendado.

O WordPress oferece plugins que fazem o trabalho de identificar os artigos (ou posts, com é o jargão dos blogs) que são relacionados entre si, e apresenta-os junto do texto dos artigos. Uma mão na roda! Para achar estes artigos, use, por exemplo, a pesquisa no Google para as palavras “artigos” “relacionados” “wordpress”, Virá muita coisa em Português sobre o assunto. A pesquisa com as palavras em inglês (related posts wordpress plugin) retorna algumas páginas diretamente para o site do WordPress com plugins que podem ser baixados e instalados. Escolher qual o plugin que funciona melhor é tarefa para os perfeccionistas ou que têm tempo para bundear colhendo informações sobre o assunto.

Escolhi o plugin Yet Another Related Posts Plugin, que atendeu minhas necessidades. A instalação é aquela moleza do WordPress: faz download, extrai os arquivos que estão compactados, transfere para o diretório wp-content/plugins/ e ativa o plugin. Voilá! Funcionando! Depois vá para o Settings (Configurações) do plugin para moldá-lo do seu jeito.

Umas dicas a mais: O padrão do plugin é apresentar uma lista de artigos relacionados no final de cada artigo. Você pode (e deve) alterar o texto do título que aparece para a lista, colocando algo em Português. Se sua língua natal for o sânscrito, altere de acordo. O parâmetro mais interessante do plugin é aquele que define o grau de relacionamento que você quer identificar os posts relacionados com cada artigo. O padrão que vem com plugin é o nível 5, que só entende que os artigos são relacionados se eles forem extremamente parecidos. O nível 1 é o mais frouxo, praticamente considerando que os artigos são relacionados se tiverem algumas palavras semelhantes. Eu adotei o nível 2, que funcionou bem para o site Polemikos. Outro lembrete: desmarque o parâmetro “Mostrar apenas posts anteriores?”, que vem no padrão, se você deseja que os posts não listem apenas os posts relacionados com datas anteriores a ele.

Vão em frente. Este é bom recurso para colocarmos em nossos sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.